Entendendo Branding: como trabalhar a gestão da sua marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
18/11/2020
Marketing Digital

Quando começamos a criar e desenvolver determinada marca, é fundamental ter ideia do seu conceito, identidade visual, formas de abordar o público e entender em qual segmento o seu negócio se encaixa. Quando falamos de Branding e maneiras de como trabalhar a gestão da sua marca, torna-se fundamental entender que Branding nada mais é do que um grupo de ações que se alinham ao seu perfil profissional de acordo com seu segmento de atuação no mercado consumidor.

O Branding faz parte do conjunto de estratégias, de comunicação ou não, para fazer com que a sua marca seja bem vista pelo público inserido no seu nicho de atuação. Por isso, fazer a gestão da sua marca é fundamental e entender os seus próprios serviços é essencial para poder vendê-los. Tendo em vista toda a importância do branding e gestão de marca, veja, neste artigo, mais sobre o assunto.

Entendendo branding: como trabalhar a gestão da sua marca

Branding: como trabalhar a gestão da sua marca

Antes de começar a traçar qualquer tipo de estratégia de comunicação e design, é preciso fazer uma análise interna da sua marca. Ou seja, é necessário entender qual tipo de serviço sua marca oferece, qual é o segmento que sua empresa está inserida e quem é o seu público-alvo. A partir desta autoanálise, você pode começar a planejar como será a sua comunicação e quais estratégias irá usar para deixar a sua marca na mente dos consumidores.

Ou seja, a ideia de Branding vem do conceito de estruturar e planejar a sua marca antes de começar a atuar, para que sua comunicação e marketing seja bem assertiva e efetiva. Dessa forma, Branding engloba todos os setores de marketing da marca, seja de comunicação textual, visual, otimização de site, design, imprensa e até mesmo atendimento. Isso para fazer com que todos os seus stakeholders entendam a mensagem que sua marca quer transmitir, sejam eles os consumidores ou não.

Então, assim que surgir a ideia de desenvolver uma empresa, o primeiro passo é pensar no serviço que você oferecerá e, a partir daí, identificar quais são as suas missões, valores e visão. Definindo estes três conceitos, é possível fazer com que as pessoas identifiquem o que a sua marca busca e qual é o conceito ético e moral que guia a sua atuação no mercado. Definir os conceitos de missão, valor e visão é primário para qualquer empresa e deve ser feito com muito cuidado, necessitando de um grande autoconhecimento.

Dito isto, podemos concluir que Branding é uma forma de planejar o crescimento da sua empresa para que a mesma obtenha sucesso programado e que não atue no escuro no mercado. Ou seja, Branding é prever o que fazer para não “atirar no escuro”.

Branding é prever o que fazer para não "atirar no escuro".

Mas o que é uma marca?

Uma marca é muito mais do que apenas a sua identidade visual, ela é a identidade da sua empresa e como ela é vista pelos seus consumidores e leads. A sua marca guia a atuação da sua empresa no segmento, é como você deixa uma marca no púbico.

Portanto, gerir uma marca é fundamental para identificar como será o conceito da sua comunicação no mercado. Por exemplo, a Netflix criou uma persona que conversa com os consumidores por meio das redes sociais e, para muitos, se tornou uma grande amiga. Um grande exemplo de uma comunicação descontraída é a conversa entre as marcas Disney+, Netflix, Amazon e Torrent.

Conversa entre Disney+ e Netflix

Fonte: Twitter

Este é um exemplo perfeito de persona criada por uma marca, uma forma de comunicação muito efetiva e que ganha um lugar no coração dos clientes. Este tipo de comunicação passa por todo um planejamento de gestão da própria marca, ou seja, também tem relação com a ideia de Branding.

A conversa entre dois serviços de streaming rivais é um exemplo claro de planejamento de gestão da marca e criação da identidade da mesma a partir de um personagem, que é a própria empresa em uma rede social. Neste caso, as redes sociais são grandes aliadas das empresas. Elas são fundamentais para fazer com que você se comunique com o seu público e difunda qual é a sua própria identidade visual.

Por isso, invista em uma comunicação forte para que sua empresa atue em diversos meios e mídias. Ter atuação em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn é essencial para fazer com que sua marca esteja presente na mente dos consumidores. Além disso, as redes sociais são ótimas para fazer uma análise do mercado e da concorrência.

As redes sociais são ótimas para fazer uma análise do mercado e da concorrência

Fonte: Freepik

Como ter uma comunicação eficiente?

O primeiro passo para ter uma boa comunicação na gestão da sua marca é entender as características das pessoas inseridas no seu nicho de atuação, ou seja, seu público-alvo. A análise do público é necessária para entender como eles se comportam nas redes, quais são os tipos de postagens que eles mais interagem e quais redes sociais eles estão atuando. Com isso, é possível começar a traçar estratégias de comunicação visando este público.

Além disso, como dito anteriormente, as redes sociais são ótimas para fazer uma análise do mercado e da concorrência. Isso pode ser feito, por exemplo, através dos Trends da plataforma, que mostram os assuntos mais comentados pelos internautas. Assim, você consegue tirar proveito do assunto e captar mais leads.

Redes como o Facebook também são ótimas para medir a taxa de aceitação do público para determinado serviço ou produto da sua empresa. Essa medição pode ser feita a partir das reações e dos comentários. É claro que não tem uma grande taxa de acerto, mas é bom para fazer um planejamento inicial.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência especializada

Você não sabe como trabalhar a gestão da sua marca? A principal dica é contar com os profissionais capacitados e especializados em comunicação de uma agência de marketing digital. Para isso, conte com a Agência IMMA.

Somos uma agência especializada em marketing de conteúdo e gestão de mídias sociais para fazer a sua empresa crescer no ambiente digital e conquistar cada vez mais seguidores e leads para o seu negócio. Fale conosco e faça um orçamento.

Veja também