Estratégias de marketing que ficaram em evidência em 2021

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
15/12/2021
Marketing Digital

Quais foram as principais estratégias de marketing em evidência em 2021? O marketing digital é uma das estratégias de mercado mais importantes do século XXI. Não se trata apenas de anunciar nas redes sociais e nos motores de busca. Também inclui marketing de conteúdo, marketing por e-mail, suporte ao cliente, entre outros.

O sucesso do marketing digital depende de ter um objetivo claro. Por exemplo, uma empresa que deseja aumentar sua receita pode criar um plano para cumprir essa meta e implementá-lo com uma estratégia eficaz.

Concluindo, os profissionais de marketing digital devem manter seus objetivos e estratégias em mente para ter sucesso no uso do marketing digital.

Estratégias de marketing que ficaram em evidência em 2021

Fonte: Freepik

Com o rápido desenvolvimento da era digital, as ferramentas de marketing digital se tornaram uma ferramenta essencial para o sucesso dos negócios. O marketing digital é a utilização de tecnologia online e móvel para direcionar o tráfego para um site ou aplicativo.

Neste artigo, a gente destaca quais foram as 6 principais estratégias de marketing em evidência em 2021 e como elas foram utilizadas pelas empresas. Além disso, você ainda pode ficar por dentro de muitas outras orientações de marketing.

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6 principais estratégias de marketing em evidência em 2021

O marketing é parte integrante de nossas vidas diárias. O marketing online evoluiu de apenas promover um produto para maximizar seu alcance.

Em 2021, os profissionais de marketing tiveram que se concentrar na aquisição de novos clientes, negociando com a concorrência e criando uma história de marca que motive os consumidores a comprar. Além disso, o relacionamento com os clientes foi essencial nesses tempos de crise.

Abaixo, a gente explica um pouco melhor e lista quais foram as 6 principais estratégias de marketing em evidência em 2021. Confira nosso conteúdo abaixo.

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Estratégias de criação de conteúdo

A popularidade das estratégias de criação de conteúdo veio à tona em 2021. O marketing de conteúdo se tornou uma coisa e as pessoas começaram a ler menos e assistir mais.

Conforme o mundo mudou, as estratégias de criação de conteúdo foram capazes de acompanhá-lo. No ano de 2021, os criadores de conteúdo criaram um plano elaborado e meticuloso para seus negócios que vai além do que era possível apenas alguns anos atrás.

Estratégias de criação de conteúdo

Fonte: Envato

Estratégias de marketing de mídia social

Na década de 2021, as estratégias de marketing de mídia social vieram à tona nos negócios. Com sua facilidade de uso, flexibilidade e baixo custo, tornou-se uma norma para empresas adotar o marketing de mídia social como parte de sua estratégia de marketing digital.

Isso foi possível devido ao avanço da tecnologia que facilitou o compartilhamento de conteúdo em várias plataformas. Havia duas maneiras de as empresas comercializarem nas mídias sociais: tradicional ou orgânica.

Tradicional inclui anúncios pagos em diferentes plataformas, como Facebook, Instagram e Google AdWords, enquanto orgânico inclui curadoria de conteúdo, marketing de influenciador e streaming ao vivo. Outras técnicas também incluem compartilhamento de conteúdo viral e marketing por e-mail.

Tenha presença nas redes sociais

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Estratégias de SEO

Em 2021, muitos mecanismos de pesquisa se concentraram em fatores de classificação baseados em conteúdo, como qualidade sobre quantidade e relevância sobre popularidade do link.

Essa mudança nos fatores de classificação tem um efeito cascata que corrói a importância das estratégias de SEO, como construção de links, seleção de palavras-chave e backlinks.

4 dicas que determinam o sucesso do SEO de uma empresa

Fonte: Envato

Redação de anúncios e campanhas de redação

Com o aumento da redação de anúncios na publicidade digital, houve uma mudança na redação. Em 2021, copywriting foi uma das funções de trabalho mais procuradas pelos empregadores.

Com o aumento da concorrência neste campo, os empregadores estão procurando candidatos que sejam capazes de escrever em plataformas digitais e que saibam como usar a análise de dados.

Crie conteúdo de alta qualidade que atenda às necessidades do seu público-alvo

Fonte: Freepik

Marketing de influenciadores

Os influenciadores de marketing estão se tornando cada vez mais populares porque são capazes de atingir um público mais amplo do que as formas tradicionais de marketing, como comerciais de televisão ou anúncios impressos.

O futuro do marketing tende a ser assim, mais marcas usam influenciadores em vez das formas tradicionais de marketing e ferramentas de redação de conteúdo, como SEO e PPC.

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Marketing de Relacionamento

No passado, o marketing de relacionamento era uma tática usada pelas empresas para construir conexões mais próximas com seus clientes. Conforme o mundo digital cresceu e evoluiu, novas funções surgiram, como embaixadores da marca, que não são apenas responsáveis por manter relacionamentos mais próximos, mas também ajudar a atrair novos clientes.

O marketing de relacionamento também desempenhou um papel importante na ascensão dos influenciadores da mídia social. O número de pessoas com grande alcance nas redes sociais está aumentando exponencialmente, o que lhes dá voz própria para falar sobre marcas ou produtos.

Muitas empresas já estão percebendo os benefícios dessa nova abordagem em seus negócios. Os clientes desejam uma experiência pessoal e significativa.

Eles querem pontos de contato personalizados em escala, o que os leva a desejar a personalização em todos os canais de marketing: e-mail, site, mídia social, entre outros.

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Fonte: Envato

Por que você precisa de uma estratégia de marketing digital para sua startup ou negócio

O escopo do marketing digital vem crescendo continuamente nos últimos anos. Isso levou a um aumento do número de startups e novos negócios que buscam se estabelecer no mundo do marketing digital.

Uma estratégia de marketing digital bem planejada pode ajudar sua startup ou empresa a atingir seus objetivos e crescer exponencialmente com o mínimo de esforço.

A primeira etapa na criação de uma estratégia coesa, eficaz e abrangente é entender o que está funcionando para seus concorrentes. Você precisa ver o que eles estão fazendo certo para que possa replicar seus sucessos e evitar seus erros.

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