Dicas de como gerar tráfego orgânico no blog da empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
16/10/2021
Marketing de Conteúdo

Você sabe como gerar tráfego orgânico no blog da empresa? O tráfego orgânico é o número de visitantes que chegam ao seu site a partir de mecanismos de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa não são apenas sua principal fonte de tráfego orgânico, mas também a fonte mais confiável.

A chave para gerar tráfego orgânico é garantir que você tenha uma estratégia forte em vigor. Deve ser personalizado para o seu negócio e atender ao que as pessoas estão pesquisando no Google, Yahoo, Bing, entre outras plataformas de busca.

É importante ter um plano antes de começar a escrever para o blog empresarial. Você precisa ter uma ideia clara sobre o tipo de conteúdo que deseja escrever, bem como quais são os interesses do seu público-alvo.

Dicas de como gerar tráfego orgânico no blog da empresa

Fonte: Freepik

Vale destacar que existem várias maneiras de gerar tráfego orgânico no blog de sua empresa. Você pode promover postagens de blog por meio da mídia social ou enviando-as para publicações relevantes do setor.

Você também pode criar títulos ricos em palavras-chave e usá-los como tags para suas postagens em sites de mídia social como Twitter e Facebook, por exemplo.

Como escrever conteúdo relevante para o público-alvo

Fonte: Envato

Para gerar tráfego, é crucial que as postagens do blog tenham valor para o leitor. Eles também devem ser escritos de uma forma que envolva o leitor e forneça as informações de que precisam.

Neste artigo, a gente te explica quais são as principais dicas para gerar tráfego orgânico no blog da marca e impulsionar ainda mais a sua captação de leads orgânica.

Dicas de como gerar tráfego orgânico no blog da empresa

Tráfego orgânico é o tráfego que chega ao seu site de forma orgânica, sem marketing ou publicidade paga. Existem muitas maneiras diferentes de gerar tráfego orgânico no blog da empresa. Alguns deles são:

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Escreva conteúdo de alta qualidade que se torne viral

A postagem no blog é tão importante quanto o próprio produto. É a primeira impressão que um potencial cliente tem da sua empresa e dos seus produtos.

Os blogs costumam ser usados como parte do funil de marketing e são uma das maneiras mais econômicas de adquirir novos clientes.

Neste sentido, existem várias maneiras de fazer com que suas postagens de blog se tornem virais, incluindo escrever sobre tópicos oportunos nos quais as pessoas estão interessadas em postar nas redes sociais. Você também pode escrever conteúdo envolvente, interativo e que ofereça valor genuíno ao leitor.

Crie conteúdo de alta qualidade que atenda às necessidades do seu público-alvo

Fonte: Freepik

A chave para fazer com que as postagens do seu blog sejam descobertas pelos mecanismos de pesquisa é garantir que sejam conteúdo de alta qualidade. Isso ajuda a aumentar a confiança do público em você, porque eles sabem que podem esperar um grande valor deles.

Quer você precise de pesquisa de palavras-chave, alcance de influenciador ou qualquer outra forma de ajuda de marketing, nossa equipe de redatores pode ajudá-lo a ser notado online.

Promova seu conteúdo em outras plataformas

A mídia social é uma força a ser reconhecida no marketing online. É o local perfeito para compartilhar seu conteúdo, links e outros materiais promocionais. Assim, uma ótima estratégia de conteúdo garante que o conteúdo seja publicado no momento certo e da maneira mais eficaz.

Para promover seu conteúdo, você precisa garantir que ele esteja disponível em todas essas plataformas. Você também pode usar ferramentas de automação para ajudá-lo nesse processo. Eles são maneiras fáceis de criar conteúdo longo e de alta qualidade para o seu blog, canal do YouTube ou perfil do LinkedIn.

Promova seu conteúdo em outras plataformas

Fonte: Freepik

Faça Inbound Marketing para gerar tráfego orgânico no blog da empresa

O marketing de entrada é uma estratégia de atrair pessoas para o seu site ou blog, fornecendo conteúdo útil. É considerada a forma mais eficaz de gerar tráfego orgânico no blog da empresa.

Ou seja, o inbound marketing trata-se de usar um processo de atração para criar conteúdo na forma de blogs, artigos, vídeos, etc. para atrair pessoas para o site da sua empresa.

Inbound Marketing para restaurantes

Fonte: Envato

O tráfego orgânico em seu blog pode melhorar a classificação de seu site, aumentar a taxa de conversão e aumentar o conhecimento da marca.

Assim, a melhor maneira de usar o inbound marketing é escrever sobre tópicos que sejam relevantes para o seu público e fornecer conteúdo baseado em valor que os ajudará a resolver seus problemas.

O que é um blog e por que você deveria começar um?

Os blogs geralmente são criados com a intenção de transmitir as opiniões do autor sobre um determinado assunto. Eles podem ser usados por motivos pessoais, objetivos profissionais ou para compartilhar histórias com outras pessoas.

As empresas que fazem uso correto do blog ganham reconhecimento ao compartilhar suas postagens em plataformas de mídia social, como Twitter ou Facebook. As plataformas de mídia social também são usadas para ajudar a promover blogs que não são vistos regularmente nessas plataformas, como já mencionamos anteriormente.

O que é um blog e por que você deveria começar um?

Fonte: Envato

Criação de conteúdo: como você pode otimizar isso?

Otimizar seu processo de criação de conteúdo pode ser um desafio. No entanto, com a estratégia e o planejamento certos, pode-se criar um conteúdo mais envolvente e relevante.

Em primeiro lugar, é importante determinar que tipo de conteúdo você deseja apresentar. Por exemplo, o conteúdo está relacionado a um determinado produto ou tópico que você está lançando? Qual formato seu conteúdo deve ter?

Criação de conteúdo: como você pode otimizar isso?

Fonte: Freepik

Outra parte crucial da otimização do seu processo de conteúdo é determinar o seu público-alvo. Não faria sentido criar um vídeo de marketing para uma pessoa se houvesse milhões de pessoas que precisassem dele e também se apenas uma pessoa pudesse vê-lo.

Outro aspecto a considerar é o tempo. Se você sabe que tipo de conteúdo deseja criar em um determinado período, tente agendar de acordo para que os prazos sejam cumpridos.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Faça marketing de conteúdo com o auxílio de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA

A importância do marketing de conteúdo não é questão de debate. De acordo com a Marketing Land, a indústria global de marketing digital atingiu US $ 410 bilhões em 2018, e não há sinal de que isso vai desacelerar. Mas como você administra tal empresa?

Uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, ajuda a produzir conteúdo voltado para o seu público e atendendo às suas necessidades.

Veja também