7 formas de ganhar dinheiro com Twitter

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/10/2017
Gestão de Mídias Sociais

O Twitter é uma plataforma fundamental para qualquer campanha de marketing nas redes sociais. E nem é preciso ter um blog para ganhar dinheiro no Twitter! Existem várias formas de lucrar através desta mídia social sem precisar vender produtos ou serviços próprios. Confira 7 formas de ganhar dinheiro com Twitter.

5 formas de ganhar dinheiro no TwitterFonte: Freepik

O Twitter é uma plataforma poderosa por si só. Ela atinge milhares de pessoas por todo mundo diariamente com mensagens curtas, porém eficientes.

É possível criar uma conta do Twitter direcionada para um nicho rentável, acumular um grande número de seguidores interessados e passar a enviar links relevantes, oferecendo a essas pessoas algo de valor sem ter necessariamente que criar conteúdos próprios. É claro que não é tão simples alcançar tantos seguidores.

Mas como ganhar dinheiro com isso? Da mesma forma que se faria em um blog: venda de publicidade, links patrocinados e marketing afiliado.

 

Veja 7 formas de ganhar dinheiro com Twitter:

Faça a configuração do seu perfil

O primeiro grande passo para conseguir ganhar dinheiro no Twitter é configurar bem a sua conta. Isso quer dizer que é importante editar as informações como nome, descrição do seu perfil, ter uma boa foto de perfil (que passe credibilidade) e uma capa bem elaborada.

Isso porque, um perfil bem otimizado e atraente deixa uma ideia de credibilidade e segurança por parte dos seus seguidores. Isso também ajuda a fazer com que as pessoas que não te seguem consigam se sentir confortáveis o suficiente para passar a seguir.

Tenha um perfil bem otimizado

Fonte: Twitter

Invista em marketing de conteúdo

O segundo passo para poder ganhar dinheiro no Twitter é investir em ações de marketing de conteúdo. Isso porque, produzir conteúdo é fundamental no conceito de atração e fidelização de clientes. No Twitter, essa é uma das principais, se não for a principal, forma de conseguir captar cada vez mais seguidores para o seu perfil, tornando-o mais relevante na rede social, o que ajuda a atrair investidores para futuros Tweets patrocinados.

Uma boa forma de atrair os seguidores por meio da criação de conteúdo é pela análise dos Trending Topics da plataforma. Lá, é possível encontrar quais são os assuntos mais comentados do momento e, se tiver relação com seu negócio, produzir conteúdo em cima daquele assunto.

Analise os Trends do Twitter

Fonte: Twitter

Hashtags são ótimas aliadas na divulgação do seu conteúdo

O uso de hashtags é essencial para quem deseja ganhar dinheiro no Twitter. Isso porque ela te dá muito mais alcance, ampliando o leque de oportunidades de engajamento e, para ganhar dinheiro na plataforma, é fundamental ter um bom alcance.

É interessante destacar que as hashtags são ferramentas de direcionamento de conteúdo. Isso significa que elas devem ser usadas para direcionar seu conteúdo para um nicho específico que segue aquela hashtag. Dessa maneira, é fundamental não usar muitas hashtags em um tweet, pois isso quebra a ideia de direcionamento, além de ser pouco atrativo visualmente. O Twitter costuma indicar o uso de 3 hashtags, no máximo, em um tweet.

Invista em Hashtags

Analise seu público para ter mais assertividade

O quarto passo para conseguir alcance  no Twitter e, consequentemente, passar a poder ganhar dinheiro na plataforma é analisar bem o seu público. Neste caso, é essencial saber em qual horário do dia os seus seguidores estão mais online, ou seja, qual o pico de usuários online no dia?

Com isso, você pode começar a tweetar próximo a este horário com o intuito de atingir a maior parte dos seus seguidores e, dessa forma, ser mais assertivo na sua comunicação. Dessa maneira, invista seu tempo analisando as formas como os seus seguidores agem na rede social e, acima de tudo, qual tipo de tweet é mais relevante para eles, aumentando as chances de interação e engajamento.

Pesquisa do Twitter destaca o potencial de monitoramento de tweets

Com alcance ideal, busque por oportunidades de tweets patrocinados

Agora que você adotou todas as práticas para crescer, é hora de correr atrás de oportunidades para fazer com que seus tuites possam ser patrocinados. Um forma é se cadastrar em plataformas que fazem a intermediação entre influenciadores e empresas.

Aqui vão algumas delas: Influency.Me, Squid, Post2B, Airfluencers. Nessas plataformas, você pode até encontrar influenciadores e criadores de conteúdo muito famosos.

Podemos citar um exemplo recente, que pode até não ter usado algumas dessas plataformas, mas que vale se espelhar: o Youtuber e empresário Felipe Neto. Felipe fechou uma parceria com a Americanas em uma campanha de Black Friday em 2020. Na campanha, Felipe fez, ao todo, 28 tweets.

