Os 10 principais gatilhos mentais no marketing digital

Formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
20/10/2021
Marketing Digital

Os gatilhos mentais no marketing digital são as pequenas situações na vida que desencadeiam emoções e memórias. De cheiros a cores e características faciais das pessoas, eles funcionam em conjunto com o sistema límbico do nosso cérebro.

Este sistema recebe informações de outras áreas do cérebro e envia sinais para outras partes do corpo que afetam o modo como você se sente a respeito de uma experiência ou estímulo. Isso tem muito a ver com gatilhos mentais, porque o que desencadeia uma pessoa pode não desencadear para outra.

Os 10 principais gatilhos mentais no marketing digital

Fonte: Freepik

Também é importante observar que nem todo gatilho mental funciona da mesma maneira para todas as pessoas. O que uma pessoa acha calmante pode ser visto como desconfortável por outra. Por exemplo, tem gente que gosta de usar aromas como lavanda, enquanto outras podem achar que é muito forte ou desconfortável.

De qualquer jeito, o conceito de gatilhos mentais funciona, e muito bem, junto ao marketing digital e suas estratégias de comunicação e captação de pessoas. Por isso, decidimos elaborar este conteúdo com os 10 principais gatilhos mentais no marketing digital. Confira o artigo abaixo.

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Como os gatilhos mentais funcionam no marketing digital?

Para fins de marketing digital, os gatilhos mentais são a tática de marketing “vá para”. O objetivo é fazer com que os consumidores passem mais tempo em seu site e cliquem em outros anúncios.

O objetivo dos gatilhos mentais é fazer com que os consumidores pensem, sintam e ajam de uma determinada maneira. O gatilho pode ser qualquer coisa, desde o nome de um produto até um anúncio ou imagem. Quando as pessoas veem algo que as desencadeia mentalmente, elas pensam sobre isso e desejam isso mais do que qualquer outra coisa em suas mentes.

Como os gatilhos mentais funcionam no marketing digital?

Fonte: Freepik

Um gatilho mental funcionará melhor se desencadear algo que se relaciona diretamente com sua marca ou mensagem de produto. Por exemplo, se você está vendendo um carro esporte, a imagem de um carro preto elegante com listras de corrida seria o melhor gatilho para sua campanha.

Ainda vale destacar que existem algumas situações em que a marca pode trabalhar gatilhos mentais mais completos e genéricos, como apresentar uma sensação de confiança entre marca e cliente, humanizar a marca ou passar a ideia de sustentabilidade, o que induz muitas pessoas a consumirem seus produtos ou contratarem seus serviços. Quer saber mais sobre os gatilhos mentais no marketing digital? Veja os 10 principais que separamos para você!

Os 10 principais gatilhos mentais no marketing digital

O marketing digital desencadeia diferentes pensamentos e sentimentos na mente. Dependendo de quem você é e do que está fazendo, esses gatilhos podem ser positivos ou negativos.

Esses gatilhos mentais não são eficazes apenas no espaço do marketing digital, mas também podem ser usados em outras indústrias. Eles podem ajudá-lo a fazer sua estratégia decolar e começar a segui-la.

Como escrever conteúdo relevante para o público-alvo

Fonte: Envato

Novidade

A mudança dos canais de marketing tradicionais para o marketing digital foi rápida. Por mais que tenhamos visto mudanças significativas nessa mudança, ainda existem algumas lacunas que os profissionais de marketing devem levar em consideração. Uma dessas lacunas é a mudança de campanhas baseadas em novidades para campanhas baseadas em conteúdo.

O conceito de “Novidade” é um dos principais gatilhos mentais no marketing digital. Com isso, os profissionais de marketing podem ter certeza de que estão engajando seu público e não os entediando.

Assim, é comum vermos empresas apresentando uma campanha com um “ar” de novidade para despertar o desejo de compra por determinado produto. Essa vontade de comprar produtos no lançamento, por exemplo, é uma das mais exploradas quando falamos no gatilho da “Novidade”.

Gatilho mental da novidade no marketing

Reprodução: (Instagram/@felipeneto)

Urgência

A urgência é um dos principais gatilhos mentais no marketing digital. Pode ser definido como a sensação de que seu tempo é limitado e pode não ser suficiente para garantir a compra de algum produto da sua marca.

Este tipo de gatilho é muito usado por pessoas que anunciam promoções ou cupons de desconto por tempo limitado, o que dá uma certa sensação de desespero em querer adquirir logo o que está sendo vendido antes que chegue ao limite. Este limite pode ser trabalhado pelo tempo ou pelo próprio limite de estoque.

Urgência e o gatilho mental da Americanas

Reprodução: (Instagram/@lojasamericanas)

Exclusividade

Todos nós sabemos que a exclusividade é um dos fatores mais importantes que influenciam as escolhas das pessoas quando se trata de comprar algo ou compartilhar conteúdo online. No entanto, há muitas maneiras de aumentar a taxa de conversão de sua loja usando estratégias de marketing exclusivas, como escassez, memes de escassez, eventos de vendas, incentivos de gratificação instantânea, como descontos para madrugadores.

Neste sentido, a exclusividade é outro gatilhos mentais do marketing digital. É o que faz as pessoas comprarem e é o que as faz compartilhar. Para marcas, exclusividade pode ser uma ferramenta poderosa para vender seu produto ou serviço e para plataformas de mídia social, exclusividade pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar conteúdo viral e receita de publicidade.

