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Ao criar um site para uma marca, existem alguns fatores nos quais se deve prestar atenção. Um deles é o SEO, ou otimização para mecanismos de busca. O SEO é um recurso fundamental para garantir que um site seja encontrado pelos usuários através de plataformas de busca online como, por exemplo, o Google.
E um dos grandes aliados do SEO é o link building. Mas como funciona essa estratégia? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos apresentar quais são as 3 principais maneiras de fazer link building para o seu site. Continue com a leitura para descobrir!

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Descubra quais são as 3 principais maneiras de fazer link building para o seu site
Em primeiro lugar, é preciso explicar o que, exatamente, é o link building. Trata-se de uma tática de otimização para mecanismos de busca. Mas o que isso significa na prática?
O objetivo principal do SEO é aumentar o alcance de um site ou de um conteúdo. Isso é feito através de uma série de otimizações que tornam a página otimizada mais atraente para o algoritmo de plataformas de busca. Dessa maneira, a página em questão passa a obter posições melhores nos resultados de buscas, o que faz com que mais usuários a encontrem.
Diante disso, fica claro que o SEO é um instrumento fundamental para o marketing online. E fazer link building é muito positivo para o SEO. Trata-se da prática de construir uma rede de links, internos e externos, que beneficiam o site otimizado.
Mas como fazer isso na prática? Felizmente, existem muitas maneiras. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Faça guest posts em outros sites
O link building pode ser feito de forma externa ou interna. Para fazer de forma externa, um link para o site otimizado deve ser incluído em outros sites.
Isso normalmente não está sob controle de quem quer otimizar suas páginas. Mas uma iniciativa que pode funcionar nesse quesito é fazer guest posts em outros sites. Isso porque guest posts incluem links externos para o site da pessoa que escreveu. Assim, é uma estratégia que vale a pena explorar.
Poste links para o seu conteúdo nas redes sociais
Postar o seu conteúdo nas redes sociais é uma ótima forma de fazer link building. Não apenas porque, ao postar, você cria um link externo para o seu site; mas também porque aumenta o alcance do seu conteúdo, o que aumenta também as chances dele ser compartilhado por outras pessoas. E esse compartilhamento ajuda na criação de outros links, contribuindo positivamente para a otimização.
Não esqueça da linkagem interna
Ao investir na criação de links externos, é importante não esquecer da linkagem interna. Isso porque incluir links para outras partes do seu site também é positivo para a otimização. Afinal, incluir links internos faz com que os usuários passem mais tempo no site, o que, para as plataformas de busca, é muito benéfico.
Como consequência, os sites otimizados obtêm posições melhores no rankeamento. Logo, não é possível negligenciar os benefícios trazidos pela inclusão de links internos.
Link Building gera relevância?
Bem, já explicamos um pouco sobre como funciona o Link Building e quais são as principais dicas para trabalhar com esta técnica. Mas qual é a relação dela com a relevância da sua marca. Não sabe qual é essa ligação? A gente explica para você.
Na verdade, investir em links internos e externos com boa referências é como se você colocasse como fonte de pesquisa instituições de prestígio, o que, automaticamente, dá maior credibilidade para o conteúdo apresentado.
Além disso, adicionar um link (seja ele interno ou externo) ao conteúdo, pode ser entendido como o mesmo do que dar a oportunidade de fazer com que o público se aprofunde mais no conteúdo.

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Essa é uma técnica muito utilizada em portais de jornalismo que, ao desenrolar das informações, vai postando novas matérias sobre determinado assunto e, para evitar repetir o conteúdo de cada material anterior, o jornalista adiciona um link para outras matérias referentes ao mesmo assunto.
Assim, quem ainda não está acompanhando desde o início pode se aprofundar e quem já conhece o caso evita ler informações repetidas postadas anteriormente.
Ou seja, tudo se passa a partir do entendimento do fluxo de consumo de conteúdo por parte do público da sua empresa. Quando falamos em blogs institucionais, usar esses links ajuda muito a dar mais relevância e credibilidade.

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Principalmente por mostrar que você tem uma fonte e não adicionou as informações de maneira superficial ou, até mesmo, inventada.
Outro fator importante é que o algoritmo do Google entende que, ao usar link de páginas relevantes, automaticamente o seu conteúdo também se torna relevante e tem grande chance de aparecer no topo das buscas do Google.
Por isso, ao criar conteúdo para a sua marca, é essencial ter conhecimento do fluxo de consumo de conteúdo do público, entender o que ele acha relevante e ter entendimento a respeito do funcionamento de todo o algoritmo do Google e dos buscadores online.
Isso te ajuda a elaborar técnicas e estratégias de conteúdo mais assertivas e que captam os resultados esperados, garantindo uma melhor captação de leads e a fidelização de clientes.
Mesmo assim, ter o entendimento de todos esses fatores não é fácil, principalmente quando você é um empreendedor que precisa ter atenção em vários pontos da empresa. Dessa forma, podemos aconselhar a contratação de uma agência de marketing digital.
Isso porque ela conta com profissionais especializados em diferentes serviços de marketing, o que ajuda a melhorar a sua estratégia e produzi conteúdos mais relevantes de acordo com um estudo mercadológico do seu segmento.
Contrate uma agência de marketing digital para te ajudar
Se você precisa conhecer mais maneiras de fazer link building para o seu site, uma boa escolha é contratar uma empresa especializada no marketing online, como uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção.
A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que está preparada para ajudar na otimização do seu site. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.