Tweet do Felipe Neto na campanha de Black Friday da Americanas

Fonte: twitter.com/felipeneto

Esses tweets chegaram a ter, somados, 116 mil curtidas, dando uma média de 4.296 curtidas por tweet. Vale destacar que Felipe tem mais de 13 milhões de seguidores em sua rede social. Ou seja, é uma pessoa que ganhou relevância no Twitter e sabe se comunicar com seus seguidores.

Por isso, é fundamental que seja feito um trabalho de captação de seguidores para o seu perfil. A partir do momento em que o seu perfil fica conhecido entre a sua comunidade, torna-se cada vez mais fácil que outros perfis retweetem as suas postagens.

Twitter pronto para a temporada de festas

Resumindo: para ganhar dinheiro com o Twitter, você deve fazer o que gosta, crescer sua base de seguidores, criando conteúdo relevante e direcionado, e tuitar com frequência para não cair em esquecimento.

Vale destacar que, na internet, os perfis são avaliados por meio de um algoritmo e, por isso, torna-se necessário manter atividade em determinada rede social. Então, se liga na sua frequência de postagens.

Siga que eu te sigo, mas com regras

Siga outros perfis e engaje, comente e compartilhe seus conteúdos. Não faça porque você apenas precisa, mas sim porque você gosta e considera outros conteúdos e perfis relevantes também. O Twitter é uma rede social, e será exatamente isso que você estará fazendo. Monte a sua rede de amigos e seguidores que curtem o mesmo conteúdo que você.

Deixe o perfil do Twitter pronto para a temporada de festas

Use vídeos

Existem pesquisas que indicam que, nos próximos anos, o conteúdo visual se destacará ainda mais através do uso de vídeos interativos. Então, largue mão da timidez e mande brasa.

Há muitas outras maneiras de como ganhar dinheiro no Twitter, tais como:

  • Venda de anúncios via banner em sua página de perfil
  • Configuração de suas próprias taxas
  • Cobrança de envio de mensagens diretas a seus seguidores ou até pelo acesso a sua lista privada de seguidores.

Esses serviços de publicidade também podem ajudá-lo a ganhar dinheiro através de sistemas pay-per-click, que tendem a ser especialmente lucrativos se você tiver um grande número de seguidores.

formas de ganhar dinheiro com sua conta do TwitterFonte: Freepik

A importância dos seguidores e como captá-los:

Apesar das diversas formas de ganhar dinheiro com Twitter, é essencial entender que tudo depende do alcance do seu perfil. Os algoritmos de monetização irão interpretar o sucesso ou não de determinado anúncio através do número de pessoas alcançadas pelo tweet.

Por isso, é indispensável que seja feito um trabalho de captação de seguidores para o seu perfil. Mas como conseguir mais seguidores para o seu Twitter?

Capte seguidores e consiga ganhar dinheiro no twitter.

A primeira é sempre usar hashtag, como já dito anteriormente. As hashtags são ótimas para aumentar a visibilidade do seu tweet e do seu perfil, categorizando, de certa forma, a mensagem que está sendo enviada. Por exemplo: você pode escrever um tweet sobre determinado programa de televisão, usar a hashtag do programa e, dessa forma, atingir todos aqueles que também acompanham o programa na rede social.

Vale lembrar que o Twitter aconselha o uso de apenas duas hashtags por tweet, apesar de não ter um número definido do quanto se pode usar.

Outra forma de captar novos seguidores é comentar a respeito dos tópicos presentes nos Trends do Twitter. Com isso, você aumenta as chances de mais pessoas descobrirem seu perfil, ampliando o seu alcance. Com o tempo, seus tweets serão cada vez mais comuns entre os tópicos mais comentados.

Entenda as formas de ganhar dinheiro no Twitter

Fonte: Freepik

A troca de seguidores entre perfis do mesmo tema também pode ser uma dica super viável. A partir do momento em que o seu perfil fica conhecido entre a sua comunidade, torna-se cada vez mais possível que outros perfis retweetem as suas postagens. A ideia é trocar interesses em comum para enriquecer seu conteúdo e fazer dele um destaque.

Uma boa forma de se tornar visível no Twitter é  tweetar com frequência para não cair em esquecimento. Vale destacar que, na internet, os perfis são avaliados por meio de um algoritmo e, por isso, torna-se necessário manter atividade em determinada rede social. Essa atitude ajuda a fidelizar os seus já seguidores e a captar novos para o seu perfil.

Já que o Twitter se enquadra no modelo de rede social, nada melhor do que socializar com famosos para aumentar o alcance dos seus tweets. Neste conceito, a ideia é que seu perfil fique mais aparente a partir do momento em que você começa a responder celebridades através da sua conta do Twitter.

Dependendo da criatividade da sua postagem, ela pode alcançar um número enorme de seguidores, fazendo seu perfil crescer ainda mais.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Não perca mais tempo e comece a ganhar dinheiro no Twitter: é fácil, prático e ainda pode gerar mais lucro do que você pensa, especialmente se o seu público for bastante interativo.

Caso precise de uma agência de marketing digital para definir, executar e gerenciar suas redes sociais, entre em contato com a Agência Imma.

Veja também