5 passos para criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017

As mídias sociais estão em constante evolução e pode ser difícil prever o que virá a seguir. Não é possível saber o que será popular nos próximos anos. No entanto, podemos pensar numa forma de criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017.

5 passos para criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017

Ter uma estratégia sólida de mídia social pode ajudar a conquistar várias metas de negócios, mesmo com uma paisagem social em constante mutação.

Confira 5 passos para criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017

1. Definir claramente suas metas

Se não existem metas, como definir o que é sucesso? O que você fará com as contas das redes sociais se não definir metas para seu trabalho? O primeiro passo para a criação de uma estratégia bem-sucedida de mídia social é estabelecer suas metas. É importante ser realista e criar metas desafiadoras, porém alcançáveis.

Algumas metas interessantes podem aumentar o tráfego global para o site, melhorar o engajamento das páginas, buscar mais receita para as mídias sociais, dentre outras. Com metas definidas em mente, você pode, então, alinhar tudo que você fará para alcançá-las.

2. Identificar seu público-alvo

Você tem seus objetivos claramente definidos. Portanto, agora é hora de começar a pensar em quem você está tentando ativar para atingir essas metas.

Existem algumas maneiras para identificar o seu público-alvo. Você pode, por exemplo, olhar sua base de clientes e tentar criar personas baseadas em informações demográficas, necessidades cotidianas, gastos e outras características.

Mídias sociais

Quem não tem uma base de clientes, pode usar as redes sociais como auxiliares desse processo de identificação do público-alvo. A maioria das plataformas oferecem informações demográficas que permitem levantamentos simples, porém muito úteis, dos públicos que visitam suas diferentes páginas.

3. Criar uma estratégia de conteúdos diversificados

A diferença entre a quantidade de conteúdo criado e a quantidade de conteúdo efetivamente consumido nas redes sociais está rapidamente aumentando. Além disso, novos meios de comunicação estão se tornando populares. É por isso que uma estratégia de conteúdo diversificado pode te ajudar a chegar às metas estipuladas para 2017.

É provável que, para o ano que vem, as pessoa anseiem ainda mais em encontrar informações de forma rápida, fácil e prática. Além disso, é cada vez mais comum que os usuários deem preferência a vídeos, pois quase todos os sites de mídia social têm atualizado sua capacidade de reproduzir vídeos.

Veja também  5 dicas para aumentar sua presença nas mídias sociais

Outro nicho que se expande é o de podcasts, que têm se tornado cada vez mais populares devido a praticidade de se acompanhar esse tipo de transmissão. Atualmente estima-se que 17% dos americanos ouçam podcasts mensais. Quem sabe essa não é uma boa oportunidade para sua marca?

4. Atribuir um orçamento dedicado exclusivamente a publicidade em mídias sociais

Para chegar verdadeiramente em seu público-alvo e alcançar suas metas ligadas as mídias sociais, é altamente recomendável atribuir um orçamento dedicado exclusivamente a publicidade em mídias sociais.

Marketing digital

Dentro dos próximos cinco anos, espera-se que a publicidade de mídia social compreenda mais de 20% dos orçamentos de marketing. 2017 é o ano que você deve começar a levar essa publicidade mais a sério e começar a usar o orçamento de forma estratégica.

Quando usada de forma inteligente, a publicidade social é a forma mais rentável de atingir um público-alvo e de envolvê-lo ainda mais. Se você ainda não começou a fazer anúncios em mídias sociais, deve começar imediatamente. Caso contrário, você pode ficar para trás em 2017.

5. Pense móvel

Estima-se que as pessoas verifiquem seus telefones uma média de 150 vezes por dia. As pessoas estão tão viciadas que, segundo uma pesquisa da Mental Health Daily, 68% das pessoas percebem vibrações mesmo quando seus telefones não estão recebendo uma notificação. Estamos literalmente imaginando o telefone vibrando porque nosso cérebro já espera por isso.

E já que somos vidrados em dispositivos móveis, faz sentido adequar sua estratégia de mídia social para ser móvel em primeiro lugar. Além disso, uma vez que a jornada do consumidor não é mais linear e tem lugar em diferentes dispositivos, tudo deve estar conectado e os anúncios sociais precisam ser amigáveis tanto para desktop quanto para mobile.

Vale lembrar que 80% do tempo que ficamos conectados nas redes sociais, atualmente, é através de dispositivos móveis. Não otimizar sua estratégia de mídia social para celular pode ser um grande erro em 2017.

Veja também

Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade

Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade

By | Gestão de Mídias Sociais

O Facebook anunciou um novo conjunto de restrições e aumentou as penalidades para marcas que publicam anúncios considerados fora de padrão em sua plataforma. Dessa forma, o Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade.

Veja também  Usar as fotos do cliente para realizar mais vendas no Pinterest pode ser uma boa ideia
Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK