Gestão de Fretes em 2022: saiba como fazer

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
29/04/2022
Marketing Digital

Uma ação que se tornou muito comum na rotina dos consumidores é entrar em um aplicativo de entrega de comida e solicitar uma refeição, ou mesmo fazer uma compra pela internet e esperar pela entrega. Mas, para que isso ocorra, a empresa precisa desenvolver uma boa gestão de fretes

O frete consiste no deslocamento do produto pela empresa até o cliente, e o processo pode variar a depender do porte da empresa e das distâncias a serem percorridas. 

Por exemplo, essa entrega pode ocorrer na mesma cidade ou em outro país, demandando modais de transporte distintos (como motocicletas ou avião) e também acarretando em prazos e custos distintos.

Gestão de Fretes em 2022: saiba como fazer

Fonte: Freepik

Os cuidados com a mercadoria também podem se intensificar considerando tais aspectos.

Dessa forma, as empresas têm investido em uma boa gestão dos seus fretes, seja para uma logística mais eficaz ou promover seus valores de forma mais clara em cada processo, aliando com uma melhor experiência para o cliente. 

Basicamente, a melhora da gestão consiste em um conjunto de ações que podem ser implementadas e visam:

  • Reduzir a emissão de poluentes;
  • Evitar perdas e desperdícios;
  • Agregar eficiência nas entregas;
  • Respeitar o meio ambiente;
  • Melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis;
  • Otimizar percursos e seu acompanhamento;
  • Desenvolver ações de responsabilidade ambiental.

Nosso artigo falará sobre a gestão de fretes e logística em 2022, trazendo as principais tendências do setor para esse ano, como o maior uso da inteligência artificial, uso de drones, rastreamento de ativos, dentre outros aspectos que serão tendência nesse segmento.

A importância de desenvolver uma boa gestão de fretes em sua empresa

Sua empresa precisa estar em dia com a legislação de várias formas, seja por meio da regulação do AVCB bombeiros ou da implementação de práticas de preservação e recuperação do meio ambiente.

O mesmo se dá no processo de gestão de fretes, que precisa se adequar a algumas diretrizes, como a devida identificação dos produtos e a proteção dos itens.

Além de cumprir com obrigações, a empresa também precisa pensar em melhorias na forma de ofertar seus serviços. E quem ganha com as melhorias não é apenas o cliente! 

Isso porque a empresa pode agregar vários benefícios em sua rotina ao investir em sistemas mais eficientes, como é o caso da gestão de fretes. 

Além disso, é preciso compreender que, ao agregar benefícios aos clientes, o índice de satisfação aumenta. 

Isso faz com que seja possível aumentar o número de clientes, pois o índice de satisfação e valor das experiências são mais altas. Ou seja, o cliente tende a voltar a fazer negócio com a marca devido a fidelização proporcionada e também passa a indicar o serviço.

Isso também contribui para uma boa imagem de marca e um diferencial diante dos concorrentes, pois a entrega eficiente e rápida – aliada a um produto de qualidade – cria uma memória de valor e conquista o cliente!

Com essa conquista, a empresa tende a crescer e obter mais lucratividade, fazendo com que seu negócio seja expandido. 

Além disso, os aspectos internos também são otimizados. Isso porque a gestão de fretes, apoiada pelo uso de tecnologias, permite traçar rotas mais rápidas e em que várias entregas sejam possíveis, agilizando ainda mais o processo, ao passo que reduz gasolina e tempo despendido na tarefa.

A gestão dos profissionais também é melhorada, já que é possível acompanhar pausas, mudanças de trajetos, congestionamentos, dentre outros fatores. 

Assim, desde o armazenamento no estoque até a entrega efetiva do produto, toda a administração e controle podem ser feitos com mais praticidade.

Por isso é importante investir no desenvolvimento tecnológico para obter melhores resultados no mercado e reduzir perdas. 

Dicas para a gestão de fretes

Como falamos no início deste artigo, a gestão de fretes é uma ação essencial para as empresas que realizam a entrega de produtos, seja essa etapa com uma frota própria ou com uma terceirizada. 

