O marketing de conteúdo é uma ferramenta com imenso potencial, principalmente se for combinado com o uso das redes sociais. E um dos elementos mais importantes para o sucesso dessa estratégia é a constância.
Ou seja, o conteúdo precisa ser postado com frequência, o que significa que é preciso manter a criatividade ativa para ter sempre inspiração para fazer conteúdos novos. E isso pode ser mais difícil do que parece.
Por isso, para ajudar você nesta tarefa, vamos apresentar, neste artigo, 4 ideias de conteúdos para as redes sociais da sua empresa. Continue com a leitura para descobrir que ideias são essas!
Conheça 4 novas ideias de conteúdos para as redes sociais da sua empresa
Criar conteúdo gera a necessidade de estar constantemente buscando novas ideias e inspirações. Afinal, um dos maiores perigos é cair no velho e temido bloqueio criativo e não conseguir pensar em tópicos ou formatos de conteúdo para criar.
Por esse motivo, é interessante conhecer diferentes sugestões que podem inspirar você a criar conteúdos novos. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Apresente a sua equipe
Humanizar a sua marca é uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo. Isso porque, para o usuário, descobrir os nomes e rostos que mantêm a sua empresa funcionando faz com que ele veja a marca com novos olhos. É uma mudança que facilita que os seguidores criem um vínculo com a empresa.
Adicionalmente, posts que apresentem a sua equipe nas redes sociais também podem ser benéficos para o funcionamento interno da empresa. Dar esse momento de foco para os funcionários faz com que eles se sintam mais valorizados, o que pode melhorar o ânimo e as relações entre o time. Tudo isso é positivo para a produtividade.
Mostre um case de sucesso
Independentemente do que você estiver vendendo com as redes sociais, mostrar que seus produtos ou serviços funcionam bem é ótimo para a marca. Portanto, vale a pena fazer um post mostrando um case de sucesso da empresa.
Mas atenção: Só faça isso com permissão do cliente em questão. Dessa maneira, você pode mostrar aos seguidores do perfil, na prática, como a sua marca pode satisfazê-los.
Faça infográficos
A comunicação visual é sempre uma boa pedida para conteúdos em sites como o Facebook ou o Instagram. Saber transmitir uma informação visualmente de forma rápida ajuda a criar conteúdo compartilhável de alta qualidade.
Um exemplo disso são os infográficos. Infográficos são muito úteis para reforçar argumentos, pois eles demonstram dados numéricos e estatísticas que embasam o que está sendo dito. Nas redes sociais, o infográfico é um tipo de conteúdo que é compartilhado com frequência, o que beneficia o engajamento do perfil da empresa.
Poste sobre datas comemorativas
Datas comemorativas apresentam muitas oportunidades para o marketing digital. Elas são ótimas ocasiões para promoções ou sorteios, e também podem ser inspiração para diversos conteúdos.
Para produzir esse tipo de conteúdo, basta ficar atento às datas comemorativas que estão próximas e pensar em como abordá-las de uma forma que seja relevante para a sua empresa. Por exemplo: Se você trabalha no ramo alimentício, o Dia dos Namorados é uma oportunidade para postar receitas para um jantar romântico.
Além dessas ideias para ajudar, o que pode atrapalhar sua atuação nas redes sociais?
A gente sabe que, apesar das dicas dadas acima, a comunicação nas redes sociais pode ser algo extremamente complexo, principalmente para quem deseja gerar leads e, principalmente engajamento orgânico.
Neste ponto, não existem técnicas artificiais para aumentar este engajamento, ao contrário do número de seguidores, que pode aumentar através de contas compradas. Sendo assim, para quem quer criar um perfil para a sua empresa nas redes sociais, é crucial pensar em formas de receber mais engajamento.
Isso significa que é fundamental entender o que pode prejudicar o engajamento de um perfil nas redes sociais. A seguir, então, vamos apresentar algumas coisas que podem fazer isso.
Postar o tempo todo
É comum cometer o engano de achar que postar o tempo todo vai trazer mais engajamento para a sua conta. Porém, o problema de uma frequência exagerada de postagens é que ela pode ser frustrante para os seguidores.
Como consequência, os usuários podem perder o interesse na sua página e deixar de segui-la. Desse modo, ao contrário de aumentar, o engajamento pode cair de maneira significativa.
Postar raramente
Mesmo que postar o tempo todo não seja o ideal, não se pode postar apenas raramente também. Ficar muito tempo sem postar faz o perfil parecer inativo ou abandonado.
Isso desestimula os usuários a interagirem com as postagens da página. Afinal, ninguém vai querer interagir com uma página que parece não estar funcionando.
Postar imagens de baixa qualidade
O conteúdo visual costuma receber muito engajamento nas redes sociais. Isso porque imagens chamam a atenção dos usuários, fazendo com que postagens que apostam na comunicação visual se destaquem em meio ao feed.
No entanto, postar imagens de baixa qualidade pode ser altamente prejudicial. Esse tipo de conteúdo visual não é atrativo e passa a impressão de desleixo, o que leva os usuários a interagirem menos com os posts.
Postar apenas para vender
Em redes sociais de marcas, um erro comum é fazer apenas posts voltados para a venda de algum produto. Isso faz com que a página seja apenas uma coleção de anúncios, sendo desinteressante para os usuários.
O ideal, portanto, é alternar entre posts voltados para a venda e posts dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo. Dessa forma, as postagens da página se tornam mais equilibradas e despertam mais o interesse dos internautas.
Contrate uma agência para administrar as redes sociais da sua empresa
Agora que você já conhece algumas ideias de conteúdos para as redes sociais da sua empresa, é hora de colocar isso em prática com ajuda especializada. E o ideal é contar com uma agência de marketing digital qualificada, como, por exemplo, a Agência IMMA.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para obter mais informações!