Entenda como fazer um post de blog de alta qualidade

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/05/2021
Marketing de Conteúdo

Você sabe como fazer um post de blog de alta qualidade? O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais populares do marketing digital. E talvez a forma de criar conteúdo mais tradicional seja através de um blog. Por esse motivo, muitos empresários acabam negligenciando a estratégia, evitando investir muito nessa ferramenta.

Mas esse é um erro: posts de blog que sejam bem feitos podem ser muito benéficos para qualquer marca. Por isso, neste artigo, vamos explicar como fazer um post de blog de alta qualidade. Continue com a leitura para aprender!

Entenda como fazer um post de blog de alta qualidade

Fonte: Freepik

Entenda como fazer um post de blog de alta qualidade com essas dicas simples

É muito tentador ver o blog como um veículo de marketing digital ultrapassado, principalmente diante de opções como as redes sociais ou os podcasts. Mas a verdade é que, sempre que você precisa da resposta de uma dúvida e pesquisa por ela no Google, é muito provável que você vá encontrá-la no post de algum blog. Ou seja: Essa ferramenta de comunicação ainda é muito importante no dia a dia na internet.

Devido a isso, ainda vale a pena investir no blog como uma estratégia de marketing digital. Mas, como qualquer outra ferramenta, ele precisa ser bem utilizado para produzir bons resultados. Sendo assim, a seguir, vamos apresentar algumas dicas para fazer um post de blog de alta qualidade. Confira!

Utilize uma linguagem simples

Um post de blog eficiente precisa ser acessível. Isso significa que ele deve transmitir as informações para o leitor de forma rápida e direta. Desse modo, o ideal é dar preferência para uma linguagem simples.

Atenção: Isso não significa que você não possa abordar assuntos complexos ou que exijam mais aprofundamento técnico da parte do leitor. A questão é saber tratar de qualquer tópico de maneira que seja fácil de entender. O usuário deve ser capaz de entender o que você está falando sem precisar ficar confuso a cada parágrafo.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Divida o texto em tópicos

Um texto de blog deve ser bem estruturado. Ele deve ser escaneável, que é como se chama um texto que serve bem para a leitura dinâmica. A razão para isso é que, na internet, o fluxo de troca de informações é veloz, de modo que os leitores querem obter as respostas para as suas dúvidas o mais rápido possível.

Sendo assim, o ideal é dividir o texto do seu post em tópicos. Dessa maneira, qualquer usuário pode ir direto ao ponto que mais lhe interessa para começar a leitura. Isso torna o texto mais atraente e mais fácil de consumir.

Ter um fluxo constante de criação de conteúdo

Fonte: Freepik

Inclua links para as suas fontes

Para escrever um texto informativo, é importante pesquisar para garantir a veracidade das suas informações. E, em um post de blog, incluir links para as fontes utilizadas ajuda a fortalecer o argumento.

Também tem o bônus de que a inclusão de um link externo é benéfica para o SEO da página. Ou seja, incluir links para as fontes também ajuda a otimizar o blog da empresa, que, por consequência, obtém resultados melhores com os mecanismos de busca, como o Google.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como fazer um post de blog de alta qualidade, o ideal é contar com ajuda especializada. Para isso, vale a pena contratar uma agência de marketing digital para produzir conteúdo para a sua empresa.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada com experiência na produção de conteúdo para empresas de diversas áreas e portes. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também