É possível ganhar dinheiro com um blog

Independente da pessoa, todo mundo que começar a publicar online quer saber se é possível ganhar dinheiro com um blog. E quanto tempo demora antes de começarmos a ver resultados?

Monetizar blog

Fonte: Freepik.

Essa é uma dúvida muito justa. Esteja você criando um blog para publicar conteúdo e apoiar sua marca, ou seja, você um blogueiro individual, o objetivo ao se manter um blog costuma ser o de ganhar dinheiro com seus escritos, levando sua marca a tornar-se mais conhecida ou mesmo oferecendo espaços publicitários dentro das páginas.

Porém, existem fatores que podem contribuir para o crescimento e, consequentemente, a monetização de um blog. Confira:

1. O tópico do blog: embora seja verdade que qualquer pessoa pode criar conteúdo online sobre praticamente qualquer tópico, também é verdade que alguns tópicos são mais lucrativos do que outros. É possível criar um blog e conteúdo relacionado que gerem muito tráfego, mas sem ser tão bem-sucedido na geração de renda. Isso tem a ver tanto com seu público-alvo quanto com seu tópico.

Marketing de conteúdo

Fonte: Freepik.

Um bom exemplo são blogs voltados para o universo das celebridades. Podemos facilmente criar um blog sobre celebridades cobrindo as últimas notícias e fofocas, compilando histórias de variadas fontes para atrair uma grande audiência. Afinal, este é um assunto muito popular. Porém, há poucas pessoas dispostas a pagar sobre este tipo de informação.

Por outro lado, o setor financeiro, embora não tão excitante, é extremamente lucrativo. Muita gente está realmente disposta a pagar por informações específicas, enquanto outras se envolvem tanto com o conteúdo do blog que acabam sendo levadas a realizar investimentos devido a conteúdos extremamente atrativos.

Existem muito blogueiros que estão escrevendo e ganhando uma vida de forma ética, ajudando outras pessoas a resolver uma série de problemas. Se você quer começar um blog, independente do tópico que você escolher, geralmente existe potencial para ganhar dinheiro. O que acontece é que assuntos menos lucrativos exigem mais trabalho para se conseguir uma renda.

Ganhar dinheiro com um blog

Fonte: Freepik.

2. Frequência de postagem: com que frequência você vai publicar conteúdo? Assumindo que você é capaz de manter uma qualidade consistente, quanto mais frequentemente você publicar, mais rápido poderá conseguir alguma renda. Mas não pense apenas em ganhar dinheiro com suas postagens.

Para ganhar valores consideráveis, é preciso ser capaz de criar uma boa variedade de tipos de conteúdos, tais como páginas de destino, respostas a perguntas frequentes, ebooks, white papers, tabelas auxiliares, dentre muitos outros. Com o passar do tempo você perceberá que, se tudo o que você faz é publicar artigos no blog, suas opções de receita serão um pouco limitadas.

Veja também  5 processos de marketing de conteúdo para melhorar com automação

3. Opções de receita do blog: o fator final a considerar são as opções de receita, ou seja, como você pretende realmente ganhar dinheiro com seu blog. Sem dúvida, você já conhece algumas opções para monetizar seu blog, e as mais populares são fazer propagandas, vender produtos ou serviços e realizar algumas parcerias.

Como monetizar blogs

Fonte: Freepik.

A publicidade é, de longe, a opção mais fácil de rentabilizar um blog. Basta configurar espaços publicitários em áreas específicas e preenchê-las com anúncios do Google AdSense, anúncios de patrocinadores ou outras fontes. O problema disso é que geralmente seu desempenho não é bom e você precisará de uma tremenda quantidade de tráfego para obter receitas significativas.

Uma opção muito mais atraente é vender produtos e/ou serviços. E é claro que isso exige que você tenha produtos ou serviços para vender. Muitos blogueiros bem-sucedidos alcançam o sucesso porque cultivam e demonstram sua autoridade tópica através de sua escrita. Como resultado, seus leitores costumam querer saber mais e estão dispostos a pagar por essa experiência.

A melhor coisa sobre oferecer seus serviços como consultor é que é algo que você pode oferecer e vender desde sempre. Você ainda precisará se concentrar na criação de conteúdo de qualidade para acelerar o seu tráfego e alcance. Mas, ao longo desse processo, cada leitor pode potencialmente se tornar um cliente.

Marketing de conteúdo

Fonte: Freepik.

Você também pode considerar a criação de parcerias e, embora isso possa parecer besteira, ser recomendado por alguém influente do seu nicho pode render uma longa lista de clientes. Por isso, se preocupe em produzir conteúdo de qualidade sim, mas não se esqueça de cultivar relacionamentos.

Como começar a ganhar dinheiro com um blog?

É comum começar a criar expectativas depois de colocar algumas estratégias de monetização no ar. Porém, é importante ser bem realista. Isso é importante porque expectativas irreais certamente vão gerar ansiedade e podem até fazer com que você desista ao não ver o dinheiro entrando. Você precisa ter uma ideia decente de quando você vai começar a ver algumas receitas realmente rendendo.

É melhor focar seus primeiros meses de trabalho na criação de conteúdo na construção de um público sem expectativa ou tentativa de monetização. Mesmo que você não queira esperar tanto tempo, é provável que um período de seis meses de construção de conteúdo sólido resultará em um número maior de pessoas dispostas a fazer negócios com você.

Veja também  O que é marketing de conteúdo

Monetização de blogs

Fonte: Freepik.

Isto ocorre porque o conteúdo que não é orientado para vendas e está focado em responder perguntas é mais compartilhado e visitado. Além disso, os leitores que sentem que estão sendo ajudados de forma mais genuína e altruísta têm mais chance de se inscrever no seu blog ou procurar formas de segui-lo.

Um conteúdo que está muito focado na geração de receita no início pode realmente impedir o crescimento de um novo blog. Seja qual for a abordagem que você escolher, você pode aproveitar para estruturar seu blog e conteúdo para que ele ensine seus leitores, apresente oportunidade de venda e os afunile corretamente, mas considerando o tempo certo.

Um blog bem-sucedido e rentável não é formado criando mais e mais postagens; ele vem da criação de série certa de conteúdo que ajuda os leitores em sua jornada, levando finalmente a uma oportunidade para você fazer uma recomendação paga. E esta é uma lição difícil para os novos blogueiros, principalmente porque vivemos num universo digital pautado no imediatismo.

Criação de conteúdo

Fonte: Freepik.

Embora seja possível colocar anúncios no seu site ou se inscrever grupos de parcerias, a melhor estratégia de longo prazo para ganhar dinheiro com um blog é concentrar-se na construção de um conteúdo excelente que levem a oportunidades de remuneração.

Lembre-se que não há uma resposta definitiva para a pergunta é possível ganhar dinheiro com um blog, mas existem opções para se monetizar o conteúdo e obter rendimentos produzindo material de forma independente para a internet. E não se esqueça que a melhor abordagem é a paciência. Por isso, permita-se ter tempo para criar ótimos conteúdos e definir o sucesso do seu blog a longo prazo.

Veja também

Como equilibrar design e conteúdo

By | Design Gráfico, Marketing de Conteúdo

Uma das coisas mais difíceis quando se trabalha com marketing digital é encontrar uma empresa que compreenda a importância de investir tanto no design quanto no conteúdo de um site. A maioria das organizações ignora essa combinação. Isso as leva a ser só mais uma no universo da internet. Confira o artigo e saiba mais sobre essa união.

Veja também  5 dicas para dar personalidade ao conteúdo da sua marca
Read More
Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.