7 dicas para criar uma estratégia de marketing ao vivo no Twitter

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
11/10/2017
Gestão de Mídias Sociais

Desenvolver uma estratégia de marketing criativa em tempo real no Twitter é uma ótima maneira de aumentar seu alcance e influência dentro do seu nicho. Ao twittar durante um evento ao vivo, você pode compartilhar experiências a medida que elas se desdobram, o que pode gerar muitos novos seguidores. Confira 7 dicas para criar uma estratégia de marketing ao vivo no Twitter.

7 dicas para criar uma estratégia de marketing ao vivo no Twitter

Fonte: Freepik.

Dicas para criar sua estratégia de marketing ao vivo no Twitter:

1. Conheça o Twitter: antes de começar com sua estratégia de tweetar ao vivo, certifique-se de estar confortável com a plataforma. É importante conhecer o básico e a linguagem antes de entrar neste jogo. Felizmente, o Twitter tem alguns vídeos informativos e artigos disponíveis para quem está começando.

2. Tenha uma voz consistente: embora você já conheça bem a identidade da sua marca, pode ser necessário ajustar sua voz para o Twitter nessa estratégia de marketing ao vivo no Twitter. A maioria das pessoas online está procurando entretenimento, instrução ou inspiração, e, para atingir esse público, é preciso ajustar seu discurso de marca e torná-lo apropriado. Depois de fazer isso, será bem mais fácil ter uma voz consistente no Twitter.

3. Pesquise seu público: sua audiência para eventos ao vivo pode ser um pouco diferente daquela que, normalmente, segue sua marca no Twitter. Então passe algum tempo pesquisando e vendo o que seu público tem a dizer. Você pode, por exemplo, seguir um grupo amplamente composto por usuários potenciais para descobrir como eles se comportam com as transmissões ao vivo.

Atingir o público-alvo no Twitter

4. Selecione um evento: conhecer o seu público ajudará a determinar qual evento você deve segmentar para dar início a sua estratégia de marketing em tempo real. O evento pode ser sobre sua empresa, como uma conferência de usuários, ou algo do qual você está participando para seu desenvolvimento profissional ou da marca.

Independentemente do que você escolher, certifique-se de ter tempo suficiente para planejar sua estratégia. Você não deve escolher um evento muito longo, pois sua transmissão acabará sendo cansativa e atrapalhará toda a sua estratégia de marketing ao vivo no Twitter. Uma palestra, workshop ou debate com especialistas que tenha curta duração é um bom evento para começar.

5. Decida quem vai tweetar: um aspecto importante de se preparar para tweetar num evento ao vivo é selecionar a equipe ou pessoa certa para supervisionarem sua conta. Você deve escolher alguém que tenha um conhecimento profundo no Twitter, de mídias sociais, do seu público e do que sua marca deseja transmitir, pois essa pessoa ficará responsável por ouvir seu público e lidar com cada tweet.

Para manter a voz da sua empresa consistente, é melhor atribuir esse papel a uma pessoa que já tenha experiência com as contas sociais da sua marca, embora toda a equipe possa e deva participar da conversa e compartilhar fotos e vídeos do evento.

Dicas para gerar tráfego no Twitter

6. Conheça a hashtag do evento e comece a usá-la com antecedência: outra parte importante da preparação para um evento ao vivo está em se familiarizar com a hashtag do evento. Seu público-alvo certamente estará seguindo-a, então você deseja incluí-la em todos os seus tweets. Além disso, aproveite para se atualizar sobre tudo o que acontecerá no evento seguido de todas as hashtags que são tendência em relação a ele.

Tenha cuidado com erros ortográficos em sua hashtag. Isso não só é embaraçoso, mas também significa que suas publicações não aparecerão quando um usuário fizer uma busca pela hashtag do evento, diminuindo o alcance da sua estratégia de marketing ao vivo no Twitter. Existem aplicativos, como o Tweetdeck, que preenchem automaticamente as hashtags dos tweets e ajudam a evitar este tipo de situação.

7. Deixe alguns tweets agendados: você não vai querer ficar pendurado no Twitter ao vivo durante todo o evento. Em vez disso, deixe alguns tweets prontos antes do evento e, se possível, até agende alguns deles. Afinal, pode ser bem difícil prestar atenção no que acontece e ainda tweetar durante o evento.

Veja também