Nos últimos tempos, o inbound marketing tem encantado a todos devido a sua eficiência. Afinal, há uma honestidade inerente a essa estratégia que é realmente encantadora. Veja como a honestidade pode ser uma vantagem na sua estratégia de inbound marketing.
Saiba como a honestidade pode ser uma vantagem na sua estratégia de inbound marketing
Apesar de o inbound marketing ter ser tornado muito popular, muitas pessoas ainda têm dúvidas se ele realmente funciona. Como se fosse de forma inversa, a empresa não vai em busca de clientes, os clientes chegam até à empresa. E existem muitas técnicas de inbound marketing que garantem que você não perca o cliente quando isso acontecer.
Para entender o porquê do inbound marketing funcionar tão bem (ou melhor do que o marketing tradicional) basta parar para pensar sobre o seu próprio processo de compra.
Quantas vezes você se sente influenciado pela publicidade quando ela chega até você? Quando você é impactado pela propaganda de um produto de uma marca cara, apresentado por um modelo, você corre automaticamente para comprá-lo ou o rejeita imediatamente, pensando que não é para você?
É pouco provável que alguém efetivamente compre um produto caro sem refletir muito sobre isso, tendo em vista que, além do valor do produto ser (muito provavelmente) inacessível, poucas vezes nos identificamos com o modelo escolhido pela marca para fazer a propaganda.
Mas, quando se trata de inbound marketing, é comum que você ouça sobre o produto de um amigo, alguém que você conheça ou até de um blogueiro que você está seguindo. Existem muitas maneiras de uma pessoa ouvir falar sobre um determinado produto.
Se você também é cético sobre isso, considere mais uma vez suas próprias experiências. Você não tende a acreditar mais em recomendações de amigos, familiares ou colegas de trabalho? Ou até de um blogueiro que teste o produto?
Quando você sabe que uma pessoa do seu convívio teve uma boa experiência com determinado produto ou serviço, você automaticamente acha que é mais provável que o mesmo aconteça com você. Isso ocorre porque essas pessoas são próximas e tem algo em comum.
Outra razão para o inbound marketing funcionar é porque é muito mais convincente ouvir sobre a experiência de pessoas reais que não tenham sido pagas para promover o produto. Você sabe que o modelo de um anúncio é pago para fazer a propaganda Google no , por exemplo. Mas se seu amigo recomenda esse produto, você sabe que é de forma sincera, pois ele não ganhou dinheiro algum para fazer isso.
E, mesmo quando ocorre essa recomendação, é provável que essa pessoa use as palavras com cautela. Isso é o que tende a balançar os clientes quando se trata de inbound marketing: a honestidade da ação.
Depois que alguém recomenda alguma coisa, o caminho mais provável para a pessoa obter mais informações sobre o assunto é procurá-lo na internet. Nesse ponto, é melhor para a empresa manter a estratégia de inbound marketing a mais neutra possível.
Isso não significa que não se deve demonstrar entusiasmado em relação ao seu produto. No entanto, é melhor evitar conteúdo promocional. O que atraiu o cliente para você, em primeiro lugar, foi a honestidade inerente à recomendação. Então você precisa continuar o processo com honestidade para que o usuário também se torne um cliente.
A maioria das pessoas consegue ver quando se trata de um discurso de vendas. E a escrita promocional não é mais interessante, tão pouco persuasiva. Se a empresa realmente deseja persuadir um cliente, apenas dê a ele o máximo de informação possível e ofereça uma ótima experiência sempre.
Quais são as diferentes maneiras de usar o seu produto? Quais são os diferenciais dele em relação aos produtos concorrentes? Depoimentos de clientes sempre parecem ser muito mais reais do que uma propaganda com um modelo. Histórias e experiências da vida real também são interessantes, bem como informativas e transmitem toda a honestidade que você precisa para sua estratégia de inbound marketing.