Há muitos formatos de marketing de conteúdo para usar quando você estiver adotando essa estratégia para a sua empresa. Mas, se você é um empresário iniciante no mundo do marketing digital, esse conceito ainda pode parecer um pouco confuso. Afinal, o que é marketing de conteúdo? Como executá-lo? E quais são os formatos de conteúdo que podem ajudar a sua empresa? Nesse artigo, responderemos essas e outras perguntas sobre o assunto. Confira.
O que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um tipo de marketingque tem como foco principail a produção de conteúdo relevante, com o objetivo final de fidelizar o cliente.
Nesse aspecto, ele é bem diferente do marketing tradicional, que tem como alvo todo o mercado. Isso porque o marketing de conteúdo procura atingir um segmento específico do mercado. A ideia, então, é produzir conteúdo para um tipo de pessoa específico, tendo como objetivo a fidelização desse cliente. Para isso, trabalha-se com um perfil abstrato de cliente em mente. Esse perfil se chama persona de marketing.
O que muita gente não entende sobre marketing de conteúdo é que ele precisa ser feito com persistência. Por isso, ao buscar os melhores formatos de marketing de conteúdo para a sua empresa, é preciso que você tenha um entendimento de que esta é uma estratégia de longo prazo. Isso significa que você vai precisar produzir conteúdo constantemente.
Mas é uma estratégia que vale a pena. Quando é bem feito, o conteúdo que você produz tende a dar resultados por muito tempo. Afinal, os usuários passarão a encontrar respostas sob a forma de conteúdo do seu site ao realizar uma pesquisa na internet, logo, sempre haverá pessoas novas encontrando seu conteúdo pela primeira vez.
Melhores formatos de marketing de conteúdo para a sua empresa
Sendo assim, podemos nos voltar para os formatos de marketing de conteúdo que você pode adotar. Lembre-se sempre de que eles não são mutuamente excludentes: É possível, e até necessário, empregar mais de um formato de marketing de conteúdo ao mesmo tempo. Vejamos, então, os principais.
Texto
O texto talvez seja um dos formatos de marketing de conteúdo mais populares. E existe uma razão para isso: Escrever um artigo é mais fácil do que produzir um vídeo ou um podcast, por exemplo. Mesmo assim, lembre-se que os textos que você produzir precisam ser de qualidade, transmitindo conteúdo relevante. Eles devem ser bem escritos e de acordo com a norma culta da gramática, evitando erros de ortografia.
Vídeo
Um artigo publicado pela Forbes declarou que 91% das pessoas prefere conteúdo visual a conteúdo escrito. Esse dado é essencial na hora de escolher qual dos formatos de marketing de conteúdo você deve usar. Vídeos podem ter uma excelente performance online. Desse modo, vale a pena investir na produção de vídeos regularmente. Você pode até fazer essa produção em conjunto com os textos, fazendo um vídeo e um texto para um mesmo assunto.
Podcast
Apesar de não tão popular como textos ou vídeos, o podcast é um veículo de marketing de conteúdo que tem crescido bastante e se tornado cada vez mais relevante no marketing digital. Sendo assim, fazer um podcast para a sua empresa pode ser uma boa forma de produzir conteúdo original e atraente para os usuários.
Contrate uma agência para realizar essas estratégias
No fim das contas, uma equipe especializada saberá aproveitar os diversos formatos de marketing de conteúdo melhor do que ninguém. Por isso, considere a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, para produzir o conteúdo da sua empresa. Ficou interessado? Entre no nosso site e faça o seu orçamento!