Link Building: saiba mais sobre essa estratégia

Trabalhar com otimização, ou simplesmente SEO, é uma tarefa complexa e que exige muita dedicação, esforço e estudo contínuo. Um dos assuntos que sempre vem à tona quando começamos a traçar estratégias de SEO é o link building. Opa! Você não sabe o que é link building? Calma, a Agência IMMA vai explicar tudo para você neste artigo.

Entenda o que é link building

De uma forma geral, pode-se dizer que link building se resume em adquirir links de outros sites apontando para o seu site (de maneira natural ou não). Essa técnica é, com certeza, uma das mais difíceis no SEO. Porém, ela é também a que vai trazer mais recompensas. O que acontece é que link building está muito além dessa simples definição. Entenda o porquê a seguir.

Desde quando surgiram, os mecanismos de busca sempre consideravam os links muito importantes. Isso porque é através deles que os motores de busca acham inúmeros tipos de sites e podem, assim, fazer a indexação deles.

Link Building: saiba mais sobre essa estratégia

Fonte: Freepik

Atualmente, os links mantém sua importância para o SEO, mas já deixaram de ser o único fator de rankeamento. Agora, há muitas outras exigências para que um site esteja bem colocado nos índices dos buscadores, que interpretam os links como se fossem votos e os utilizam para mensurar a relevância e popularidade de um site.

Os motores de busca funcionam assim: eles designam valores por meio de vários algoritmos para todos os sites da internet. Assim, descobrem sua popularidade e relevância. Sem essas duas atribuições, nenhum site consegue ser bem rankeado pelo Google. Isso irá afetá-lo diretamente, já que não terá um bom volume de tráfego.

Devo ou não trabalhar com link building

Com certeza você deve! Mas é preciso criar uma estratégia de link building que seja realmente segura. Os backlinks que você recebe são fatores de grande importância para o ranking orgânico. Entretanto, a maneira de conseguir esses backlinks tem evoluído juntamente com as mudanças do Google.

Devo ou não trabalhar com link building

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Como o Google faz a avaliação dos links

No momento em que o Google vai avaliar o link que liga uma página à outra, ele considera diferentes fatores. Mas, podemos destacar quais são os principais:

  • contexto em que o link aparece;
  • o texto que aparece no link;
  • se o link é dofollow ou nofollow.

Vamos exemplificar para que você entenda. Considere um site com muita relevância na área de marketing digital que linka outra página com a âncora “marketing de conteúdo”. Isso acaba sendo uma grande ajuda para que a página linkada seja bem rankeada para essa palavra-chave em questão.

Como o Google faz a avaliação dos links

Fonte: Envato

Entenda por que os links são importantes para o SEO

Como já citado, os links são os encarregados de ditar a relevância e popularidade de um site. Quando um site não possui links, ele consequentemente não conseguirá ter uma boa posição nos mecanismos de busca. Dessa forma, aquele site terá pouco ou quase nenhum tráfego orgânico.

A cada dois anos, a Moz faz uma pesquisa com os melhores profissionais de SEO de todo o mundo. Esse trabalho é feito na intenção de obter a pesquisa melhor conceituada no mercado a respeito dos diversos fatores de rankeamento. A última revelou que os links estão em 40% dos fatores de rankeamento citados na pesquisa.

Prospecção ativa de links

Uma técnica que é possível fazer é a prospecção ativa de links. Ela é parecida com a assessoria da imprensa. Isso porque é feita uma produção de releases e há uma busca por blogs, páginas e sites que possam criar links para seu site.

Entenda por que os links são importantes para o SEO

Fonte: Freepik

Por ser muito complexo, não há uma forma única e sólida para se fazer link building. A grande questão é fazer o possível para adquirir links relevantes o suficiente dentro do seu nicho. Além disso, consiga links que seus concorrentes já conseguiram ou, melhor ainda, não vão conseguir.

Quer ter uma agência de marketing digital responsável por fazer o seu link building da melhor forma? Entre em contato com a Agência IMMA e turbine sua empresa na internet!

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.