Exclusividade e o gatilho mental do PicPay

Reprodução: (Instagram/@picpay)

Confiança

Mais um dos principais gatilhos mentais no marketing digital é a confiança, e ela começa com os consumidores. Como anunciante, você pode ajudar a construir confiança em sua marca concentrando-se em um dos seguintes itens:

  • Fornecendo valor para o cliente;

  • Ajudando seus clientes a se sentirem seguros e protegidos;

  • Certificando-se de que seu atendimento ao cliente está sempre disponível quando necessário;

  • Ter uma presença online clara e consistente para garantir que você seja acessível a todos que interagem com você.

Confiança e o gatilho mental da Nubank

Reprodução: (Instagram/@nubank)

Prazer e Dor

Prazer e dor são dois dos gatilhos mentais mais poderosos do marketing digital. Eles podem fazer ou quebrar uma campanha, e é importante que os profissionais de marketing saibam como usá-los a seu favor.

Todos nós queremos nos sentir bem com algo que compramos ou experimentamos, e esse sentimento pode levar as pessoas a explorar mais sobre um produto ou serviço.

O sucesso de sua campanha de marketing de conteúdo depende de como você entrega esse prazer; vimos um enorme sucesso com campanhas que se concentram em encantar seu público em cada etapa e criar uma conexão emocional entre empresas e consumidores.

Prazer e o gatilho mental da Globo

Reprodução: (Instagram/@marcosmion)

Autoridade e credibilidade

Existem inúmeros estudos que mostram que as pessoas têm mais probabilidade de acreditar em algo se tiver autoridade. A autoridade é o gatilho mental que permite a credibilidade. Como anunciante, sua autoridade pode ser vista no título, nos gráficos, no conteúdo e na linguagem do seu site.

A credibilidade da marca de um anunciante é essencial para seu sucesso. Um anunciante não se beneficia se seus clientes não confiarem na empresa ou nas mensagens de sua marca.

Autoridade como gatilho da Nubank

Reprodução: (Instagram/@nubank)

Conexão

Com o aumento do número de canais de marketing digital, nossa atenção está mais dividida do que nunca. As conexões são um dos principais gatilhos mentais no marketing digital que podem nos ajudar a manter o foco no que é mais importante.

O cérebro humano está programado para acreditar que, se nos concentrarmos o suficiente em algo, isso se tornará mais importante do que qualquer outra coisa. É por isso que, quando nos sentimos desconectados das pessoas e coisas que são importantes para nós, isso resulta em sentimentos de solidão e tristeza.

Se você deseja criar conexões com seu público, precisa se certificar de que está se conectando emocionalmente com eles antes de começarem a clicar em seus anúncios.

Conexão como Gatilho Mental das Aldeias Infantis

Reprodução: (Instagram/@aldeiasinfantis)

Reciprocidade

Reciprocidade é o ato de devolver algo a outra pessoa de alguma maneira, normalmente após recebê-lo. A reciprocidade é um fator frequentemente esquecido no marketing digital porque os profissionais de marketing geralmente se concentram no que podem obter com o processo.

No entanto, quando a reciprocidade é vista da perspectiva do que o cliente obterá dela, os profissionais de marketing percebem que é um dos principais gatilhos mentais para a lealdade do cliente.

Reciprocidade é um dos principais gatilhos mentais

Reprodução: (Instagram/@msf_brasil)

Humanização

A humanização é mais um dos principais gatilhos mentais no marketing digital. Quando as pessoas sentem que estão sendo tratadas como seres humanos, surge um sentimento de intimidade e confiança.

A humanização em marketing digital pode ser alcançada enfatizando a importância das emoções, privacidade, identidade e privacidade de um indivíduo. Os profissionais de marketing digital precisam criar experiências destinadas a fazer seu público se sentir especial ou até melhor do que outros que possam ter interesses semelhantes.

Humanização também é ótimo gatilho mental

Reprodução: (Instagram/@amazonbrasil)

Benefícios

Os benefícios são um outro gatilho mental no marketing digital. É por isso que os profissionais de marketing de comércio eletrônico, proprietários de negócios e profissionais de marketing de conteúdo os usam de forma consistente para impulsionar suas conversões.

Não devemos pensar em benefícios como promoções pontuais que acontecem apenas uma ou duas vezes por ano. A principal lição aqui é que essas ofertas podem ser usadas durante todo o ano para vários fins, como geração de leads, reconhecimento de marca, aquisição, entre outros.

Benefício e os gatilhos mentais

Reprodução: (Instagram/@bradesco)

A importância dos gatilhos mentais para influenciar a decisão de compra das pessoas

As emoções impulsionam o comportamento e a tomada de decisões das pessoas. Se pudermos entender as emoções que levam às decisões de compra, podemos aumentar nossas chances de vender para eles.

Existem muitas técnicas utilizadas em publicidade e marketing para desencadear emoções como nostalgia, felicidade, raiva, medo ou tristeza. É importante entender que esses gatilhos emocionais influenciam nossas decisões de compra e não se trata apenas do produto que você está vendendo, mas também dos benefícios que ele nos trará.

O que é nicho no marketing digital

Fonte: Envato

Assim, há muitos fatores que determinam se uma decisão de compra é ou não tomada como resultado de um anúncio. O fator mais importante é o uso do gatilho certo.

Se você deseja que seu produto venda, você precisa saber o que desencadeia sua decisão de compra. Existem vários gatilhos, como preço, conveniência e economia de tempo. Por exemplo, se você deseja vender roupas íntimas e sabe que as mulheres preferem roupas íntimas de algodão, as roupas íntimas de algodão devem ser usadas como um gatilho para o seu anúncio.

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