Erros de iniciantes no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
19/07/2021
Marketing Digital

A ingressão em um novo campo de estudo é sempre um momento empolgante. Há muito a conhecer e aprender. Mesmo assim, é comum que iniciantes em uma determinada área cometam erros que pessoas com mais experiência já sabem como evitar.

Com o marketing digital não é diferente: principiantes no ramo com frequência caem em armadilhas típicas que podem prejudicar seus resultados.

Por isso, para ajudar você a montar uma estratégia eficiente, vamos apresentar os 3 principais erros de iniciantes no marketing digital neste artigo. Continue com a leitura para descobrir que erros são esses!

Erros de iniciantes no marketing digital

Fonte: Freepik

Descubra quais são os 3 principais erros de iniciantes no marketing digital

O marketing digital é uma área em constante expansão. No ano de 2021, por exemplo, estima-se que o investimento global em anúncios online deve atingir por volta de 389 bilhões de dólares. Fica claro, então, que cada vez mais empresas reconhecem o enorme potencial para a publicidade disponível na internet.

Mas isso não é garantia de sucesso. Muito pelo contrário: quanto mais empresas investem no marketing online, maior é a concorrência para outras marcas que querem entrar nessa área.

Importância do feedback

Fonte: Freepik

Sendo assim, torna-se importante conhecer o máximo possível a respeito do campo para evitar erros comuns de iniciantes. Dessa maneira, você já pode começar a usar o marketing digital de forma efetiva.

Mas como fazer isso na prática? A seguir, vamos ajudar você nesta tarefa citando alguns dos principais erros de marketing online que um iniciante deve evitar. Confira!

Agência de Gestão e Design Gráfico

Não ter um público-alvo

Todo plano de marketing digital deve ser feito com um público-alvo em mente. Isso porque tentar vender para qualquer pessoa não é eficaz.

Por outro lado, curar o seu marketing digital de modo que ele seja atrativo para um tipo específico de pessoa pode trazer excelentes resultados. Portanto, comece definindo quem é o público-alvo da sua empresa para, a partir daí, traçar estratégias mais concretas.

Por que descobrir o público alvo da sua empresa

Fonte: Freepik

Não estabelecer uma frequência de postagens

Seja nas redes sociais ou em um blog, é fundamental ter uma frequência regular de postagens. O motivo para isso é que o marketing digital da marca deve se manter ativo. Assim, deixar de postar por muito tempo pode ser altamente prejudicial.

Mas é claro que isso não significa que você precisa fazer o oposto, postando o tempo todo. O ideal é encontrar um equilíbrio, produzindo conteúdo com constância.

Tenha presença nas redes sociais

Fonte: Freepik

Não pensar na identidade visual da marca

Para o marketing digital, a comunicação visual é imprescindível. Afinal, a internet é um espaço primariamente visual, onde os usuários formam opiniões a respeito de uma página ou um conteúdo com um único olhar.

Devido a isso, é crucial pensar em uma identidade visual para a marca ao planejar seu marketing online. A identidade visual deve expressar a essência da empresa para clientes em potencial. Isso significa que as iniciativas gráficas da marca devem ter um senso de coesão, tendo em comum elementos como, por exemplo, a paleta de cores.

5 principais dicas para melhorar a comunicação visual da sua empresa

Fonte: Freepik

Como evitar que esses erros sejam cometidos?

O primeiro passo para evitar cometer erros de iniciantes no marketing digital é dar a devida importância para este conceito na rotina da sua empresa.

Isso porque, muitas pessoas acabam desmerecendo a essencialidade das estratégias e técnicas de comunicação no ambiente virtual para o sucesso da marca, o que resulta em amadorismo e falta de responsabilidade com o posicionamento virtual.

É muito comum vermos empresas pequenas abrindo mão do investimento em marketing acreditando que o dinheiro não se trata de um investimento, mas sim de um gasto. Com isso, ou não faz nenhum trabalho de marketing ou improvisa de maneira completamente errada.

Por exemplo, é normal vermos um empreendedor decidir, por si próprio, colocar a mão na massa e abrir mão de profissionais para as  estratégias de marketing. É interessante para ele aprender como funciona, mas nada assertivo, tornando a comunicação extremamente amadora.

Outra realidade muito comum é distribuir esta tarefa entre funcionários que não são especializados em comunicação e acabam ficando em uma situação muito desconfortável. Com isso, todos os erros citados acima acabam sendo cometidos, principalmente pela falta de um profissional no local para ajudar.

Portanto, para evitar que esses erros sejam cometidos, o ideal é poder contar com a ajuda de profissionais especializados. Sabemos que, muitas vezes, é inviável que uma pequena empresa tenha um setor dedicado a este propósito, não é verdade?

A relevância da comunicação visual no marketing digital

No entanto, uma ótima saída pode ser a contratação de uma agência de marketing digital para te ajudar. Essa é uma forma de terceirizar as ações de marketing da sua marca e, ao mesmo tempo, economizar na contratação dos profissionais que fariam parte do seu time.

Com isso, você pode pesquisa pela agência que mais se adequa ao seu projeto e que tenha uma maior flexibilidade com relação aos valores cobrados. Assim, você consegue investir de maneira mais saudável para a sua marca e garantir uma melhor assertividade nos projetos.

Criação de site

Fonte: Freepik

Além de garantir uma maior economia, contar com profissionais especializados de uma agência de marketing digital também é uma opção super interessante por conta de toda a experiência dos funcionários terceiros, o que ajuda a garantir que as suas estratégias de marketing serão mais assertivas e acabem dando muito mais frutos para a marca.

Por isso, não perca essa oportunidade e contrate uma agência especializada. Além de toda a flexibilidade, a economia e a assertividade também podem garantir o sucesso da sua marca.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Contrate uma agência especializada na área

Um dos principais erros de iniciantes no marketing digital que podemos citar é tentar fazer tudo por conta própria. Isso porque o marketing online é um setor complexo, e, às vezes, ter conhecimento especializado é necessário para produzir bons resultados.

Sendo assim, vale a pena considerar a possibilidade de contratar uma agência de Inbound Marketing para a sua marca. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA possui uma equipe altamente qualificada que está preparada para introduzir a sua empresa no mundo online.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para obter mais informações!

Veja também