Inbound Marketing para restaurantes

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
24/06/2021
Inbound Marketing

Inbound Marketing é um tipo de marketing que pode trazer excelentes resultados para qualquer empresa. No entanto, ele é mais efetivo se usado de maneira específica, de acordo com a área da marca em questão. Nesse contexto, é aí que surge a pergunta: Como funciona o Inbound Marketing para restaurantes?

Se você não sabe qual é a resposta para essa questão, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para descobrir!

Inbound Marketing para restaurantes

Fonte: Envato

Entenda como fazer Inbound Marketing para restaurantes com essas dicas

Existem muitas formas de fazer Inbound Marketing. O conceito, que vem do inglês, significa marketing da atração. Trata-se de um tipo de publicidade que foca em atrair o cliente até a marca, utilizando “iscas” de maneira sutil. É, portanto, diferente do marketing tradicional, que é mais incisivo, como, por exemplo, um comercial de televisão.

Na internet, o marketing da atração é especialmente eficaz. Mas como fazer esse tipo de marketing se você quer promover um restaurante? Felizmente, existem muitas maneiras. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para realizar essa tarefa com sucesso. Confira!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Crie uma presença nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas excelentes para o Inbound Marketing. Espaços como o Facebook, o Twitter e o Instagram podem ser muito úteis para atrair clientes para uma empresa.

Isso também vale para restaurantes. Como muitos usuários descobrem novas marcas e estabelecimentos através das redes sociais, é benéfico para um restaurante criar uma presença nestas plataformas. Assim, o seu alcance aumenta de forma significativa.

Marketing com influenciadores digitais

Fonte: Freepik

Dispare e-mails nos horários corretos

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital muito eficiente. Ela pode ajudar na promoção de um restaurante, divulgando promoções e descontos diretamente aos clientes.

No entanto, um detalhe para prestar atenção é o horário de disparo dessas mensagens. Não adianta, por exemplo, enviar um e-mail sobre uma promoção de fim de semana na terça-feira. O disparo deve ser feito de maneira mais estratégica, em uma data próxima a data da oferta do restaurante.

Invista em campanhas de E-mail Marketing

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Invista na criação de conteúdo visual

A comunicação visual é o principal veículo de comunicação do mundo online e é especialmente eficaz para restaurantes. Afinal, o primeiro passo para atiçar o estômago de alguém é uma comida que seja visualmente atrativa.

Por esse motivo, vale a pena investir na criação de conteúdo visual para atrair mais pessoas para o seu restaurante. Use imagens de alta qualidade, deixando evidente o quão saborosa é a comida. Vídeos e gifs também são opções com grande potencial.

5 principais dicas para melhorar a comunicação visual da sua empresa

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Pense na identidade da sua marca como um todo

Um restaurante também é uma empresa. E, como tal, ele deve ter uma identidade firme e bem definida para se destacar no mercado do marketing digital.

Descobrir como é essa identidade é necessário para atrair mais clientes com o Inbound Marketing. Isso porque o marketing da atração é mais eficiente quando direcionado para um público específico, transmitindo uma essência da marca. Logo, é uma boa ideia descobrir esses elementos para montar uma estratégia. Isso permite que o seu plano obtenha resultados melhores a longo prazo.

Inbound Marketing e Funil de Vendas

Nós já explicamos um pouco sobre o Inbound Marketing acima e em diversos outros artigos elaborados e produzidos exclusivamente para o nosso site, mas você sabe qual a relação entre o Inbound Marketing e o Funil de Vendas? Saber essa relação é fundamental, principalmente quando estamos falando em estratégias para restaurante, por exemplo.

Na verdade, o Inbound marketing trata-se de uma série de estratégias de conteúdo para captar leads de maneira mais orgânica, se possível. Por isso, podemos destacar que essas estratégias estão logo no topo do Funil de Vendas, já que ele simboliza uma série de etapas de relacionamento entre cliente e uma empresa.

Por exemplo, a gente pode dividir o Funil em 3 fases, sendo a primeira a de captação e atração de leads, a segunda trata-se do relacionamento mais próximo ao cliente e, por fim, destacamos as estratégias mais individuais focadas na fidelização desse público captado.

Marketing para Restaurantes

Fonte: Envato

Portanto, como o Inbound se trata de estratégias para captar a atenção do público-alvo por meio de conteúdos relevantes e direcionados, podemos colocá-lo logo no topo do Funil de Vendas, como o primeiro passo para captar cliente pensando no crescimento da marca e nas relações futuras com o público que a comunicação se direciona.

Por isso, é essencial entender a relação entre os dois conceitos, principalmente porque os restaurantes estão sempre trabalhando com novos e novos clientes, ou seja, saber captá-los é essencial para sair na frente da concorrência e para ter  uma base sólida para, futuramente, fidelizar esse cliente.

Falando especificamente em marketing digital, entender mais sobre Inbound Marketing se torna ainda mais importante para empresas do ramo alimentício, principalmente com o crescimento do e-commerce e da venda de comidas por aplicativo. Ou seja, para se destacar no ambiente virtual e conseguir ainda mais clientes, é necessário saber se posicionar muito bem.

Importância do feedback

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Estar presente nas redes sociais, por exemplo, é uma ótima ideia, principalmente por elas serem ambientes perfeitos para as empresas trabalharem o relacionamento com seus clientes e compartilhar informações que os ajudem a entender mais sobre os produtos, serviços e, além disso, firmar a identidade da marca de maneira fixa.

Agora que ficou um pouco mais claro a relação entre Inbound Marketing e o Funil de Vendas, fica mais fácil conseguir destacar estratégias e técnicas que ajudarão seu restaurante a se destacar no ambiente virtual e tirar o melhor proveito das plataformas.

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Contrate uma agência de marketing digital para usar o Inbound Marketing

Para utilizar o Inbound Marketing para restaurantes, na prática, o ideal é contar com ajuda especializada. Assim, vale a pena contratar uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que pode ajudar você a montar uma estratégia adequada para o seu restaurante. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento!

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