3 motivos para fazer uma campanha de e-mail marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/03/2021
E-mail Marketing

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a sua amplitude. Fazer marketing online significa poder fazer uso de uma vasta quantidade de ferramentas diversas. E, em meio a tantas possibilidades, um veículo de comunicação muito utilizado no dia a dia, o e-mail, pode acabar sendo deixado de lado.

Mas não vale a pena cometer esse erro, pois existem muitos motivos para fazer uma campanha de e-mail marketing para a sua marca. Neste artigo, então, vamos apresentar os principais deles. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

3 motivos para fazer uma campanha de e-mail marketing

Fonte: Freepik

Descubra quais são os 3 principais motivos para fazer uma campanha de e-mail marketing

O e-mail marketing é um veículo de marketing digital muito eficiente, mas também muito subestimado. Isso porque muitas pessoas não entendem a quantidade de benefícios que essa ferramenta pode trazer.

No entanto, parte da criação de um plano de marketing digital é entender bem o funcionamento de cada estratégia. Sendo assim, é uma boa ideia se familiarizar com as razões pelas quais investir em uma campanha de e-mail marketing pode ser benéfico para a sua marca. Dessa forma, você pode avaliar melhor se quer usar essa estratégia ou não. A seguir, então, vamos apresentar alguns dos motivos que poderiam pesar a favor dessa decisão. Confira!

O ROI é muito positivo

O ROI, return on investment (ou, em português, “retorno sobre o investimento”), é uma das principais métricas de sucesso de uma ferramenta de marketing digital. Ele representa o quanto os resultados de uma tática (ou seja, o retorno) compensam tendo em consideração o seu custo (ou seja, o investimento).

No caso do e-mail marketing, o ROI é muito positivo. Isso significa que essa é uma estratégia que compensa. Trata-se, portanto, de uma ferramenta acessível que pode trazer ganhos significativos. Para uma empresa que está construindo um plano de marketing digital, é importante levar isso em consideração.

Como utilizar o e-mail marketing de forma correta

É uma forma de se aproximar do cliente

No marketing online, é crucial encontrar maneiras de criar um senso de proximidade entre a empresa e o cliente. Afinal, é assim que uma pessoa se sente confortável para comprar um produto ou contratar um serviço através da internet.

Desse modo, é uma boa ideia investir em táticas que podem criar essa aproximação. E uma campanha de e-mail marketing pode ser muito eficaz para isso.

O e-mail é um recurso de comunicação muito direto que acontece em um canal privado. Por essa razão, ele cria uma sensação de certa intimidade entre o usuário e a marca. Essa sensação pode ser o primeiro passo para a criação de um vínculo que leve à geração de leads e à fidelização de clientes.

Use o marketing de relacionamento em veículos como o email marketing

Fonte: Freepik

Ajuda a construir a identidade visual da empresa

A comunicação visual é vital para o sucesso de uma campanha de e-mail marketing. Um e-mail deve ser compreendido de forma imediata, o que significa que os seus elementos gráficos devem falar por si só.

A consequência disso é que esse tipo de campanha é ótimo para construir uma identidade visual para uma empresa. Dessa maneira, uma marca pode tirar vantagem dessa oportunidade para criar uma impressão marcante no usuário.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Definir uma identidade visual também é importante

Em primeiro lugar, é preciso explicar qual é a importância de uma identidade visual para uma marca. E, para isso, é necessário definir o que é identidade visual.

Esse termo engloba todos os elementos visuais que uma empresa utiliza em seus veículos de comunicação ou de marketing digital. Assim, posts nas redes sociais, o design do site e campanhas de e-mail marketing são exemplos de ferramentas que constituem a identidade visual de uma marca.

A importância da identidade visual, por sua vez, se deve a necessidade de encontrar formas de fazer a empresa se destacar. Em um mercado cada vez mais competitivo, pode ser difícil gerar uma impressão memorável nos consumidores. Mas uma identidade visual marcante pode dar conta do recado.

Fica claro, então, que construir uma identidade visual é um dos passos mais vitais para a promoção online de uma empresa. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Dicas para criar títulos que farão seus e-mails serem abertos

Saiba quem é o seu público-alvo

Para construir uma identidade visual efetiva, você deve saber quem é o seu público-alvo. Isso significa criar uma persona de marketing para a sua empresa.

O que é uma persona de marketing? Trata-se de um perfil de um cliente abstrato, que ilustra o que seria um cliente ideal da sua marca. Dessa forma, é um instrumento útil para entender quem você está tentando alcançar com o seu plano de marketing digital.

E ter uma visão clara desse público ajuda também a criar a identidade visual. Isso porque você deve fazer escolhas a partir dos gostos dessa persona – que cores e design poderiam chamar a atenção dela? Esse tipo de pergunta vai ajudar você a traçar a sua identidade.

Entenda qual é a relação entre design gráfico e mídias sociais

Escolha uma paleta de cores

Um ponto determinante para o sucesso de uma identidade visual é o senso de coerência que ela carrega. E, para isso, é essencial escolher uma paleta de cores com que a sua empresa deve trabalhar.

Essa escolha deve levar em consideração qual é a impressão que você quer transmitir da marca. Assim, se a ideia é passar uma imagem mais profissional e séria, cores como azul ou branco são mais recomendáveis do que vermelho ou amarelo, por exemplo. Basta, então, escolher as cores que realmente representem a essência da sua empresa.

4 principais dicas para melhorar a identidade visual

Fonte: Freepik

Aposte em uma variedade de veículos

Para perpetuar uma identidade visual, o ideal é utilizar diversas ferramentas. Sendo assim, evite se limitar a apenas um ou dois elementos visuais. Ao invés disso, trabalhe com outras possibilidades. Dessa maneira, você poderá encontrar formas mais criativas de fazer marketing digital.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Contrate uma agência de marketing digital para fazer uma campanha de e-mail marketing

Agora que você já sabe quais são os principais motivos para fazer uma campanha de e-mail marketing, é hora de colocar esse conhecimento em prática. E, para criar uma campanha de e-mail marketing, o ideal é contratar uma empresa especializada, como uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Entre em contato com a IMMA e faça um orçamento para saber mais!

Veja também

O que é um lead

O que é um lead

Dentro do marketing digital, um dos termos mais utilizados é “lead”. Mas, afinal de contas, o que é um lead? Responder essa pergunta é crucial para construir uma...

ler mais