Como funciona o Google Adwords Express

Se você chegou até aqui, provavelmente já conhece a ferramenta do Google Adwords. Mas, talvez não conheça todas as possibilidades dentro dessa ferramenta. Veja como funciona o Google Adwords Express.

Como funciona o Google Adwords Express

Fonte: Freepik.

O Google Adwords é uma das mais famosas ferramentas de PPC do marketing digital para promover a página da sua empresa no maior site de pesquisa do mundo.

Porém, dentro do universo do Google Adwords, existe uma infinidade de possibilidades. Uma delas é o Google Adwords Express. Se você nunca ouviu falar da ferramenta Google Adwords Express, saiba mais a seguir sobre como ela funciona.

Como funciona o Google Adwords Express

O Google Adwords Express é uma ferramenta complementar do Google Adwords que tem o objetivo de gerenciar automaticamente os anúncios da sua empresa.

Google Adwords

Fonte: Freepik.

No Google Adwords Express, você não presencia gerenciar todas as ferramentas do serviço com tanta frequência. Ou seja, o Adwords Express é uma forma mais rápida de criar anúncios da sua empresa para o Google, ideal para quem ainda não tem muito conhecimento das técnicas de marketing digital.

Nesse sentido, o Google Adwords Express é uma ferramenta que facilita a rotina de muitos empresários que ainda estão iniciando no universo do marketing digital e não têm condições de ter ajuda de uma equipe especializada.

O Adwords Express é a ferramenta perfeita para empresários que ainda não dominam as técnicas propostas pela plataforma principal, o Google Adwords. Foi pensando no empreendedor iniciante que a Google desenvolveu a plataforma adjacente Google Adwords Express.

Campanha online

Fonte: Freepik.

A ideia principal é oferecer um conjunto de ferramentas que geram anúncios não só otimizados, como também automatizados. Assim, o empresário tem menos trabalho para criar e promover o seu anúncio no Adwords, simplificando a estrutura de uma campanha, sem ficar devendo nas opções disponíveis.

Veja também  Por que sua estratégia de remarketing não está dando certo?

Primeiros passos no Google Adwords Express

Agora que você já sabe por que o Google Adwords Express foi criado, que tal saber como é o processo para criar um anúncio nessa plataforma? Na verdade, o processo é muito simples!

Você começa criando o anúncio para a sua empresa no espaço oferecido pela plataforma. O segundo passo é decidir o orçamento e selecionar o produto ou o serviço que a sua empresa irá oferecer após o clique do usuário.

Depois disso, o sistema do Google Adwords Express gera uma lista de pesquisas possíveis. As frases de pesquisa que mais se relacionam com o seu ramo de negócio estarão nessa lista. Nesse momento, a plataforma pede para que você as selecione e escolha quais dos termos listados mais tem a ver com a sua empresa.

Google Adwords

Fonte: Freepik.

Após esse processo de configuração inicial, o Google Adwords Express conclui o seu anúncio e passa, então, a gerenciá-lo de forma automática.

A partir de então, quando os usuários dos sites de pesquisa pesquisarem termos que estejam relacionados com o seu negócio, o anúncio que você criou aparecerá entre os resultados de busca, em uma posição favorável para receber um clique.

O seu anúncio também pode aparecer no serviço de localização da Google, o Google Maps. No Google Maps, o seu anúncio pode aparecer já com a indicação da localização da sua empresa, o que é ótimo para comércios locais.

Campanha de PPC

Fonte: Freepik.

O seu endereço e número de telefone também podem ser registrados no anúncio que você criou no Adwords Express. Basta incluí-los na plataforma.

Assim como acontece na plataforma principal do Adwords, no Express, você paga apenas quando o usuário clicar no seu anúncio.

Vantagens de usar o Google Adwords Express

Veja também  8 dicas para obter o máximo de uma campanha no Google AdWords

1. No Adwords Express, você cria um anúncio em pouco tempo

O processo para criação de anúncios no Adwords Express é mais fácil e exige pouco tempo para a sua finalização.

Google Adwords

Fonte: Freepik.

Mesmo que você seja leigo na plataforma, em, no máximo, quinze minutos, você consegue criar o seu anúncio, selecionar o seu público-alvo, fazer a descrição do seu produto e definir o gasto que você terá com a campanha que está criando.

2. Você paga somente quando as pessoas clicarem no seu anúncio

O Google Adwords Express também se baseia no método de pagamento por clique. Esse método estabelece que o seu pagamento para a Google depende do clique de novos usuários no link do seu anúncio.

3. Mínimo Gerenciamento Necessário

O Adwords Express conta com uma interface que está preparada para gerenciar os seus anúncios de forma automática.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

Assim, você não precisa acessar a plataforma todos os dias. O gerenciamento contínuo no Adwords Express é feito pela própria tecnologia.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.