A importância do e-mail marketing nos dias atuais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
18/01/2021
E-mail Marketing

Você sabe qual é a importância do e-mail marketing nos dias atuais? O marketing digital conta com inúmeras ferramentas e técnicas que visam favorecer a comunicação de uma marca. Além disso, ainda é possível se posicionar, ganhar relevância e atrair clientes por meio desses métodos.

Um dos conceitos inseridos no marketing digital está o de e-mail marketing. Portanto, veja um pouco sobre a importância dos e-mails marketing na comunicação e posicionamento de uma empresa.

A importância do e-mail marketing nos dias atuais

Fonte: Freepik

Como funciona o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma de a empresa se comunicar com seus clientes e leads de maneira mais formal. Sendo considerada uma das formas mais baratas de investimento no ramo de marketing, os e-mails marketing são uma forma de engajamento, venda de produtos, compartilhamento de conteúdo e fidelização dos leads.

Quando falamos em funil de vendas, por exemplo, podemos indicar que o e-mail marketing ajuda a intermediar a passagem do lead para cliente e fidelizado. Ou seja, esta ferramenta tem papel primordial em todas as etapas do funil de vendas da sua empresa, desde a captação até a fidelização dos clientes.

Conteúdo para e-mail marketing, assim como qualquer conteúdo, deve ser bem redigido.

Fonte: Freepik

Troca de informações e início de um contato

Antes de começar a sua estratégia de e-mail marketing, é importante salientar que, antes, a empresa ainda precisa dos dados do seu público para iniciar contato. Esses dados podem ser obtidos de diversas formas, mas a principal delas é a partir da criação de conteúdo e sua disseminação por meio do Inbound Marketing.

Ou seja, você cria um conteúdo para seu blog, por exemplo, e neste conteúdo insere um banner oferecendo algum tipo de serviço como um e-book. Neste banner, a pessoa que se interessar poderá deixar seu e-mail em troca de mais conteúdos exclusivos da sua empresa.

A partir daí, você tem uma espécie de abertura para lidar com seu lead. O Inbound Marketing entra nesta etapa como forma de atração do público-alvo a fim de captá-lo para o determinado conteúdo escrito.

É importante deixar claro que, para que haja troca de contatos, o conteúdo apresentado ao leitor deve ser relevante, bem escrito e informativo. Dessa forma, você gera mais interesse no público, aumentando as chances de ele se interessar em ter mais conteúdos exclusivos.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Principais tipos de e-mail marketing

Existem inúmeros tipos de e-mail marketing disponíveis para utilização. É claro que cada um tem uma finalidade diferente e, portanto, uma forma diferente de abordar o conteúdo escrito nele e a forma em como tratar o cliente.

Podemos citar, por exemplo, 5 principais tipos de e-mail marketing. Entre eles estão: Newsletter, E-mail Sazonal, Promoções, Boas-Vindas e E-commerce. Só pelo nome, podemos concluir que cada um tem seu objetivo e usa uma forma de comunicação diferente.

O e-mail de boas-vindas, por exemplo, não aborda muitos conteúdos da empresa, mas sim busca criar apenas uma ligação com o cliente, como se fosse uma primeira impressão. Por isso, é fundamental o uso de palavras simplificadas e nem um pouco apelativas para compras. Verbos de ação, portanto, tendem a ser pouco utilizados.

Campanha de e-mail

Mas eles ganham espaço quando o assunto é o e-mail promocional. Com o objetivo claro de compartilhar uma promoção e gerar vendas, este é o tipo de e-mail que busca acender no cliente a ideia de compra, fazendo com que ele sinta necessidade de comprar determinado produto.

A Newsletter é um grande exemplo de e-mail para compartilhamento de conteúdos exclusivos da empresa. A partir do momento em que uma pessoa se interessou pelo seu conteúdo no site, por exemplo, você pode começar a mandar, em forma de Newsletter, conteúdos extras para complementar o conhecimento. Isso gera muita relevância para o seu negócio e cria oportunidades de fidelização do cliente.

5 técnicas fáceis para construção de listas de e-mail

A importância do e-mail marketing

Como citado anteriormente, o e-mail marketing é uma fundamental ferramenta de comunicação entre cliente e empresa. Ela é responsável por guiar o cliente por todo o processo do funil de vendas e, assim, gerar fidelização da marca.

Além disso, o e-mail marketing é mais um formato disponível para a produção de conteúdo, abrindo novas possibilidade de contato com o cliente além das suas redes sociais ou sites. Dessa forma, torna-se de essencial importância investir neste formato com a ajuda de uma agência de marketing digital. O objetivo é ampliar a relevância da sua empresa e tornar o seu cliente mais satisfeito.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda para criar as suas campanhas de e-mail. A Agência IMMA, por exemplo, sabe como tirar os melhores proveitos de textos para e-mail marketing e está preparada para dar apoio a sua empresa nessa caminhada. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Veja também

O que é um lead

O que é um lead

Dentro do marketing digital, um dos termos mais utilizados é “lead”. Mas, afinal de contas, o que é um lead? Responder essa pergunta é crucial para construir uma...

ler mais