Afinal, é possível buscar por prestadoras de serviço de qualidade para atender essa demanda. Neste caso, contudo, as dicas devem ser seguidas para embasar quais critérios avaliar antes de realizar a contratação de uma empresa de entrega.

Com as adaptações e mudanças tecnológicas, torna- se cada vez mais importante contar com boas ferramentas que possibilitam tornar as dinâmicas diárias mais fáceis.

Confira a seguir as principais dicas e tendências para realizar a gestão de fretes (ou contratar uma boa empresa de entregas).

Inclusive, cabe ressaltar que essas dicas valem para qualquer negócio que trabalha com a entrega ou o deslocamento de algum produto, seja um grande produto como um elevador residencial preço até o delivery de alimentos. 

Uso da Inteligência Artificial

O uso da inteligência artificial é uma das tendências do ano de 2022 para o setor da gestão de fretes. 

Por conta do avanço tecnológico, esse tipo de inteligência consegue atuar na programação de máquinas para realizar determinada atividade, como traçar rotas.

A tendência é que exista uma Inteligência Artificial Generativa, que utiliza o método de machine learning. Ou seja, uma inteligência artificial que se autoprograma. 

Dessa forma, é possível aprimorar a gestão de dados, assim como o uso de softwares no setor da logística. 

Esse processo também pode ser considerado de inteligência de decisão, ou seja, por meio da inteligência artificial é possível que o gestor tome decisões de forma mais assertiva, com base em dados. 

Por meio dessa inteligência é possível prever problemas em sistemas da empresa, como em valvula de retenção de agua, assim como empasses no processo, o que faz com que a gestão do negócio se torne melhor e a tomada de decisões seja mais correta e embasada.

Rapidez nas entregas

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversas mudanças na área do consumo de produtos, sendo que as vendas realizadas no ambiente online apresentaram elevado crescimento. 

Diante disso, as empresas precisaram se adaptar para realizar um atendimento rápido e eficaz, mesmo à distância. 

Dessa forma, existe uma tendência para realizar a entrega no formato express.

Isso representa uma área da logística mais ágil e que atua de forma integrada com a inteligência artificial, permitindo que dados sejam obtidos em tempo real nas unidades da empresa de brindes personalizados baratos, ou de qualquer outro segmento da indústria. 

Maior incidência de práticas sustentáveis 

Cada vez mais as empresas têm compreendido a necessidade de adotar práticas sustentáveis, ou seja, que busquem a preservação do meio ambiente. 

Por isso, aliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental é um grande desafio e uma prática mais frequente. 

Dessa forma, o ano de  2022 indica uma tendência voltada para o aumento da preocupação com a área ambiental, visando reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa e que, consequentemente, contribuem para o aquecimento global. 

Com isso as empresas podem passar a investir em práticas sustentáveis, como:

  • Uso de veículos elétricos;
  • Compra de créditos de carbono;
  • Adoção de espaço destinado para o lixo eletrônico;
  • Boas práticas de manejo dos resíduos sólidos. 

Dentro das empresas, junto aos funcionários, também é possível criar uma mentalidade e a adoção de práticas sustentáveis, estimulando a redução de resíduos ou mesmo o desperdício de produtos a partir de uma melhor gerenciamento do estoque, saída e entrada de itens e até mesmo um melhor controle de data de validade para itens perecíveis.

Inclusive, além de melhorar aspectos de gerenciamento interno, isso também é importante para criar mais valor para a marca e reforçar as causas em que está alinhada.

Deste modo, além de otimizar custos e melhorar o impacto ambiental por meio da gestão de frete inteligente e otimização de rotas, a empresa pode se posicionar junto ao público e investir em pequenas ações que fidelizam os clientes e atuam como uma estratégia de marketing.

Exemplo disso é que parte do valor economizado pode ser destinado ao envio de brindes nas entregas, como garrafa de água personalizada com nome para compras a partir de determinado valor.

Isso pode fazer parte de uma campanha de conscientização sobre questões ambientais, mas também é uma medida que agrada o público, que se sente valorizado. Assim, diversas esferas podem ser impactadas e melhoradas com a gestão.

