5 dicas para gerar mais engajamento na rede social

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
09/10/2021
Gestão de Mídias Sociais

Quais são as principais dicas para gerar mais engajamento na rede social? Bem, este engajamento é a chave para o marketing de mídia social de sucesso. É uma boa ideia evitar o spamming em sua rede e, em vez disso, focar em algumas estratégias de engajamento principais que podem ajudá-lo a engajar seu público.

Com o engajamento na mídia social, não se trata apenas de conseguir mais seguidores e curtidas, mas também de construir relacionamentos com seu público. Isso permitirá que você se envolva com eles regularmente, o que o ajudará a aumentar seu número de seguidores de boca a boca.

Também permite que você crie confiança com eles, o que, por sua vez, ajuda a criar defensores da marca para o seu negócio. Mesmo assim, destacamos, neste artigo, quais são as 5 principais dicas para gerar mais engajamento na rede social. Quer entender melhor sobre o assunto? Então confira o conteúdo abaixo!

5 dicas para gerar mais engajamento na rede social

Fonte: Pexels

5 dicas para gerar mais engajamento na rede social

Algumas maneiras de gerar mais engajamento na rede social são publicando uma série de postagens com uma área de assunto diferente, alternando entre postagens relacionadas a um determinado tópico e outras não relacionadas.

Outra maneira é publicar conteúdo que não seja muito polarizador, mas que também não pareça chato ou comum. Você pode gerar engajamento postando fatos interessantes sobre o que sua empresa faz, destacando clientes que tiveram ótimas experiências com sua empresa, pedindo a opinião das pessoas sobre um produto ou tópico e compartilhando fotos suas ou de seus colegas fazendo algo criativo para o dia.

Mas, para facilitar a compreensão, destacamos abaixo cada uma das principais dicas. Confira só:

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Compreenda o seu público-alvo e o que eles querem do seu conteúdo

A chave para gerar mais engajamento na rede social é entender seu público-alvo e o que eles querem de seu conteúdo. Por exemplo, se você for um blogueiro, precisará ser capaz de prever quais tópicos chamarão a atenção deles para que eles queiram ler seu artigo.

É importante para profissionais de marketing e influenciadores interessados em marketing de mídia social, para saber quem é seu público-alvo. Isso inclui conhecer os dados demográficos das pessoas que eles estão segmentando, como faixa etária ou localização.

Eles também precisam pensar sobre os interesses dessas pessoas para que encontrem conteúdo relevante que possam ter interesse em ler ou assistir.

Compreenda o seu público-alvo e o que eles querem do seu conteúdo

Fonte: Freepik

Use hashtags adequadas que incluam uma frase de chamariz

É importante usar hashtags relacionadas ao seu conteúdo. Por exemplo, se você está escrevendo sobre um evento, use #events ou #festivals. Para outro exemplo, se você escrever sobre tendências de estilo de vida, use # estilo de vida ou # moda.

As hashtags do Instagram como #travel levarão mais pessoas ao seu perfil porque é um tópico específico no qual elas estão interessadas.

Use hashtags adequadas que incluam uma frase de chamariz

Fonte: Envato

Compartilhe conteúdo relevante durante toda a semana

Compartilhar conteúdo relevante ao longo da semana pode ajudá-lo a obter um melhor engajamento nas mídias sociais. Primeiro, esse conteúdo deve ser oportuno e relevante para as necessidades do seu público.

Em segundo lugar, você deve compartilhá-lo de uma maneira que não pareça spam ou agressiva. Por fim, você deve se concentrar em compartilhar esse conteúdo em vez de apenas postar links para as postagens de outras pessoas.

Compartilhe conteúdo relevante durante toda a semana

Acompanhe as pessoas com quem você se relaciona nas mídias sociais

O novo cenário da mídia social beneficia aqueles que têm um bom entendimento de como isso funciona, especialmente quando você está procurando engajamento. Isso ocorre devido à maneira como a mídia social está sendo usada para impulsionar os negócios.

Há várias maneiras de as pessoas aumentarem a contagem de seguidores nas mídias sociais: tendo muitos seguidores em suas contas pessoais, postando regularmente e interagindo com seus seguidores.

Acompanhe as pessoas com quem você se relaciona nas mídias sociais

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Use sua plataforma pessoal para gerar mais engajamento com seu público

Todos nós queremos saber o que nosso público está pensando em tempo real. No entanto, pode ser desanimador ver que o seu conteúdo não está apresentando um bom desempenho quando você o compartilha com eles. Acontece que este é um problema comum e existem maneiras de corrigir isso.

Uma maneira de fazer isso é usando sua plataforma pessoal para engajamento. Essas plataformas permitem que você veja quantas curtidas, compartilhamentos, comentários e reações seu conteúdo tem em tempo real. Isso permite que você faça ajustes no momento em que postar o conteúdo.

Por que gerar mais engajamento na rede social é importante?

A mídia social é um dos canais de marketing mais importantes. Tornou-se uma ferramenta crucial para se conectar com os clientes e criar engajamento com a marca.

Com o advento da mídia social, as marcas encontraram novas maneiras de se conectar com seus clientes. No entanto, existem muitos desafios que as marcas enfrentam ao usar este canal. Um problema comum é a falta de engajamento na plataforma de mídia social para marcas, o que leva a baixas conversões.

Assim, o engajamento nas redes sociais é importante porque auxilia no marketing de um produto, serviço ou marca. É importante que as empresas tornem sua presença nas mídias sociais mais interativa e envolvente.

Tenha presença nas redes sociais

Fonte: Freepik

O conteúdo é a pedra angular do sucesso no marketing social

O marketing de conteúdo se refere ao marketing de produtos ou serviços por meio de conteúdo online: legendas, artigos, vídeos, apresentações, blogs, etc.

O conteúdo é a base do sucesso no marketing social. Ele deve ser bom e relevante para o público, além de ser envolvente e interativo para fazer com que os usuários voltem para ver mais.

Usuários ativos nas redes sociais

Fonte: Pexels

Esta técnica de criação de conteúdo tem muitos usos, mas uma das coisas mais importantes que faz é fornecer aos clientes as informações de que precisam para tomar uma decisão de compra informada.

Muitas empresas agora usam o conteúdo como uma forma de acompanhar a concorrência e se manterem relevantes. Essa estratégia tem sido muito bem-sucedida para marcas como Nike e Starbucks, por exemplo.

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Faça a sua gestão de redes sociais com o auxílio de uma agência de marketing digital

A mídia social se tornou uma parte vital da estratégia de marketing digital. É uma das maneiras mais eficazes de se conectar com seu público, envolvê-lo e expandir sua marca. No entanto, gerenciar redes sociais pode ser cansativo, especialmente se você não está estabelecido online ou é novo no setor.

A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que alavanca sua experiência em marketing digital para ajudá-lo a gerenciar suas redes sociais, desde o planejamento de estratégias de conteúdo até o aumento do crescimento de seguidores.

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