Instagram passa o Facebook em número de usuários no Brasil

Formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
16/03/2022
Gestão de Mídias Sociais

Após análises recentes sobre a movimentação de usuários brasileiros em diversas plataformas, foi possível constatar um resultado impressionante: Instagram passou o Facebook em número de usuários no Brasil. Esta informação, baseada em dados oficiais, é só o reflexo do crescimento do Instagram e todos os esforços para atualizar a plataforma com novidades.

Não é de hoje que abordamos aqui o gráfico crescente de usuários no Instagram. Sempre chamamos atenção para uma característica muito interessante: a busca incessante por atualizações e novos recursos. Isso ajuda a deixar a plataforma mais interativa e a conquistar novos usuários.

Instagram passa o Facebook em número de usuários no Brasil

Fonte: Freepik

Assim, o Instagram deixou de ser uma plataforma para postar fotos do cotidiano para amigos e passou a se tornar uma rede social gigante para empresas, influenciadores e entretenimento. Tudo isso graças a novas ferramentas e funções, tais como o Reels, Stories, IGTV e o apoio ao marketing de influenciadores.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre os principais números envolvendo o Instagram e o Facebook. Quer saber como o Instagram passou o Facebook em número de usuários no Brasil? Então confira nosso conteúdo completo abaixo e saiba mais.

Instagram passou o Facebook em número de usuários no Brasil

De acordo com dados divulgados pela plataforma Mlabs, o Facebook vinha em um ritmo acelerado de queda desde Outubro de 2021, chegando a perder cerca de 2,3% de usuários. Mesmo assim, este número conseguiu ser ainda pior em análises recentes, que apontam um percentual de queda de 2,5%.

No caso, o mês de Outubro chegou ao fim com o Facebook tendo mais ou menos 125 milhões de usuários no Brasil. Com relação ao Instagram, a plataforma terminou o mesmo mês com 115 milhões de usuários ativos em território nacional.

A intercessão entre as curvas de crescimento e queda das redes sociais aconteceu justamente na virada de 2021 para 2022. Hoje, por exemplo, o Instagram já conseguiu superar o Facebook e conta com mais de 124 milhões de usuários. Por outro lado, o Facebook continua em queda, estando com cerca de 121 milhões.

5 etapas para criar um plano de marketing do Instagram

Fonte: Freepik

O crescimento do Instagram tem sido tão avassalador que inúmeros profissionais de marketing estão analisando as principais medidas tomadas pela plataforma para conseguir agregar ainda mais usuários. O crescimento foi de 8,1% só em poucos meses de pesquisa. Na contramão desta tendência, também é importante entender e por qual motivo como o Facebook está caindo em desuso.

Uma das principais explicações da migração de pessoas e empresas do Facebook para o Instagram pode ser vista pela taxa de engajamento das redes sociais. Isso porque o engajamento orgânico no Facebook é praticamente nulo, sendo necessário saber investir bem no Facebook Ads para conseguir ter algum resultado.

Dados divulgados pela Locowise mostram que essa taxa de engajamento tem uma diferença significativa entre as duas redes sociais. Na ocasião, o Facebook conta com a taxa de 0,07%, enquanto o Instagram anota uma taxa crescente de 1,94%.

Reels do Instagram

Fonte: Freepik

O crescimento constante da taxa de engajamento orgânico no Instagram pode ser explicado pela quantidade de possibilidades de criação de conteúdo na plataforma. São inúmeras escolhas que podem ser feitas e, ao mesmo tempo, muita facilidade em ter acesso a elas.

Méritos para a equipe do Instagram, que conseguiu interpretar o mercado e as tendências, rapidamente as impondo na rede social de maneira intuitiva e bem simples. Assim, os brasileiros conseguem passar mais tempo no Instagram para consumir conteúdos e cada vez menos tempo no Facebook.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Fique por dentro das novidades de marketing digital com a Agência IMMA

Agora que você já sabe que o Instagram passou o Facebook em número de usuários no Brasil, que tal investir em marketing nas redes sociais? O marketing digital é um setor em expansão e com mudanças constantes.

Por isso, é importante ficar por dentro das tendências para sair na frente da concorrência e aumentar a taxa de assertividade das suas estratégias digitais, seja para captação de leads ou aumento de vendas.

Para isso, conte com a ajuda especializada da Agência IMMA. Somos uma agência de marketing digital composta por uma equipe de profissionais qualificados em diversos serviços. Consulte nosso site, fique por dentro dos nossos serviços e faça já seu orçamento.

Veja também