Uso de Drones para realizar entregas

Outra ação que promete ser uma tendência para 2022 é o uso de veículos aéreos não tripulados, chamados também de drones. 

Esse transporte é uma excelente opção para realizar a entrega de produtos menores e de forma ágil, reduzindo a necessidade de contato.

Dessa forma, ao invés de deslocar um veículo maior, o drone realiza pequenas entregas, considerando distâncias, e é capaz de reduzir a emissão de gases de efeito estufa. 

Com o uso dos drones é possível disponibilizar medicamentos, suprimentos, assim como alimentos por meio de pedidos via delivery. 

Apesar desta ser uma tendência que passa por aprimoramento, em parceria com a inteligência artificial e o avanço tecnológico, se torna cada vez mais uma possibilidade acessível para o setor. 

Já ouviu falar em total experience?

A Total Experience consiste em uma estratégia de negócio que visa a combinação de vários elementos dentro de um processo. 

Dessa forma, essa ação visa proporcionar várias experiências, seja melhorando a experiência do cliente ou do usuário, por exemplo, fazendo com que o índice de satisfação seja ainda maior. 

Esse tipo de ação é muito comum na área de serviços, como na aplicação de ART para reforma de apartamento ou mesmo em modelos de negócio SaaS, no entanto, a tendência é que ela se aplique e ganhe mais consistência também nos processos de entrega, visto a relação direta que tem com a satisfação final dos clientes.

Basicamente, a vivência de valor é focada em fazer com que todo o processo de jornada de compra do cliente seja positiva, ou seja, é aliar a entrega rápida com um produto de qualidade e atendimento ágil e resolutivo.. 

No ambiente interno isso também representa uma valorização dos funcionários e da equipe que realiza todo o monitoramento de dados para fazer com que o negócio cresça, conforme as informações são alinhadas. 

Possibilidade de realizar o rastreamento de ativos

No aspecto do gerenciamento e gestão das frotas, uma ação para 2022 é realizar o investimento em rastreamento de ativos.

Isso é feito visando adotar ações tecnológicas na área logística, melhorando a produtividade, assim como a segurança dos processos. 

Inclusive, é uma ação que pode ser feita em diferentes segmentos do mercado, seja uma  estação de tratamento de efluentes, escritórios de advocacia, ou, o foco de nosso artigo, empresas voltadas para o serviço de entregas.

Isso porque é possível adequar os ativos e necessidades de cada ambiente, identificando se os fluxos estão sendo ou não eficientes e se está havendo desperdícios, por exemplo.

No caso do fretamento, por meio dessa ação que se chama telemetria é possível:

  • Realizar a coleta de dados de modo remoto;
  • Obter informações sobre o veículo em tempo real;
  • Identificar qual é o consumo de combustível;
  • Identificar a distância percorrida para a quantidade de combustível. 

Dessa forma, é possível controlar de modo efetivo sua frota, tendo também uma segurança em relação à carga transportada, segurança do trajeto e os gastos possíveis..  

É possível verificar também como o motorista dirige, fazendo alterações, se necessário, para melhorar a confiabilidade em relação ao cliente. 

Monitoramento por câmeras

Outra ação importante para sua empresa é instalar um bom sistema de câmeras, não somente para a segurança empresarial, mas para o monitoramento da entrega dos produtos e identificação de rotas.

Com o avanço tecnológico é possível implementar câmeras no interior dos veículos, como uma estratégia de agregar segurança ao motorista, ao veículo e ao produto. 

Isso ajuda a prevenir situações de risco ou, até mesmo, levantar evidências em casos de assalto ou acidente. 

Além disso, a câmera que realiza o monitoramento do motorista durante a entrega de tintas para a pintura de piso epoxi, por exemplo, consegue verificar se o condutor adotou hábitos ruins, ou seja, serve para o gestor promover melhorias constantes junto à equipe de colaboradores.

Com essas dicas você consegue obter um desenvolvimento do seu negócio e aprimorá-lo de acordo com a tecnologia e as tendências disponíveis para a gestão de fretes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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