5 principais erros para evitar ao otimizar o conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
17/10/2021
Otimização de Sites (SEO)

Você sabe quais são os erros para evitar ao otimizar o conteúdo? Quando o conteúdo é otimizado, é mais fácil ser encontrado nos motores de busca. Os mecanismos de pesquisa também têm uma classificação melhor quando o conteúdo é otimizado para eles. Isso significa que há mais oportunidades de sucesso em um mercado que aumenta a influência e o reconhecimento da marca.

A influência de um site é determinada pelo grau de compatibilidade do site com os mecanismos de pesquisa. Um site otimizado aumenta suas chances de ter uma boa classificação no Google e aumentar sua voz no mercado.

Neste artigo, vamos explicar para você quais são os principais erros para evitar ao otimizar o conteúdo para o site da sua empresa e como evitar esses erros para que você possa ter um alcance ainda melhor, principalmente quando falamos em tráfego orgânico.

5 principais erros para evitar ao otimizar o conteúdo

Fonte: Freepik

Os 5 principais erros para evitar ao otimizar o conteúdo

Se você está escrevendo para um mecanismo de pesquisa, precisa conhecer os erros que as pessoas geralmente cometem ao otimizar seu conteúdo.

Assim, para ficar por dentro das últimas tendências e fornecer conteúdo de alta qualidade, é importante estar ciente dos erros que os redatores de conteúdo costumam fazer. Por isso, listamos alguns desses principais erros em 5 tópicos. Quer saber mais? Então confira a nossa lista abaixo com os erros para evitar ao otimizar o conteúdo!

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Não usar palavras-chave em seus títulos e subtítulos

Títulos e legendas são muito importantes quando se trata de SEO. Os títulos devem ser curtos, descritivos e relevantes para o conteúdo.

Quando se trata de legendas, elas devem levar ao conteúdo com uma pergunta. A legenda deve responder a essa pergunta sem depender muito de palavras-chave ou frases que possam fazer com que os algoritmos do Google pensem que seu site contém spam.

Não usar palavras-chave em seus títulos e subtítulos

Fonte: Freepik

Não usar palavras-chave em seu texto legível

Um dos erros para evitar ao otimizar o conteúdo é esquecer as palavras-chave. É importante espalhá-los para que o Google possa entender melhor o que você está tentando transmitir.

Alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao escrever conteúdo online incluem não usar palavras-chave, não deixar isso claro e não escrever de forma cativante.

Não usar palavras-chave em seu texto legível

Fonte: Freepik

Não otimizar o comprimento do conteúdo para leitores online

Otimizar o comprimento do conteúdo para leitores online é um dos erros a evitar. Muitas pessoas, na maioria das vezes, subestimam quanto tempo a leitura pode levar e tentam colocar muita informação em seu conteúdo.

Uma boa regra é manter o comprimento médio do parágrafo abaixo de 4 linhas, o que permite que você mantenha um ritmo acelerado sem sacrificar a legibilidade ou a qualidade.

Não otimizar o comprimento do conteúdo para leitores online

Fonte: Freepik

Não usar palavras-chave e frases no título, texto e cabeçalhos de sua postagem no blog

Palavras-chave e frases devem ser usadas no título, texto e cabeçalhos de suas postagens de blog. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a entender melhor do que se trata o seu conteúdo. Ele também fornece mais foco sobre o que você deseja falar.

A pesquisa de palavras-chave é muito importante se você deseja que suas postagens tenham uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. Escolher as palavras-chave certas para usar é uma das tarefas mais importantes quando se trata de SEO.

Não usar links externos relevantes

Outro erro comum na otimização de conteúdo é não usar links externos relevantes. Quando um artigo não é otimizado o suficiente, ele não obtém o impulso que deveria e, portanto, acaba com baixo engajamento ou, pior ainda, é banido da plataforma.

É essencial incluir apenas links externos relevantes e envolventes em seu conteúdo para manter sua posição nos rankings de mecanismos de pesquisa e aumentar a taxa de cliques.

Não usar links externos relevantes

Fonte: Freepik

Como evitar os erros mais comuns na otimização de conteúdo

O primeiro passo para evitar esses erros é ter certeza de que você está direcionando o público certo com a mensagem certa. Isso significa reservar um tempo para pesquisar em quem consiste seu público-alvo e quais são suas necessidades.

A próxima etapa é criar conteúdo valioso em sua indústria ou nicho. Isso significa pesquisar o que outros sites oferecem em termos de informação e determinar como o que você oferece pode ser melhor do que esses sites.

Por último, é importante escrever com uma voz forte. Isso significa ter certeza de que você tem seu ponto de vista com clareza e simplicidade para que todos entendam o que você está tentando dizer, sem qualquer confusão ou necessidade.

Como evitar os erros mais comuns na otimização de conteúdo

Fonte: freepik.

Otimizar o conteúdo ajuda no tráfego orgânico

Embora o tráfego orgânico ainda seja a espinha dorsal da maioria dos esforços de marketing, o marketing de conteúdo pode ajudar a impulsionar sua presença na web e melhorar as conversões.

O futuro do marketing é inclusivo. É um mundo onde cada empresa está aproveitando a análise de dados para otimizar seu conteúdo e alcançar mais clientes. Porém, com esse aumento de popularidade, tornou-se necessário ajustar seus processos.

Hoje em dia, as empresas que não usam uma estratégia de conteúdo forte estão perdendo oportunidades que as empresas que adotaram suas estratégias de conteúdo conseguiram capitalizar.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Conte com uma agência de marketing digital para otimizar seu conteúdo

A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que oferece serviços de otimização de conteúdo. Nós ajudamos as empresas com sua estratégia de marketing de conteúdo, fornecendo percepções de classe mundial para ajudá-las a melhorar seu conteúdo.

A Agência IMMA é a melhor forma de as empresas obterem conteúdo direcionado de alta qualidade para seus sites e plataformas de mídia social.

Veja também