Você sabe que fazer podcast é importante para sua empresa? O podcast tem se tornado uma importante ferramenta de marketing para empresas de todos os portes. Afinal, ele pode ajudar qualquer negócio a se destacar e ser ouvido acima da cacofonia que é o marketing na internet. Mas por que fazer Podcast pode ser importante para sua empresa?
Os podcasts estão começando a ser notado. Eles já foram gravações caseiras, feitas em gravadores comuns e com som de baixa qualidade. No entanto, agora o cenário é outro. A qualidade das gravações tem melhorado muito e o conteúdo é ainda mais envolvente do que outras formas tradicionais de mídia online. Por isso, este meio está rapidamente se tornando muito popular e fazer podcast é importante para sua empresa.
Os smartphones também têm ajudado bastante na produção de podcasts. O iOS 8, por exemplo, tem o aplicativo Apple Podcasts nativo. Os outros sistemas operacionais para celular também oferecem uma lista de aplicativos para podcasts, assim como programas para computadores. É cada vez mais fácil gravar e editar um podcast de boa qualidade.
Por que fazer podcast é importante para sua empresa
Podcasts já podem estar explodindo, mas é provável que essa explosão ainda aumente e se propague bastante. O podcast amadureceu e se transformou em uma indústria próspera com uma maneira muito diferente de pensar. Por isso, fazer podcast é importante para sua empresa.
Tecnicamente, um podcast é um arquivo de mídia que pode ser baixado através de tags especiais no RSS. RSS é um arquivo XML que permite que seja mais fácil de consumir conteúdos através do uso de um leitor. As tags especiais do documento XML dizem aos leitores RSS o que há de mídia no feed. A tag especial para podcast indica o tipo de mídia ao feed, seu tamanho e o local do arquivo.
Porém, existe uma desinformação ao se dizer que um podcast é qualquer conteúdo episódico lançado na internet. Tecnicamente, isso está errado. Se o arquivo, quer se trate de áudio, vídeo ou até mesmo um pdf, não é capaz de ser baixado através de um feed RSS, então não é um podcast.
Filosoficamente falando, um podcast é uma maneira de se tornar mais íntimo do seu público (ou cliente em potencial). Isso ocorre porque o seu material é selecionado pessoalmente pelo ouvinte. Com toda competição que há na internet, quando uma pessoa escolhe ouvir o seu podcast, isto significa que ele está realmente mais próximo. Por isso, fazer podcast é importante para sua empresa.
O ato de produzir um podcast pode ser realmente muito solitário. Afinal, mesmo que ele seja feito por um grupo de pessoas, elas estão apenas falando, sem saber realmente se alguém irá ouvir. E se alguém ouve, é porque escolheu ouvir, e isso sim é estar próximo a um possível cliente.
O podcast é, ainda, considerado um meio revolucionário de marketing, principalmente se levarmos em conta quanto dinheiro é gasto por segundo numa rádio ou canal televisivo. Ao produzir um podcast gasta-se, comparativamente, pouco dinheiro e ainda se tem a certeza de que todos que estão ouvindo estão profundamente interessados.
Um podcast é um meio de transformar seus clientes em fãs. Lembre-se, eles escolheram escutar você, e isso pode ajudar muito a construir um relacionamento e uma confiança genuínos, principalmente quando se leva em conta opiniões de clientes na hora de se criar novos materiais. Logo, fazer podcast é importante para sua empresa.
De acordo com a Edison Research, aproximadamente 1,7% de todos os ouvintes online estão ouvindo um podcast. Agora, antes de descartar esse número “pequeno”, saiba que existem cerca de 13 milhões ouvintes para podcasts no mundo todo e a maioria deles ouvem quase 6 horas de conteúdo diário. Esses ouvintes são fanáticos e quando encontram algo interessante, consomem todos os episódios.
Podcasting tem efeitos muito parecidos com rádio e televisão. Como você se sentiu quando conheceu alguém que admira e vê na televisão ou escuta no rádio todos os dias? Pessoas que consomem podcasts têm uma relação profunda de fã com os produtores, que pode ser transferida para uma empresa ou marca se é ela que produz o material que eles tanto gostam.
O podcast não é um novo meio no grande mundo das mídias digitais, mas ele está sendo aprimorado e mostrando um efeito único sobre seus ouvintes. Pessoas que consomem podcasts se tornam fãs absolutas em pouco tempo, o que pode ser ótimo para qualquer empresa. Esses ouvintes compartilharão cada sucesso e irão apoiá-lo em suas falhas como nenhum outro. Esse é mais motivo que fazer podcast é importante para sua empresa.
Como um meio de comercialização de um negócio, isso vale milhões e com apenas um pouco de tempo e energia é possível gerar um produto simples, porém de ótimo desempenho, e que vai deixar a sua concorrência para trás.
Como fazer um podcast de sucesso para o seu negócio
Tudo o que você precisa fazer é selecionar um bom tópico para o seu podcast e, em seguida, planejar como gostaria de fornecer as informações de uma forma que seja perspicaz e divertida.
Os podcasts são uma ótima maneira de fornecer informações em um formato facilmente consumível. Eles são semelhantes aos blogs, mas oferecem aos ouvintes a oportunidade de consumir o conteúdo em seu próprio tempo, em vez de ter que ler tudo de uma vez.
Para pessoas que têm problemas para ler ou entender textos escritos, os podcasts são perfeitos porque eles podem simplesmente ouvir enquanto realizam outras tarefas.
Assim, como empresário, você deve aproveitar todas as oportunidades para divulgar sua marca e seus serviços. Os podcasts são uma das formas mais populares para as pessoas hoje em dia aprenderem sobre uma empresa ou ouvir os especialistas em suas áreas.
Um podcast é um arquivo de áudio que pode ser transmitido por streaming ou baixado para reprodução posterior. Existem diferentes tipos de podcasts: podcasts de música, podcasts de comédia e podcasts informativos. Para criar um podcast de sucesso para sua empresa, siga estas etapas:
- Certifique-se de que se encaixa na imagem e no tom da sua empresa;
- Crie uma introdução cativante;
- Seja consistente, lançando episódios em intervalos regulares (semanal ou mensal).
Faça podcast para a sua empresa com a ajuda de uma agência de marketing digital
Atualmente, as agências de marketing digital têm expandido seus serviços para acomodar mais necessidades de negócios. Por exemplo, agora eles oferecem consultoria de podcast como um desses serviços, a fim de ajudar os empresários com alguns dos aspectos técnicos do podcasting, como qualidade de produção e estratégia de distribuição.
Nós, da Agência IMMA, agência de marketing digital, trabalhamos para entender a melhor forma de usar este novo meio para as necessidades de sua empresa em termos de branding e conteúdo.