Se você não está vendo resultado em todo seu esforço nas redes sociais, então é bem provável que esteja fazendo algo muito errado. Confira 5 erros sérios de marketing em mídia social que você deve parar de cometer e coloque tudo em prática imediatamente.
Fonte: FreePik.
5 erros sérios de marketing em mídia social que você deve parar de cometer:
1. Você está sendo muito egocêntrico: é claro que você deve usar a mídia social para falar do seu negócio, os últimos lançamentos, notícias da empresa, etc. Mas quando você fala só disso, acaba se tornando monótono e demonstra ser bastante egocêntrico.
Concentrando-se nos problemas que seu negócio resolve, por exemplo, você passa o foco das publicações para o seu público e suas necessidades, que é uma das melhores maneiras de expandir o alcance em plataformas sociais. Com base nos padrões do que o público gosta, preencha a programação com conteúdos variados e utilizando fontes confiáveis.
Como você apresenta seus serviços para o seu público pode fazer toda a diferença. Não destaque unicamente ofertas e produtos. Faça de seus clientes potenciais o centro das atenções e foque em servir o melhor que você puder.
2. Você separa o marketing em mídia social das outras estratégias: o marketing em mídia social não é uma coisa que acontece a parte do mundo. Ele é diferente, devido à sua audiência e ambiente, mas, em essência, o marketing social deve ser parte de uma estratégia maior. Se não for, você está limitando seriamente seu potencial de alcance e impacto.
Fonte: FreePik.
Imagine que você está executando um concurso de mídia social. Se você restringir os anúncios do concurso a alguns posts no seu feed de notícias, reduzirá significativamente suas impressões. Mas se você também menciona o concurso em seu site, blog e em seus e-mails, você o lança para uma rede maior para os participantes em potencial.
3. Você ignora o feedback que recebe: você verifica as interações que recebeu na mídia social para obter feedbacks? As reações do público informam se eles gostaram dos conteúdos ou não e acompanhar os padrões de resposta das pessoas pode ajudar a aperfeiçoar sua estratégia de marketing digital.
O que funciona para algumas empresas pode não funcionar para outras. É claro que você pode iniciar sua estratégia de marketing digital com base em estudos de caso e no que seus concorrentes estão fazendo. Mas o ideal é ir aperfeiçoando essas estratégias e adaptando-as de acordo com o feedback do seu próprio público.
Fonte: FreePik.
Estudar métricas de engajamento e ver o que os comentários sobre suas postagens dizem para avaliar a eficácia do seu trabalho é o mínimo que pode ser feito para que sua estratégia dê certo. Afinal, o público gosta de saber que foi ouvido.
4. Você está julgando mal sua audiência: a pesquisa da audiência é uma parte séria do sucesso em mídia social. Afinal, a menos que você saiba com quem está falando, o que os interessa, o que os preocupa e o que os faz interagir, você não pode ter certeza do que publicar.
Suposições podem não levar a nenhum resultado substancial. Entender o seu público-alvo é fundamental para fazê-lo responder. Aliás, as atividades em mídia social e padrões de comportamento deste público é o que irão decidir o que e quando postar, além de afetar a frequência das postagens.
5. Você se tornou um spammer: uma coisa é promover seu conteúdo. Outra bem diferente é promover o mesmo conteúdo várias vezes ao dia. Se você não ganhou tráfego extra realizando esse trabalho, é provável que ele tenha causando mais danos do que benefícios e os seus seguidores estejam considerando que seu material é spam.
Fonte: FreePik.
Se um mesmo post aparece diversas vezes em uma mesma plataforma social num período de tempo muito curto, sua audiência pode acabar se irritando. Reforçar uma mensagem junto ao público é importante, mas a repetição constante é prejudicial. Por isso, criar um plano de promoção de conteúdo que inclua alguma variedade é muito válida para não saturar o seu segmento.
A ideia é construir uma estratégia de marketing integrada que seja centrada no público. Compartilhe o que eles querem receber, em uma frequência regular o suficiente para alcançar a maioria de seus seguidores, certificando-se de estar antenado com todos os feedbacks. Dessa forma, torna-se muito mais fácil obter sucesso na mídia social.
Agora que você já conhece alguns erros sérios de marketing em mídia social, comece a evitá-los!