4 erros de marketing digital que devem ser evitados

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
27/12/2020
Marketing Digital

Há muitos erros de marketing digital que devem ser evitados. Afinal, apesar de ser um campo com muitas possibilidades úteis para empresas, o marketing online também é um tema complexo que deve ser estudado com cuidado. Adotar certas estratégias não garante uma promessa de sucesso. Na verdade, elas precisam ser usadas da maneira correta para funcionarem.

Por isso é importante entender as falhas comuns que iniciantes cometem nessa área. Dessa forma, você evita problemas no plano de marketing digital da sua empresa. Neste artigo, então, vamos apresentar 4 erros de marketing digital que devem ser evitados. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

4 erros de marketing digital que devem ser evitados

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Descubra quais são os 4 erros de marketing digital que devem ser evitados

Marketing digital é um termo que engloba qualquer iniciativa que tem o objetivo de promover uma marca na internet. Sendo assim, ferramentas como o marketing de conteúdo, marketing de redes sociais ou até o e-mail marketing se encaixam nesse conceito.

Por conta dessa variedade de recursos, o tópico pode parecer muito amplo e intimidante à primeira vista. Mas é a falta de aprofundamento que leva iniciantes a cometer erros graves. A seguir, então, vamos apresentar alguns dos principais deles. Confira!

Não ter um público-alvo bem definido

Como qualquer outra tática de publicidade, o marketing digital é mais efetivo quando direcionado a um público específico. Desse modo, estabelecer quem é essa audiência é um dos passos mais importantes para montar a sua estratégia.

Pular essa etapa resulta em um marketing desfocado, com baixa eficiência. Ao invés disso, então, crie uma persona de marketing para saber muito bem quem é o cliente ideal da sua marca. Esse perfil será crucial para a criação de iniciativas mais efetivas.

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Esquecer da identidade visual

A comunicação visual é fundamental na internet. Afinal, trata-se de um ambiente onde os usuários buscam informações que sejam transmitidas de forma simples e rápida. Os recursos gráficos, portanto, se tornam especialmente úteis.

Por conta disso, um dos maiores erros que você pode cometer no marketing digital é não criar uma identidade visual para a sua empresa. A identidade visual é um senso de coerência entre as comunicações visuais da marca, transmitindo uma imagem específica para o público. Não investir na sua criação é perder uma oportunidade de fazer a sua empresa se destacar no mercado.

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Não otimizar seu site ou os seus conteúdos

O alcance é um fator crucial para o sucesso no marketing online. Não adianta criar táticas de alta qualidade se elas nunca atingem os usuários. E, para atingir cada vez mais usuários, é preciso investir em SEO, ou otimização para os mecanismos de busca.

Essa otimização faz com que certos conteúdos ou sites se tornem mais atraentes para sites como o Google ou o Yahoo. Devido a isso, essas páginas passam a ocupar as primeiras posições nas páginas de resultados de busca. Fica claro, então, que não otimizar o site ou os conteúdos da sua empresa diminui o seu alcance de forma significativa.

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Tentar cuidar de tudo por conta própria

Como já foi dito anteriormente, marketing online é um assunto complexo, com muitas ramificações e possibilidades. Por isso, um dos principais erros de marketing digital que você não pode cometer é tentar cuidar desse setor da sua empresa por conta própria.

É muito melhor poder recorrer a uma agência de marketing digital, que possam usar as ferramentas disponíveis de forma mais eficaz. A Agência IMMA, por exemplo, possui uma equipe altamente qualificada e preparada para ajudar no marketing digital da sua empresa.

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