Pensar em estratégias para gerar engajamento nas redes sociais é uma parte importante do marketing digital. Isso porque criar perfis para uma marca nas redes sociais é apenas o primeiro passo para construir uma presença efetiva nesses espaços.
O engajamento é a principal métrica para o sucesso nesses espaços. Na verdade, é a principal forma de analisar qual foi o sucesso da campanha nas redes sociais.
Afinal, pense conosco, para o que serve as redes sociais empresariais se não para gerar interação entre empresas e seu público? Esse é o principal objetivo da comunicação, sobretudo nas redes sociais.
Até porque, vale destacar que as redes sociais nada mais são do que plataformas que servem para mediar a comunicação entre empresa e seus clientes ou leads.
Essas plataformas contam com diferentes ferramentas e modos de uso. Por isso, é fundamental entender as características de cada rede para, assim, conseguir tirar proveito de cada uma de maneira correta.
Além disso, é importante entender como e onde achar o seu público. Dependendo do nicho, é mais comum que os seus leads se encontrem mais em uma rede social do que em outra. Por isso, torna-se fundamental analisar o público a fim de compreender onde encontrá-los, como eles se comportam e quais tipos de postagens eles mais interagem.
Por isso, antes de começar a pensar em estratégias para gerar engajamento nas redes sociais, é importante que se faça uma análise do próprio negócio a fim de entender qual é seu segmento de atuação. Assim, você começa a ter ideia de quem é seu público-alvo, descobrindo suas características.
Desse modo, para uma empresa, é crucial pegar dicas para aumentá-lo. Por isso, neste artigo, vamos falar o que você precisa saber sobre estratégias para gerar engajamento nas redes sociais. Continue com a leitura para aprender!
Descubra quais são as 5 estratégias para gerar engajamento nas redes sociais
Cada rede social é um site diferente. Portanto, cada uma delas contém ferramentas, linguagens e normas de conduta próprias.
No entanto, todas possuem algo em comum. Esse algo é que, seja no Instagram, no Twitter, no Facebook ou no Youtube, o engajamento é crucial para aumentar a visibilidade de um conteúdo ou de uma página.
Isso porque há muita coisa sendo postada nas redes sociais a todo momento. Sendo assim, as plataformas precisam selecionar alguns conteúdos para ficarem mais visíveis do que outros. Esses conteúdos são avaliados por sua relevância, que, por sua vez, é mostrada pelo nível de interações que eles recebem dos usuários.
Desse modo, fica claro que o engajamento é fundamental para o sucesso nas mídias sociais. Logo, como melhorar este indicativo?
Como já dito anteriormente, entendendo as particularidades de cada rede e, assim, conseguindo tirar o melhor proveito delas a partir das suas características e ferramentas. A seguir, vamos apresentar algumas estratégias que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!
Compartilhe o seu conteúdo em múltiplas plataformas
Uma boa forma de fazer com que mais pessoas encontrem o seu conteúdo é compartilhando-o em diferentes plataformas. Dessa maneira, um post que você faz no Instagram também pode ser postado no Facebook, por exemplo.
O resultado disso é um aumento de alcance da postagem. E, quanto mais pessoas veem o seu conteúdo, mais pessoas terão a chance de interagir com ele de alguma forma.
Mas tenha cuidado. Você até pode reutilizar um conteúdo em outras redes ou formatos, mas é sempre importante fazer uma releitura deste conteúdo, adequando-o às características de cada formato ou plataforma. Dessa maneira, por exemplo, você não pode simplesmente pegar um artigo e usá-lo como roteiro de podcast, mas pode readequá-lo.
Faça um sorteio
Sorteios podem ser ferramentas efetivas para melhorar o engajamento. Basta colocar como requisito para a participação em um sorteio a interação com algum post: Curtir, comentar e marcar um amigo, por exemplo.
É uma boa ideia oferecer um prêmio que seja coerente com o que a sua marca oferece. Assim, você ainda promove os seus produtos ou serviços ao mesmo tempo que faz o engajamento crescer.
Os sorteios também ajudam a incentivar a interação do público com a sua marca nas redes. Isso ajuda a fazer com que você ganhe seguidores e curtidas, o que é fundamental para uma empresa que está começando a sua caminhada.
Responda a todos os comentários
Outro ponto que está entre as estratégias para gerar engajamento nas redes sociais é a interação nos comentários. No início do crescimento do perfil da sua marca, é natural receber poucos comentários. Mesmo assim, você deve valorizá-los. E uma maneira de fazer isso é respondendo a cada comentário com simpatia e estímulos para conversa.
Esse tipo de atitude é crucial para fazer os usuários perceberem que você aprecia os comentários que eles deixam nas suas postagens. Isso funciona como um incentivo para que, no futuro, eles tornem a comentar novamente. A consequência é que o número de comentários vai, aos poucos, crescendo até se tornar mais significativo.
Poste sobre assuntos relevantes
Uma excelente estratégia para gerar engajamento é fazer postagens relacionadas a assuntos que estejam em alta no momento. Mas claro que isso não significa postar coisas que não tenham nada a ver com a sua marca.
Ao invés disso, procure associar a sua área de atuação com assuntos que estejam sendo discutidos nas redes sociais. Dessa maneira, o perfil da sua empresa pode se inserir na discussão com sucesso.
Você pode, ainda, ver e analisar quais assuntos são mais relevantes por meio das ferramentas disponibilizadas nas redes sociais. O Twitter, por exemplo, disponibiliza os Trend Topics. Lá, você tem acesso aos assuntos mais comentados, o que abre oportunidades de conteúdo para a sua empresa.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa de estratégias para gerar engajamento nas redes sociais, a melhor opção é recorrer à ajuda especializada de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, pode auxiliar a sua empresa nesse caminho.
E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!