3 principais maneiras de fazer link building

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
16/07/2021
Marketing de Conteúdo | PPC - Links Patrocinados

Ao criar um site para uma marca, existem alguns fatores nos quais se deve prestar atenção. Um deles é o SEO, ou otimização para mecanismos de busca. O SEO é um recurso fundamental para garantir que um site seja encontrado pelos usuários através de plataformas de busca online como, por exemplo, o Google.

E um dos grandes aliados do SEO é o link building. Mas como funciona essa estratégia? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos apresentar quais são as 3 principais maneiras de fazer link building para o seu site. Continue com a leitura para descobrir!

3 principais maneiras de fazer link building

Fonte: Freepik

Descubra quais são as 3 principais maneiras de fazer link building para o seu site

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que, exatamente, é o link building. Trata-se de uma tática de otimização para mecanismos de busca. Mas o que isso significa na prática?

O objetivo principal do SEO é aumentar o alcance de um site ou de um conteúdo. Isso é feito através de uma série de otimizações que tornam a página otimizada mais atraente para o algoritmo de plataformas de busca. Dessa maneira, a página em questão passa a obter posições melhores nos resultados de buscas, o que faz com que mais usuários a encontrem.

Link Building: saiba mais sobre essa estratégia

Diante disso, fica claro que o SEO é um instrumento fundamental para o marketing online. E fazer link building é muito positivo para o SEO. Trata-se da prática de construir uma rede de links, internos e externos, que beneficiam o site otimizado. 

Mas como fazer isso na prática? Felizmente, existem muitas maneiras. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Faça guest posts em outros sites

O link building pode ser feito de forma externa ou interna. Para fazer de forma externa, um link para o site otimizado deve ser incluído em outros sites.

Isso normalmente não está sob controle de quem quer otimizar suas páginas. Mas uma iniciativa que pode funcionar nesse quesito é fazer guest posts em outros sites. Isso porque guest posts incluem links externos para o site da pessoa que escreveu. Assim, é uma estratégia que vale a pena explorar.

Faça guest posts em outros sites

Poste links para o seu conteúdo nas redes sociais

Postar o seu conteúdo nas redes sociais é uma ótima forma de fazer link building. Não apenas porque, ao postar, você cria um link externo para o seu site; mas também porque aumenta o alcance do seu conteúdo, o que aumenta também as chances dele ser compartilhado por outras pessoas. E esse compartilhamento ajuda na criação de outros links, contribuindo positivamente para a otimização.

Poste links para o seu conteúdo nas redes sociais

Não esqueça da linkagem interna

Ao investir na criação de links externos, é importante não esquecer da linkagem interna. Isso porque incluir links para outras partes do seu site também é positivo para a otimização. Afinal, incluir links internos faz com que os usuários passem mais tempo no site, o que, para as plataformas de busca, é muito benéfico.

Como consequência, os sites otimizados obtêm posições melhores no rankeamento. Logo, não é possível negligenciar os benefícios trazidos pela inclusão de links internos.

Link Building gera relevância?

Bem, já explicamos um pouco sobre como funciona o Link Building e quais são as principais dicas para trabalhar com esta técnica. Mas qual é a relação dela com a relevância da sua marca. Não sabe qual é essa ligação? A gente explica para você.

Na verdade, investir em links internos e externos com boa referências é como se você colocasse como fonte de pesquisa instituições de prestígio, o que, automaticamente, dá maior credibilidade para o conteúdo apresentado.

Além disso, adicionar um link (seja ele interno ou externo) ao conteúdo, pode ser entendido como o mesmo do que dar a oportunidade de fazer com que o público se aprofunde mais no conteúdo.

Como evitar penalidades no link building

Fonte: Freepik

Essa é uma técnica muito utilizada em portais de jornalismo que, ao desenrolar das informações, vai postando novas matérias sobre determinado assunto e, para evitar repetir o conteúdo de cada material anterior, o jornalista adiciona um link para outras matérias referentes ao mesmo assunto.

Assim, quem ainda não está acompanhando desde o início pode se aprofundar e quem já conhece o caso evita ler informações repetidas postadas anteriormente.

Ou seja, tudo se passa a partir do entendimento do fluxo de consumo de conteúdo por parte do público da sua empresa. Quando falamos em blogs institucionais, usar esses links ajuda muito a dar mais relevância e credibilidade.

Faça um bom trabalho de link building

Fonte: Freepik

Principalmente por mostrar que você tem uma fonte e não adicionou as informações de maneira superficial ou, até mesmo, inventada.

Outro fator importante é que o algoritmo do Google entende que, ao usar link de páginas relevantes, automaticamente o seu conteúdo também se torna relevante e tem grande chance de aparecer no topo das buscas do Google.

Por isso, ao criar conteúdo para a sua marca, é essencial ter conhecimento do fluxo de consumo de conteúdo do público, entender o que ele acha relevante e ter entendimento a respeito do funcionamento de todo o algoritmo do Google e dos buscadores online.

Estratégias de link building

Isso te ajuda a elaborar técnicas e estratégias de conteúdo mais assertivas e que captam os resultados esperados, garantindo uma melhor captação de leads e a fidelização de clientes.

Mesmo assim, ter o entendimento de todos esses fatores não é fácil, principalmente quando você é um empreendedor que precisa ter atenção em vários pontos da empresa. Dessa forma, podemos aconselhar a contratação de uma agência de marketing digital.

Isso porque ela conta com profissionais especializados em diferentes serviços de marketing, o que ajuda a melhorar a sua estratégia e produzi conteúdos mais relevantes de acordo com um estudo mercadológico do seu segmento.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Contrate uma agência de marketing digital para te ajudar

Se você precisa conhecer mais maneiras de fazer link building para o seu site, uma boa escolha é contratar uma empresa especializada no marketing online, como uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção.

A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que está preparada para ajudar na otimização do seu site. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também