Google Adwords para iniciantes – Passo a Passo para criar sua primeira campanha na plataforma

O Google Adwords é uma das ferramentas do marketing digital mais famosas entre novos empresários. Isso porque o Google Adwords é uma plataforma onde você pode divulgar a sua empresa na sua cidade, no seu estado e até no mundo. Se você está começando agora a investir em PPC, veja esse passo a passo de Google Adwords para iniciantes.

Google Adwords para iniciantes

Fonte: Freepik.

É claro que, ao acessar a plataforma, você deve escolher a forma de divulgação que mais se adequa à realidade do seu negócio. É por isso que o Adwords é tão eficiente. Nele, você é quem escolhe como e quando você vai divulgar a sua empresa!

Mas, se você ainda conhece pouco sobre essa plataforma incrível para novos negócios, não se preocupe! Confira a seguir um passo a passo de Google Adwords para iniciantes, que vai te ajudar a criar sua primeira campanha na plataforma.

Google Adwords para Iniciantes

 1. Acesse a página inicial do Google

Na Home do site de pesquisa mais conhecido do mundo, acesse a área “Publicidade” no canto inferior esquerdo da tela. Ou digite adwords.google.com no seu navegador.

Campanhas no Google Adwords

Fonte: Freepik.

Ao clicar em “Publicidade”, você será levado para a página do Google Anúncios, que apresenta várias opções de acesso. Para acessar o Google Adwords, basta clicar em “Comece Agora” para prosseguir.

2. Cadastre-se no Google Adwords

Então, você chegará na tela de cadastro do Google Adwords. É só preencher os dados que são solicitados, tais como e-mail, país, estado e moeda que será utilizada para pagar os anúncios.

Lembrando que, no Google Adwords, você só paga o anúncio quando ele receber o clique de algum usuário, o que já é uma vantagem sobre as ferramentas mais tradicionais do marketing.

3. Crie a sua primeira campanha no Google Adwords

Agora que você já preencheu o formulário de cadastro do Google Adwords, basta fazer login com o seu e-mail e senha para chegar na tela inicial da plataforma.

Campanha Pay Per Click

Fonte: Freepik.

Para criar a sua primeira campanha no Google Adwords, você deve clicar em “Crie sua primeira campanha”.

Veja também  O que é retargeting?

Então, você será levado para uma tela em que você deverá preencher detalhes sobre a campanha. Você deve começar escolhendo um nome para a sua campanha. Depois, você deve escolher alguns itens como o tipo de produto que você pretende anunciar.

Depois, chegará o momento de escolher o local de alcance da sua campanha. Você pode escolher desde a sua cidade a todo o país e até um alcance mundial. Tudo depende dos seus objetivos e das suas intenções de conquistar clientes e em quais territórios.

Lembrando que se a sua empresa ainda for nova no mercado ou se tem uma pequena estrutura de negócio, o ideal é usar o Google Adwords para divulgar a sua empresa apenas na sua cidade e regiões mais próximas.

Google Adwords

Fonte: Freepik.

4. Pagamento por Clique e Título do Anúncio

Enfim, chega o momento de você decidir quanto você quer pagar pelo clique dos usuários. Afinal, você só paga para o Google Adwords quando o anúncio que você criou começar a receber cliques.

O próprio sistema do Google Adwords sugere os valores de pagamento por clique que te permitem ter um maior sucesso no site de pesquisa.

Depois, é hora de informar qual será o título do seu anúncio. Lembre-se de criar uma frase de efeito. Afinal, o seu anúncio tem pouco espaço entre os resultados de uma busca do usuário para despertar a sua atenção.

O título do seu anúncio precisa identificar qual é o seu produto de forma rápida, despertando a atenção do usuário ao mesmo tempo.

Passo a passo para a primeira campanha de PPC

Fonte: Freepik.

Caso tenha dificuldades nessa etapa, você pode pesquisar por anúncios de negócios semelhantes ao seu. Muitos dos anúncios criados com o Google Adwords seguem um padrão publicitário que se baseia em técnicas rápidas e eficientes para atrair cliques.

 5. Finalizando a criação da sua primeira campanha no Google Adwords

Depois de criar o título do seu anúncio, a plataforma pede que você também digite o conteúdo da segunda e terceira linhas do anúncio.

Na segunda linha, você pode descrever de forma breve a forma de pagamento do seu produto. Por exemplo: “Frete grátis para todo o Brasil! Parcelamento em até 6x”. O ideal é que seja uma oferta especial para chamar a atenção dos usuários que, assim, terão mais chances de clicar no seu anúncio.

Veja também  Como funciona o Google Adwords Express

Na terceira linha, você pode digitar um complemento para a sua oferta. Em seguida, está o campo que pede que você digite o endereço web da sua empresa.

Google Adwords

Fonte: Freepik.

Na página de destino é onde você vai digitar o endereço para onde o usuário será levando quando ele clicar no seu anúncio.

Depois, escolha as palavras-chave do seu anúncio. Assim, quando o usuário digitar essas palavras na barra de pesquisa do Google, o seu anúncio aparecerá entre os resultados de busca.

Escolha palavras-chave que estejam estritamente relacionadas com o produto ou serviço que você oferece.

6. Boas Vendas!

Por último, você deve configurar a sua forma e condições de pagamento, já que os valores já foram definidos em uma etapa anterior. E pronto! A sua primeira campanha no Google Adwords estará criada e pronta para ser divulgada ao público do local em que você selecionou para promovê-la.

Marketing na internet

Fonte: Freepik.

Uma última observação é de que leva algum tempo entre a criação da campanha até que ela esteja disponível para os resultados de pesquisa. Mas não se preocupe, o Google Adwords notifica o seu e-mail quando o seu anúncio já estiver ativo.

Veja também

Como funciona o Google Adwords

Como funciona o Google Adwords

By | PPC - Links Patrocinados

O PPC é uma ferramenta do marketing digital em que a empresa paga a cada clique que ela recebe em seu anúncio. Por isso, o nome da sigla “Pay-Per-Click”. Em português, Pagamento Por Clique. Existem várias ferramentas com esse modelo, entre elas o Google Adwords. Por isso, entenda como funciona o Google Adwords.

Veja também  7 estratégias eficazes de Remarketing no Google Adwords
Read More
Google Adwords para iniciantes

Google Adwords para iniciantes – Passo a Passo para criar sua primeira campanha na plataforma

By | PPC - Links Patrocinados

O Google Adwords é uma das ferramentas do marketing digital mais famosas entre novos empresários. Isso porque o Google Adwords é uma plataforma onde você pode divulgar a sua empresa na sua cidade, no seu estado e até no mundo. Se você está começando agora a investir em PPC, veja esse passo a passo de Google Adwords para iniciantes.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.