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8 erros para evitar ao promover a página de sua pequena empresa no Facebook

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Uma página no Facebook pode ser visitada por milhares de pessoas do mundo todo, todos os dias. E a maneira com que esta audiência reage a sua página pode impulsionar ou prejudicar o seu negócio. Por isso, é bom conhecer alguns erros para evitar ao promover sua pequena empresa no Facebook.

Erros para evitar ao promover sua pequena empresa no Facebook

Fonte: Pixabay.

Embora as pessoas queiram saber a receita secreta para ter uma página famosa no Facebook, a verdade é que não há um truque que possa levar ao sucesso instantâneo. A coisa mais importante é saber o que não fazer, pois existem erros que são fatais em qualquer estratégia de marketing digital.

Confira 8 erros para evitar ao promover sua pequena empresa no Facebook:

1. Criar uma página muito genérica: ter uma página no Facebook pode ser incrível para uma pequena empresa, pois esta é uma forma simples e eficaz de divulgar um negócio sem precisar gastar muito. No Facebook, milhares de pessoas que apresentam determinados interesses podem se conectar a página da sua empresa, formando uma rede de contatos variada, vasta e muito interessante.

É claro que se você tem uma página sobre culinária, por exemplo, as pessoas esperam receber dicas de receitas, informações sobre produtos para cozinhar, avaliações de restaurantes, etc. Não adianta querer falar sobre tudo, pois isso nem sempre será interessante para seu público e ainda pode fazer com que as pessoas descurtam a página ou gerem discussões nada relevantes para o nicho.

Página no Facebook

Fonte: Freepik.

Outro erro comum é se concentrar apenas no negócio e esquecer dos clientes. Uma página narcisista perde fãs muito rapidamente. Afinal, na maioria das vezes, essas pessoas não estão só interessadas na empresa, mas no nicho como um todo. Você deve procurar maneiras de nutrir a comunidade e apoiar seus interesses. Oferecer material de qualidade fará seus fãs voltarem a página sempre.

Uma das coisas mais simples que você pode fazer é tornar o seu conteúdo relevante para a vida de seus seguidores. Isso mantém você você conectado com eles e mostra que a empresa está antenada com o mundo real.

2. Ter uma página que não está em sintonia com a empresa: muitas pequenas empresas negligenciam a importância de se certificar de que a aparência de sua página no Facebook está em concordância com suas visões de negócios e objetivos. Mesmo as páginas sociais fazem parte de sua empresa, e, portanto, deve exibir a mesma personalidade do negócio em si.

É importante refletir sua identidade ao interagir com seus clientes no Facebook. É natural ser um pouco mais casual no Facebook, isso já é intrínseco a rede, mas você deve sempre se esforçar para manter um equilíbrio. Afinal, você não vai querer que os clientes sintam que você não está levando o negócio a sério.

Erros para evitar ao promover sua pequena empresa no Facebook

Fonte: Freepik.

3. Ficar na sua zona de conforto: com tantas pequenas empresas competindo por um espaço no feed de notícias dos usuários do Facebook, você pode sentir que se manter na zona de conforto é a melhor opção. Isso, para a maioria das empresas, significa aderir a um tipo de conteúdo e colocar a estratégia no piloto automático.

Mas, com o tempo, você vai começar a achar cada vez mais difícil capturar a atenção de seu público se não experimentar a criação de posts variados e diferentes. Uma estratégia de conteúdo bem-sucedida deve envolver uma mistura de infográficos, vídeos, fotos e  muitos outros recursos visuais. Essa variedade de conteúdos ajuda a se destacar na multidão.

Alguns tipos de conteúdo podem tornar-se virais, o que pode aumentar bastante seu alcance orgânico, enquanto outros permitirão que você obtenha um engajamento mais consistente, incluindo ações, curtidas e comentários.

4. Não usar os anúncios do Facebook: quando se trata de pagar por publicidade, muitos pequenos empresários são tímidos. A maioria deles cria uma página no Facebook para usar seus benefícios gratuitos. No entanto, isso pode limitar seu alcance a quantidade de clientes que já pesquisaram a empresa no Facebook.

