Lovemark: o que é e como implementar

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
29/07/2022
Marketing Digital

Você já ouviu falar no termo “lovemark”? Lovemarks são o objetivo final da maioria dos empreendedores porque fazem um excelente trabalho em satisfazer sua base de clientes, têm um alto grau de reconhecimento público e aumentam exponencialmente a receita.

Para se tornar uma lovemark, não basta se preocupar apenas com o design e os aspectos físicos da sua marca. Você também deve investir na construção de relacionamentos significativos, mantendo contato com o público-alvo e os clientes, e certificar-se de estar sempre atento ao que eles pensam, desejam e precisam.

Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber acerca do assunto. Continue acompanhando nosso conteúdo e saiba mais!

Lovemark: o que é e como implementar

O que é uma lovemark?

Lovemarks são um tipo de marca que se baseia na ideia de amor. É um termo cunhado por Kevin Roberts, que definiu a palavra como “marcas pelas quais as pessoas se apaixonam”. Também podem ser chamadas de “marcas amáveis”. Essa frase é usada para descrever marcas que são construídas com base na ideia de amor e têm seguidores leais.

O conceito foi descrito como “uma nova maneira de as empresas pensarem sobre suas marcas”. A ideia é focar na conexão emocional entre consumidores e marcas, em vez de focar apenas nos atributos do produto. Roberts argumenta que as pessoas não estão apenas procurando a funcionalidade de seus produtos; eles querem sentir algo com sua compra.

Como criar uma lovemark?

Como mencionamos anteriormente, lovemarks são marcas que possuem um alto grau de intimidade e fidelidade do cliente. E têm por objetivo criar um vínculo emocional profundo com os clientes, o que fará com que eles comprem o produto ou serviço e continuem voltando para mais.

Para criar uma lovemark, as empresas precisam se concentrar em como podem criar uma conexão emocional com seus clientes, fornecendo-lhes um excelente serviço e produtos de qualidade. Por isso, é importante ressaltar que a conversão pode levar tempo e esforço. Isso não pode ser feito da noite para o dia; exige perseverança de ambos os lados – da empresa e de seus clientes. De acordo com Kevin Roberts, essa conversão ocorre se a marca conseguir desenvolver três elementos:

  • Sensualidade;
  • Intimidade;
  • Mistério.

Sensualidade

De acordo com Roberts, uma marca alcança a sensualidade quando tem a capacidade de estimular todos os sentidos do consumidor.

Intimidade

A intimidade, por sua vez, refere-se à relação cliente x marca. Ou seja, o comprometimento da empresa com seus consumidores.

Lovemark: como implementar

Fonte: Freepik

Mistério

Neste cenário, o mistério é a expectativa que as marcas geram em seus consumidores. Ou seja, a emoção que gerará nos clientes ao conhecerem um novo produto.

As marcas devem estar atentas ao incluir esses três elementos em suas estratégias de marketing para fazer com que as pessoas amem mais seus produtos. Dessa forma, clientes fiéis serão atraídos para um produto que conhecem e amam sem prestar atenção aos concorrentes.

Qual impacto causa no negócio?

Uma lovemark é a forma definitiva de uma marca de sucesso. Um nível de compromisso com sua empresa é gerado tão intensamente  que pode ser comparado a estar apaixonado.

Incentivar os clientes a se envolverem com sua empresa em um nível pessoal pode ajudá-lo a gerar novos leads e também manter a atenção deles em você. Isso resultará em menores custos de aquisição de clientes.

O fato de as empresas realizarem estratégias de marketing com o objetivo de gerar um engajamento cada vez maior nas pessoas que consomem seus produtos ou serviços, fazendo com que se sintam leais à sua marca, quase fez com que sua fidelização ao produto ou serviço que consomem venha antes de qualquer pensamento racional.

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Não surpreende que, diante de uma decisão, por exemplo, de comprar uma determinada marca de alimentos, as pessoas que se identificam com a lovemark sejam mais comprometidas e leais devido ao maior apego a ela.

Com isso, se sua marca atingiu esse nível de engajamento, você terá a possibilidade de trabalhar com uma faixa de preço mais ampla do que a disponível no mercado. Isso significa que, como seus clientes são movidos pelo amor (não pela razão), o custo do seu produto será secundário à conexão emocional que ele fornece a eles.

As vantagens de adotar esse conceito são muitas. Uma delas é ser visto como símbolo de status entre os consumidores. O que garante maior demanda.

Dicas para a construção de uma lovemark

A seguir, listamos algumas dicas para implementação de uma lovemark. Confira!

O que é uma lovemark e como implementar

Foque em um nicho de mercado

Para transformar sua marca em lovemark, é muito útil que suas campanhas publicitárias e estratégias de marketing se concentrem em um nicho de mercado específico.

Isso significa que você tem uma vantagem que pode usar para encontrar um grupo de consumidores que não estão sendo atendidos pela concorrência e oferecer a eles um produto que eles vão adorar.

Aposte na emoção

É fato que, se seus anúncios são capazes de mexer com as emoções das pessoas, há uma boa chance de que elas acabem escolhendo sua marca ao procurar artigos ou serviços em determinada situação.

Se você conseguir fazer com que os clientes em potencial tenham empatia com sua marca, eles desenvolverão um vínculo e cederão às emoções geradas.

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Atice a curiosidade do consumidor

É importante não revelar muito do plano quando planejar uma campanha. Isso porque, ao manter seus consumidores intrigados e animados você terá um público garantido, esperando ansiosamente pelo seu próximo lançamento.

Contrate uma agência de marketing digital

Agora que você já sabe o que é uma lovemark e como implementá-la em sua empresa, é hora de colocar esse conhecimento em prática com ajuda especializada. E, para isso, vale a pena contratar uma empresa que trabalhe na área do marketing on-line, como uma agência de marketing digital.

Não sabe qual agência contratar? A Agência IMMA é uma excelente opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada, com experiência na produção de conteúdo. Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

 

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