Seja qual for o seu nicho, provavelmente você está de olho na concorrência. E quando você vê os conteúdos de sucesso que ela está produzindo, é difícil não acabar fazendo igual. Veja 6 estratégias de marketing de conteúdo para copiar os concorrentes.
Mas é claro que você não vai copiar exatamente igual o que os outros estão fazendo, mas tomá-los como inspiração e fazer um trabalho tão bom que todos os seus seguidores vão assumir que você foi pioneiro na criação e execução de tal estratégia. Mas o que você pode aprender com seus concorrentes, melhorar e colocar em prática?
Confira o que observar no trabalho de outras empresas na internet através dessas 6 estratégias de marketing de conteúdo para copiar os concorrentes:
Observe como eles fazem para mostrar personalidade
Muitas vezes, o marketing de conteúdo tende a ser bem educacional, mas isso não significa que ele tem que ser chato. Existem várias formas de tornar os conteúdos mais interessantes. É possível, por exemplo, quebrar conteúdos mais sérios com posts humorísticos ocasionalmente, o que ajuda a ilustrar a personalidade da empresa.
Pense sobre que tipo de personalidade sua empresa demonstra através do seu conteúdo e, se não houver uma, o que é possível fazer para mudar isso. Você não precisa ser engraçado. É possível, por exemplo, escolher mostrar o lado filantrópico da empresa ou como ela é inovadora. Escolha algo que atinja o seu público e invista nisso. Por isso deve-se pensar em estratégias de marketing de conteúdo para copiar os concorrentes
Observe os conteúdos que eles produzem e como fazem isso
Algumas empresas parecem máquinas de produção de conteúdo, criando post atrás de post e complementando esses artigos com e-books, webinars, vídeos, enquetes e todos os outros tipos de conteúdo que você possa imaginar. E é difícil não se perguntar como eles fazem isso. Logo, é necessário entender estratégias de marketing de conteúdo para copiar os concorrentes.
Dê uma olhada novamente e concentre-se em descobrir de onde alguns desses posts estão vindo. Eles possuem convidados? Fazem listas de tópicos interessantes para seus leitores? Produzem materiais gráficos, como infográficos e vídeos? Postam materiais de outras empresas, citando as fontes e acrescentando alguns parágrafos de comentários?
Ver como seus concorrentes estão alimentando a criação de conteúdo pode fornecer inspiração para sua própria estratégia. Assim, você pode descobrir coisas novas a fazer ou mesmo quais conteúdos valem a pena serem curados para manter sua própria criação executando bem.
Observe o nível do conteúdo que eles estão entregando
Criar conteúdo relevante para o seu público nem sempre significa que você tem que escrever algo que nunca foi escrito antes na história da sua indústria. Alguns conteúdos são simples e básicos e, por isso mesmo, muito eficiente, principalmente para atingir quem está começando a jornada do comprador.
O importante é que essas publicações estejam em conjunto com outras que possuam uma série de níveis de profundidade. Ter algumas publicações mais amplas e fundamentais combinadas com outras que discutem temas mais profundos podem atingir diferentes públicos com diferentes níveis de conhecimento, o que sempre é importante para seu funil de compras.
4. Observe como eles estão utilizando novos conteúdos ou sendo inovadores: a maioria dos seus concorrentes provavelmente cria algum tipo de conteúdo, como posts, alguns estudos de caso, infográficos e até webinars. Mas será que alguns de seus concorrentes estão fazendo algo verdadeiramente único que os fazem se destacar?
Alguma dessas empresas está criando conteúdo interativo? Eles conseguem captar mais informações sobre seus clientes usando avaliações, questionários, infográficos interativos ou e-books? Algo está chamando tanta atenção que está até fazendo a empresa crescer? Pense sobre tudo isso e em como você pode fazer algo ainda mais criativo para destacar o conteúdo da sua empresa.
5. Observe o que eles estão fazendo para receber cliques no conteúdo: se em um minuto você está na página inicial do seu concorrente para fazer um reconhecimento rápido, e no minuto seguinte você já está tão interessado que se vê prestes a baixar um e-book, é natural se questionar por que esse conteúdo é mais envolvente do que o seu.
Pense especificamente sobre o que está atraindo você no site do seu concorrente. Eles estão fazendo algo único e suas manchetes tornam irresistíveis não clicar? A abordagem ao assunto é super interessante e feito de uma maneira que você nunca imaginou? Ele está falando sobre um evento, notícias recentes ou nova pesquisa? Talvez você simplesmente se sinta atraído pelo design do site?
Seja o que for, não se contente em apenas admirar o que eles fazem. Pergunte-se por que você considera o conteúdo tão atraente e o que você pode fazer para incorporar os mesmos elementos ou desenvolver algo no mesmo nível para sua empresa.
6. Observe o que eles estão fazendo para envolver ainda mais as pessoas: envolver os leitores não é somente sobre fornecer conteúdo educacional relacionado ao seu nicho. Se seus concorrentes constantemente oferecem algum tipo de conteúdo exclusivo que parece pouco relacionado com o que vocês fazem, se pergunte por que eles estão se preocupando com isso.
Uma empresa de móveis falar constantemente sobre arquitetura e decoração no blog e em suas páginas sociais é algo esperado. Mas se eles também passam a postar receitas regularmente, isso chama a atenção das pessoas. E, enquanto essas receitas provavelmente não farão com que as pessoas comprem móveis novos, elas fornecem valor aos leitores e promovem um maior envolvimento.
Pense em quais dicas criativas você tem para oferecer que podem ser úteis ao seu público, mesmo que isso não esteja ligado diretamente ao seu negócio, e em como isso pode fazer com que seu site torne-se mais útil e envolvente para as pessoas. Agora você aprendeu estratégias de marketing de conteúdo para copiar os concorrentes. Não basta simplesmente copiar o que seus concorrentes estão fazendo. Você deve usar o que eles fizeram como inspiração e, em seguida, descobrir como sua empresa pode melhorar e utilizar essas ideias.
Se mesmo com essas estratégias de marketing de conteúdo para copiar os concorrentes você não consegue pensar no que fazer, conte com a equipe de especialistas de uma agência de marketing digital como a Agência IMMA.