Qual o impacto do inbound marketing na geração de conteúdo? Inbound marketing é uma estratégia de marketing que se concentra em atrair e envolver clientes em potencial por meio de conteúdo e serviços de valor agregado e interações com a empresa.
A ideia inicial começou em 2003, quando Rand Fishkin, cofundador da Moz, começou a usar seu blog como um veículo para atrair novos clientes. Ele não tinha um orçamento de publicidade, mas, em vez disso, gerou conteúdo que o ajudaria a melhorar suas classificações nos mecanismos de busca.
O processo de captura de leads começa com a criação de um funil de baixo atrito que capta a atenção do cliente. Isso significa que você precisa criar listagens em mecanismos de pesquisa, mídia social, boletins informativos por e-mail, etc. para divulgar seu nome. Se você seguiu essas etapas corretamente, os leads serão capturados automaticamente sem muito esforço de sua parte.
Assim, o marketing de entrada é considerado uma forma eficaz e eficiente de gerar mais tráfego e leads em potencial para o seu site. Ele se baseia na ideia de que as pessoas vêm até você, em vez de você sair para encontrá-las.
Isso é feito criando conteúdo para seus visitantes e promovendo-o em mídias sociais e outras plataformas. Quando esse conteúdo atrai novos visitantes, eles podem ser convertidos em clientes potenciais. Veja, neste artigo, um pouco mais sobre a relação entre inbound marketing e captura de leads e como essa relação impacta a geração de conteúdo nas empresas atualmente.
Como construir uma estratégia de inbound marketing sustentável
Como a importância do inbound marketing está crescendo, as empresas estão procurando maneiras de criar uma estratégia eficaz de longo prazo que possa sustentá-los. Há muitas maneiras de começar com o inbound marketing – de blogs a mídias sociais, de marketing de conteúdo a SEO. No entanto, sem uma estratégia sustentável, qualquer uma dessas estratégias terá vida curta.
Para ajudar a orientar sua empresa para o sucesso, aqui estão algumas dicas sobre como você pode construir uma estratégia de marketing de entrada sustentável:
-
Seja consistente com sua promoção de conteúdo: se você não estiver compartilhando seu conteúdo regularmente em canais diferentes, as pessoas não verão e começarão a ignorar você.
-
Saia da caixa de entrada e comece a interagir com seus clientes nas mídias sociais: descubra seus pontos fracos e forneça soluções em vez de apenas promover seu produto ou serviço.
Como obter tráfego e leads com uma estratégia de inbound marketing
O marketing de entrada evoluiu como uma estratégia de marketing popular devido ao aumento das plataformas de mídia social, como Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, etc.
Vale destacar que existem diferentes estágios no processo de inbound marketing, o mais importante é o estágio de geração de leads. Para obter leads com a estratégia de inbound marketing, a maioria dos profissionais de marketing digital segue um processo de 4 etapas: criar conteúdo, capturar o interesse do público, nutrir leads até que se tornem clientes e fechem oportunidades.
Os profissionais de marketing digital podem gerar leads com canais gratuitos e pagos. Por exemplo, os canais gratuitos incluem boletins informativos por e-mail e mídia social, enquanto os pagos incluem anúncios sociais e campanhas de retargeting.
As melhores ferramentas de inbound marketing
As melhores ferramentas de inbound marketing são aquelas que o ajudam a criar conteúdo poderoso para sua marca. As ferramentas mais comumente usadas para isso são sistemas de gerenciamento de conteúdo, plataformas de gerenciamento de mídia social e software de marketing por e-mail.
Essas ferramentas tornam mais fácil para as empresas encontrarem conteúdo valioso na web e criarem experiências de cliente personalizadas e envolventes. Por exemplo, a Hubspot fornece a seus clientes uma ferramenta de CRM integrada que os ajuda a criar conteúdo personalizado para seus clientes com base em suas necessidades. Existem muitos exemplos excelentes de empresas de sucesso usando esses tipos de ferramentas de automação de marketing, incluindo Hubspot, Hootsuite, PPC Hero e Marketo.
O impacto do inbound marketing na geração de conteúdo
O marketing de entrada mudou a maneira como as empresas operam. A mudança do marketing de saída para o de entrada trouxe uma enorme mudança na forma como o conteúdo é escrito, criado e entregue.
A mudança para o inbound marketing permitiu às empresas colocar seu foco no conteúdo digital, em vez de apenas na mídia tradicional. Ele também fornece uma plataforma para mais criatividade e expressão dentro das organizações.
Assim, a forma de geração de conteúdo para as empresas mudou ao longo dos anos. Com a introdução do marketing digital, a criação de conteúdo tornou-se mais eficiente e é mais fácil produzir conteúdo em grande escala. Quanto mais as empresas atingirem uma mentalidade receptora, mais oportunidades terão de produzir conteúdo de qualidade relevante para seu setor.
Hoje, a maioria das empresas está tentando se envolver com seus clientes publicando blogs e criando vídeos divertidos, informativos e valiosos para eles.
Faça inbound marketing com o auxílio de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA
O marketing de entrada é uma forma poderosa de impulsionar sua estratégia de marketing digital. Ele usa conteúdo, mídia social e SEO para ser mais eficaz em alcançar as pessoas e envolvê-las. A Agência IMMA é uma agência de inbound marketing com vasta experiência e expertise em todas as áreas do marketing digital.
Na Agência IMMA sabemos que cada empresa tem necessidades diferentes e oferecemos serviços sob medida para que nossos clientes possam cumprir suas metas com o melhor preço possível.