5 fatores que prejudicam o marketing de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/01/2021
Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia para fazer uma marca crescer na internet. Atualmente, é uma das ferramentas de marketing digital mais populares que existem. Mas o que acontece se você adota essa tática e não obtém muitos resultados?

A verdade é que produzir conteúdo é mais complicado do que parece, e, para iniciantes, não é incomum cair em erros que prejudicam o processo. Se esse é o seu caso, não se preocupe. Neste artigo, vamos apresentar os 5 fatores que prejudicam o marketing de conteúdo. Continue com a leitura para descobrir que razões são essas!

5 fatores que prejudicam o marketing de conteúdo

Conheça as 5 fatores que prejudicam o marketing de conteúdo

Dados apontam que 90% das empresas usam conteúdo em suas iniciativas de marketing. Fica claro, então, que esse recurso é um grande fator para o sucesso de uma campanha de marketing digital. Mas não é porque uma ferramenta pode funcionar bem que ela se torna um caminho infalível para bons resultados.

Afinal, como qualquer outra estratégia, o marketing de conteúdo precisa ser empregado de maneira inteligente para funcionar. Às vezes, pode ser difícil compreender o que a sua empresa está fazendo de errado ao adotar esse tipo de tática.

Na verdade, quando se fala em comunicação, o marketing de conteúdo está em absolutamente todo o lado, por isso ele é tão importante para uma empresa. Falar em marketing de conteúdo significa falar em diversas formas de criar conteúdo a fim de comunicar algo para um determinado nicho específico.

Personalize as suas interações com os consumidores

Dessa forma, o marketing de conteúdo passa pelo processo de criação de materiais textuais, visuais e em áudio. No entanto, a grande dificuldade em lidar com o conteúdo é saber fazer uso dele de maneira correta, ou seja, traçar estratégias bem assertivas para cada conteúdo.

Isso porque cada formato tem sua característica e sua forma de abordar determinado tema. Ou seja, você não pode usar um artigo como roteiro de podcast sem antes entender fazer as devidas alterações a fim de tirar o melhor proveito do formato.

Dicas para criar conteúdos que vendem

Outra dificuldade é entender como direcionar o conteúdo para o nicho, o que passa pelo estudo das características e necessidades do público-alvo. Direcionar o conteúdo é uma das melhores formas de atingir de maneira correta o público que a sua marca quer lidar de acordo com o segmento demarcado dela.

Tendo em vista a importância do marketing de conteúdo em todo o planejamento de comunicação de uma empresa, tenha em mente que todo o processo de criação demanda muito trabalho, estudo e preparo para que você olha os melhores resultados.

Por isso, a seguir, vamos apresentar alguns erros comuns que você pode estar cometendo. Confira!

Você não está fazendo conteúdo visual

Um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer com o marketing de conteúdo é se esquecer do aspecto visual. A comunicação visual é crucial para ganhar a atenção dos usuários na internet, e isso vale em dobro no caso de conteúdos.

Isso significa que o conteúdo visual é um aspecto dessa estratégia que não deve ser ignorado. Por isso, adote um aspecto gráfico para os seus conteúdos. Seja incluindo imagens em um texto ou apostando em um formato novo, como um vídeo, o elemento visual vai fazer toda a diferença e atrair um público novo.

Você não está fazendo conteúdo visual

Você não posta seus conteúdos nas redes sociais

Para que um conteúdo faça sucesso, ele precisa de divulgação. E a melhor forma de divulgar um conteúdo é através das redes sociais.

Sendo assim, para ter uma estratégia de marketing de conteúdo efetiva, é necessário criar perfis nas mídias sociais para a sua marca.

Principais benefícios do marketing de redes sociais

Dessa maneira, você pode compartilhar o seu conteúdo nesses espaços e permitir que uma audiência maior possa consumi-lo.

Mas tenha cuidado, se comunicar em redes sociais demanda muito estudo prévio. Para que a comunicação seja mais assertiva, é necessário que você entenda em quais redes sociais está o seu público-alvo, como achá-los e como eles se comportam.

Além disso, ainda é importante entender qual tipo de conteúdo eles mais reagem e interagem, gerando possibilidades de engajamento.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Você não otimiza o seu conteúdo

O outro caminho para fazer com que mais pessoas encontrem o seu conteúdo é otimizando-o de acordo com as normas de SEO. Essas normas servem para tornar o conteúdo mais atraente para o algoritmo dos mecanismos de busca.

Desse modo, com essas técnicas, fica muito mais fácil para um usuário encontrar o que você produz com o Google, por exemplo. A consequência é que o seu alcance se torna muito mais significativo.

Aproveite o melhor do SEO contratando uma agência especializada

Fonte: Freepik

Você não está pensando em um público-alvo

Não adianta criar conteúdo se você não sabe qual é a audiência que terá interesse naquilo. Estabelecer um público-alvo é um dos primeiros passos para criar um plano de marketing de conteúdo eficiente. Isso porque, com essa informação estabelecida, você pode escolher assuntos relevantes para a sua audiência para abordar. O seu conteúdo se torna, então, muito mais útil e chamativo.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Você não tem ajuda especializada

Se você não sabe quais são os 5 fatores que prejudicam o marketing de conteúdo, a melhor opção é contar com ajuda de uma empresa especializada, como uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção.

Nós contamos com profissionais especializados em marketing de conteúdo e gestão de redes sociais para fazer a sua empresa crescer e se tornar mais visível no ambiente digital.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato para fazer um orçamento!

Veja também