Instagram divulga o fim do “arrasta para cima” na plataforma

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
25/08/2021
Gestão de Mídias Sociais

No último dia 23 de Agosto, o Instagram anunciou o fim da função “arrasta para cima” nos stories da plataforma. Esta informação já havia sido passada pelo Instagram, mas ainda estava em estudo por parte da rede social e acabou sendo oficializada na última segunda-feira.

Mas isso não é motivo para pânico por parte dos usuários da plataforma, já que ainda haverá uma forma de inserir links nos stories, dessa vez por meio de uma figurinha. Quer entender melhor sobre essa mudança e sobre o processo de atualização do Instagram? Fique ligado neste artigo e entenda mais sobre o fim da função “arrasta para cima” no Instagram.

Instagram divulga o fim do "arrasta para cima" na plataforma

Fonte: Freepik

Instagram divulga o fim do “arrasta para cima” na plataforma

O Instagram é uma das plataformas que mais crescem no mundo e grande parte desse sucesso se dá por conta do investimento em atualizações e novos recursos. Este não é o primeiro artigo que fazemos sobre alguma atualização da plataforma e com certeza não será o último.

Isso porque o Instagram está sempre buscando se atualizar e adicionar novos recursos que fortaleçam ainda mais a experiência do usuário na plataforma, o que justifica o crescimento exponencial de usuários e a fidelização de todos eles.

Já anunciamos, por exemplo, as opções de monetização no Instagram, programa de afiliados, formas de se tornar um influenciador, entre outras novidades que a plataforma está sempre anunciando. Dessa vez, a alteração no processo de anexar links nos stories.

De acordo com o Instagram, a função será desativada no dia 30 de Agosto e, por outro lado, os usuários poderão usar uma figurinha que servirá para o mesmo propósito. Essa é uma mudança que já foi testada anteriormente pela plataforma e se trata, na verdade, de uma melhoria, já que, com os adesivos, você pode colocar o botão de ação em qualquer parte da tela, gerando ainda mais possibilidades na criação de conteúdo em stories.

“A ‘figurinha de link’ funciona assim como as outras, ou seja, oferecendo mais opções criativas às pessoas, incluindo a possibilidade de alternar para estilos diferentes, ser redimensionado e colocado em qualquer lugar do Stories”, anunciou o Instagram.

Outra alteração neste sentido está relacionada com a possibilidades de gerar reações em stories com links anexados, o que não era permitido quando ainda havia o “Arrasta para Cima”, que não liberava a função de resposta nessas ocasiões.

Reels do Instagram

Fonte: Freepik

Mesmo assim, é importante deixar claro que esta função ainda é restrita para contas verificadas e que tenham mais de 10 mil seguidores, o que não altera em nada os pré-requisitos anteriores quando a função ainda não era em formato de figurinha.

“Estamos avaliando se o acesso ao link será expandido para mais contas no futuro, levando em conta aspectos como integridade e segurança e como isso poderia impactar na disseminação de desinformação e spam. Esta transição entre o link ‘deslizar para cima’ e a figurinha nos ajudará a determinar se é a decisão certa antes de expandir o acesso a mais pessoas”, completa a equipe de comunicação da rede social.

Marketing digital para loja de roupas: Como funciona

Fonte: Freepik

Por que o Instagram está investindo em atualizações?

Ou seja, podemos concluir que o Instagram está atualizando seu aplicativo para tornar mais fácil para os usuários seguir e interagir com outras pessoas, marcas e organizações. basta pensarmos que, atualmente, o Instagram é um dos sites de mídia social mais populares que existem.

Com mais de 800 milhões de usuários ativos por mês e cerca de 3 milhões de fotos enviadas todos os dias, é fácil ver porque o Instagram está investindo em atualizações.

Esses números, ainda, ajudam a plataforma a se tornar ainda mais relevante no cenário mundial e uma das principais vitrines para a exposição de grandes, médias e pequenas empresas, que brigam cada vez mais por um espaço na plataforma.

Por que o Instagram está investindo em atualizações?

Fonte: Freepik

Por que as empresas devem investir em presença no Instagram?

O Instagram é uma plataforma de mídia social que permite que as empresas se conectem com seus clientes de uma maneira diferente. É um meio altamente visual, então as empresas devem aproveitar isso e se concentrar em melhorar o visual de sua marca.

Algumas das razões pelas quais as empresas devem investir na presença do Instagram são:

  • Possui 800 milhões de usuários ativos mensais, o que se traduz em uma enorme base de clientes potenciais para as marcas.
  • É um excelente canal de divulgação de produtos e serviços, pois é direcionado para consumidores que buscam uma oportunidade de compra.
  • Também pode ser utilizado como um canal de atendimento eficaz, pois os clientes costumam postar suas dúvidas no perfil da empresa e receber feedback quase que instantaneamente.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Faça a gestão do seu Instagram com a ajuda de uma agência de marketing digital-

Uma agência de marketing digital pode gerenciar e executar toda a campanha de mídia social para você. A Agência IMMA, por exemplo, ajuda a cuidar de outras responsabilidades, como campanhas de marketing, atendimento ao cliente e gerenciamento de seu site.

Contar com a ajuda de uma agência de marketing digital é uma excelente forma de aumentar o número de seguidores nas redes sociais da sua empresa. Em vez de gastar horas tentando aumentar sua conta sem sucesso, deixe que os profissionais cuidem disso para você.

Veja também