Gestão de mídias sociais

Fonte: Freepik.

Você estenderá seu alcance se considerar usar os anúncios do Facebook. A empresa construiu uma plataforma poderosa para ajudar as empresas a ampliar sua base de clientes e perspectivas de vendas. Você pode definir audiências com base em interesses, localização e até mesmo comportamento de compra, o que pode ser importantíssimo para qualquer empresa.

Você pode segmentar seus anúncios ainda muito estrategicamente não só para gerar vendas, como também para aumentar acessos ao seu site e gerar leads qualificados, fazer com que as pessoas assinem sua newsletter, dentre várias outras opções.

5. Não explorar ferramentas externas: as pequenas empresas confiam principalmente no que está disponível no Facebook, o que limita os recursos que podem usar para otimizar suas campanhas. Existem várias ferramentas de empresas terceirizadas que se integram com o Facebook para oferecer recursos prontos que fazem o gerenciamento e a promoção das páginas com muito mais facilidade.

6. Ter medo de gastar dinheiro em testes: o passo mais importante na criação de anúncios do Facebook é a fase de teste. Mas, como uma pequena empresa, você pode pensar que não há orçamento para gastar nisso. No entanto, este é um erro enorme. Afinal, testar anúncios realmente economiza dinheiro, garantindo que você não está destinando verba em anúncios que não funcionam.

Redes sociais

Fonte: Freepik.

Comece fazendo testes A/B, ou seja, duas versões de um mesmo anúncio, e observe qual funcionará melhor. A partir deste bem-sucedido, crie um novo e assim sucessivamente. Em breve, sua empresa terá um anúncio perfeito rodando no Facebook e isso não sairá tão caro quanto ter vários anúncios medianos atingindo poucas pessoas.

7. Ser inacessível: as pessoas gostam de interagir com as publicações de empresas no Facebook por inúmeros motivos e não dar atenção a isso pode ser um enorme problema. Não responder a um comentário ou mensagem pode dar a sensação de que a empresa não liga para as opiniões ou perguntas dos clientes e prefere ser inacessível do que manter a rede social como um canal de comunicação.

Crie oportunidades para seus seguidores interagirem com a página abrindo concursos, solicitando opiniões, apresentando fotos de clientes e respondendo às perguntas dos usuários do Facebook.

Interações pessoais com os clientes promovem a confiança na marca e fazem com que os usuários se sintam recompensados.

Pequena empresa no Facebook

Fonte: Freepik.

8. Postagens esporádicas: não importa o quanto trabalho você tem para criar uma página perfeita se o espaço é usado para postagens esporádicas. Isso faz com que os seguidores percam o interesse e deixem de seguir a empresa na rede social.

Evite isso fazendo um planejamento das postagens a longo prazo. Se não há como pagar para uma empresa para fazer isso para você, reserve ao menos um dia na semana para planejar todas as postagens de, pelo menos, 15 dias. Depois, é só ir ajustando o material sempre que necessário. Peça para alguém da equipe ajudar com a revisão do texto para não aparecer nenhum erro de português na sua página.

A frequência de postagens ideal varia de um negócio para outro, mas um estudo realizado pela plataforma Social Bakers descobriu que cerca de 5 a 10 posts por semana é a quantidade ideal. Postar pouco pode fazer com que a página perca a atenção dos usuários, enquanto um número muito grande de postagens pode deixá-los irritados.

Pode ser um pouco complicado otimizar a hora do dia para suas postagens, mas existem ferramentas que podem ajudar. Se você ainda não utiliza uma ferramenta de gerenciamento para o Facebook, basta visitar os relatórios da própria plataforma que lá é possível encontrar muitas informações interessantes sobre a página, inclusive os horários em que o seu público é mais ativo.

Erros para evitar ao promover sua pequena empresa no Facebook

Fonte: Freepik.

Este pequeno cuidado pode garantir que o seu trabalho seja mais visto, gerando mais interações e aparecendo ainda mais nos feeds dos seus curtidores e de seus amigos.

Agora que você conhece 8 erros para evitar ao promover sua pequena empresa no Facebook, comece a evitá-los!

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