Há muitos formatos de marketing de conteúdo para usar quando você estiver adotando essa estratégia para a sua empresa. Mas, se você é um empresário iniciante no mundo do marketing digital, esse conceito ainda pode parecer um pouco confuso. Afinal, o que é marketing de conteúdo? Como executá-lo? E quais são os formatos de conteúdo que podem ajudar a sua empresa? Nesse artigo, responderemos essas e outras perguntas sobre o assunto. Confira.

Fonte: freepik.
O que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um tipo de marketingque tem como foco principail a produção de conteúdo relevante, com o objetivo final de fidelizar o cliente.
Nesse aspecto, ele é bem diferente do marketing tradicional, que tem como alvo todo o mercado. Isso porque o marketing de conteúdo procura atingir um segmento específico do mercado. A ideia, então, é produzir conteúdo para um tipo de pessoa específico, tendo como objetivo a fidelização desse cliente. Para isso, trabalha-se com um perfil abstrato de cliente em mente. Esse perfil se chama persona de marketing.

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O que muita gente não entende sobre marketing de conteúdo é que ele precisa ser feito com persistência. Por isso, ao buscar os melhores formatos de marketing de conteúdo para a sua empresa, é preciso que você tenha um entendimento de que esta é uma estratégia de longo prazo. Isso significa que você vai precisar produzir conteúdo constantemente.
Mas é uma estratégia que vale a pena. Quando é bem feito, o conteúdo que você produz tende a dar resultados por muito tempo. Afinal, os usuários passarão a encontrar respostas sob a forma de conteúdo do seu site ao realizar uma pesquisa na internet, logo, sempre haverá pessoas novas encontrando seu conteúdo pela primeira vez.

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Melhores formatos de marketing de conteúdo para a sua empresa
Sendo assim, podemos nos voltar para os formatos de marketing de conteúdo que você pode adotar. Lembre-se sempre de que eles não são mutuamente excludentes: É possível, e até necessário, empregar mais de um formato de marketing de conteúdo ao mesmo tempo. Vejamos, então, os principais.
Texto
O texto talvez seja um dos formatos de marketing de conteúdo mais populares. E existe uma razão para isso: Escrever um artigo é mais fácil do que produzir um vídeo ou um podcast, por exemplo. Mesmo assim, lembre-se que os textos que você produzir precisam ser de qualidade, transmitindo conteúdo relevante. Eles devem ser bem escritos e de acordo com a norma culta da gramática, evitando erros de ortografia.

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Vídeo
Um artigo publicado pela Forbes declarou que 91% das pessoas prefere conteúdo visual a conteúdo escrito. Esse dado é essencial na hora de escolher qual dos formatos de marketing de conteúdo você deve usar. Vídeos podem ter uma excelente performance online. Desse modo, vale a pena investir na produção de vídeos regularmente. Você pode até fazer essa produção em conjunto com os textos, fazendo um vídeo e um texto para um mesmo assunto.
Podcast
Apesar de não tão popular como textos ou vídeos, o podcast é um veículo de marketing de conteúdo que tem crescido bastante e se tornado cada vez mais relevante no marketing digital. Sendo assim, fazer um podcast para a sua empresa pode ser uma boa forma de produzir conteúdo original e atraente para os usuários.

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Contrate uma agência para realizar essas estratégias
No fim das contas, uma equipe especializada saberá aproveitar os diversos formatos de marketing de conteúdo melhor do que ninguém. Por isso, considere a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, para produzir o conteúdo da sua empresa. Ficou interessado? Entre no nosso site e faça o seu orçamento!