Principais erros técnicos de SEO que podem prejudicar o seu site

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/02/2021
Otimização de Sites (SEO)

Há muitos erros técnicos de SEO que podem prejudicar o seu site. Por isso, se você administra o site de uma marca, é importante prestar atenção para descobrir o que você pode estar fazendo de errado. Dessa maneira, você pode corrigir qualquer problema sem que ele atrapalhe o crescimento da empresa como um todo.

Quer saber quais são os erros de SEO que podem gerar prejuízos para o site da sua marca? Continue com a leitura!

Principais erros técnicos de SEO que podem prejudicar o seu site

Descubra quais são os 4 principais erros técnicos de SEO que podem prejudicar o seu site

SEO é uma ferramenta crucial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. A sigla significa search engine optimization (em português, otimização para mecanismos de busca), e engloba uma série de técnicas que melhoram o posicionamento de um conteúdo ou um site nas páginas de resultados do Google.

Essa melhoria do posicionamento de um link é fundamental para garantir o seu alcance. Isso porque a extrema maioria dos usuários na internet não vai além das primeiras páginas de resultados de busca ao procurar por alguma coisa no Google. Por conta disso, os links destas páginas recebem a maior parte dos cliques provenientes da plataforma.

Diante disso, não é de se estranhar que o SEO seja tão importante para o marketing online. Afinal, ele é vital para fazer com que os usuários descubram uma empresa.

Mas o que acontece quando um site comete erros de SEO? Esse tipo de falha pode ser altamente prejudicial para a sua estratégia. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas para que você possa evitar essas armadilhas no futuro. Confira!

Seis dicas de SEO para o seu site

Fonte: Freepik

Não otimizar as URLs

A URL de uma página é um elemento que muitos empresários ignoram. Mas isso é um erro grave, porque otimizar as URLs de um site é crucial para a estratégia de SEO.

Isso porque URLs ilegíveis, ou seja, repletas de símbolos e números, não são positivas para o algoritmo do Google. Assim, o ideal é garantir a presença de URLs amigáveis. Essas são URLs simples, legíveis, que contêm a palavra-chave da página em questão.

Melhores dicas de SEO para o seu site

Fonte: Freepik

Esquecer de melhorar a velocidade do site

A velocidade de um site influencia profundamente o tipo de experiência que ele oferece para os usuários. E isso é muito importante para o algoritmo do Google, que prioriza sites onde os usuários passam mais tempo e têm uma experiência melhor.

Desse modo, ter um site lento é um dos principais erros técnicos de SEO que uma marca pode cometer. Ao invés disso, garanta que nenhuma parte do seu site demore mais de 3 segundos para carregar.

Divulgar sua marca no Google

Fonte: Freepik

Repetir uma palavra-chave em páginas ou conteúdos diferentes

No marketing de conteúdo, a escolha de palavras-chave é uma das etapas mais básicas. Mas isso pode resultar em um erro grave: Escolher a mesma palavra-chave para conteúdos ou páginas diferentes.

Isso é um problema, porque faz com que dois conteúdos seus entrem em competição. Sendo assim, procure sempre usar palavras-chave diferentes. Ainda que as diferenças sejam pequenas, é fundamental que elas não sejam idênticas.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Tentar otimizar um site por conta própria

Criar um site e otimizá-lo de acordo com as normas de SEO é uma tarefa mais difícil do que parece. Por isso, o ideal é fazer isso com a ajuda de uma empresa especializada, como uma agência de marketing digital

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada preparada para ajudar a sua marca. E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também