4 principais erros de marketing online para evitar

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/05/2021
Marketing Digital

Você sabe quais são os 4 erros de marketing online para evitar? Trabalhar com marketing online pode ser muito benéfico para uma empresa. Afinal, não é à toa que as grandes marcas, hoje em dia, investem toneladas de dinheiro no marketing digital. O potencial para o sucesso é muito grande.

Mas essa ferramenta não é uma fórmula mágica: existem muitas armadilhas nas quais um iniciante pode cair, prejudicando seus resultados. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os 4 principais erros de marketing online para evitar. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

4 principais erros de marketing online para evitar

Fonte: Freepik

Descubra quais são os 4 principais erros de marketing online para evitar

Para fazer marketing na internet, é preciso, antes de qualquer coisa, fazer um plano. Isso porque existem muitos detalhes que devem ser examinados com cuidado antes que a estratégia seja colocada em prática.

Sendo assim, um dos primeiros passos que você pode tomar para usar o marketing online para a sua empresa é conhecer melhor o tema. Isso inclui se familiarizar com alguns dos erros mais frequentes de principiantes na área. Dessa maneira, você pode evitar repetir esses erros no futuro. A seguir, então, vamos apresentar alguns dos principais deles. Confira!

Não ter uma identidade visual

Para se comunicar de forma efetiva no mundo online, é necessário ter uma identidade visual bem definida. Isso porque a comunicação visual é a que predomina na internet. Imagens, banners, GIFs… A lista de recursos gráficos é longa, e saber usá-los a seu favor faz toda a diferença no marketing online.

A ideia de ter uma identidade através disso, no entanto, implica também em um senso de coerência e coesão entre os recursos gráficos usados pela empresa. Essa coesão contribui para construir uma imagem para a marca, que cria, por sua vez, uma identidade. A empresa passa a ser vista de uma forma específica, o que contribui para que ela ganhe destaque no mercado. É, portanto, essencial construir esse atributo.

Existe também a questão de uma identidade visual

Fonte: freepik.

Esquecer de ferramentas básicas

Às vezes, ao pensar em marketing online, as pessoas pensam que só devem utilizar as ferramentas mais recentes e que estão mais em alta. Mas as ferramentas básicas também têm seus benefícios, e devem ser consideradas de acordo com isso.

Um bom exemplo é o e-mail. Mesmo que o e-mail seja um recurso de comunicação online bem básico, o e-mail marketing ainda é uma forma de marketing digital muito efetiva. Portanto, vale a pena incorporá-lo na sua estratégia.

Invista em campanhas de E-mail Marketing

Fonte: Freepik

Postar demais nas redes sociais

As mídias sociais são excelentes plataformas para o marketing online. No entanto, ao criar perfis para uma marca, um erro comum é exagerar na quantidade de postagens.

Esse tipo de atitude tem uma boa intenção, afinal, é péssimo deixar de postar e fazer a página parecer inativa. Mas postar o tempo todo também não é uma solução: Fazer isso pode incomodar os seguidores da página, que podem acabar deixando de segui-la.

Ao invés disso, portanto, procure encontrar uma frequência equilibrada para postar nas redes sociais. Duas ou três vezes por semana, por exemplo, é uma boa opção.

Reels do Instagram

Fonte: Freepik

Não contar com ajuda especializada

Um dos principais erros de marketing online para evitar que podemos mencionar é: tentar cuidar de tudo por conta própria. O marketing digital é um campo extremamente vasto e complexo, e, para uma pessoa leiga, não é uma boa ideia tentar administrá-lo sozinho. Há sempre o risco de você cometer erros graves ou perder tempo que poderia estar usando no core business da sua empresa.

Por conta disso, vale a pena contratar uma empresa especializada na área, como uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. Quer saber mais? Então entre em contato e faça já um orçamento!

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Veja também