Você sabe tudo sobre o funil de vendas? Um funil de vendas é um método de identificar e converter clientes potenciais em clientes pagantes, ganhando seu interesse por meio de uma série de ações.
Um funil de vendas normalmente consiste em três fases: reconhecimento, consideração e compra. A primeira fase, conscientização, trata do marketing dos benefícios dos produtos ou serviços da empresa.
A segunda fase, consideração, trata de educar os clientes em potencial sobre os recursos e benefícios dos produtos ou serviços da empresa.
A terceira fase, compra, trata de ajudar a converter pessoas interessadas em clientes pagantes, fornecendo-lhes opções de compra, como avaliações gratuitas, antes de tomar uma decisão final sobre a compra.
Entenda tudo sobre o funil de vendas
Um funil de vendas é uma ferramenta importante para qualquer empresa. Isso os ajuda a compreender o caminho que seus clientes estão percorrendo e a se ajustar de acordo.
Embora muitas pessoas possam pensar que criar um funil de vendas é uma tarefa complicada, na realidade trata-se apenas de compreender o seu público-alvo e projetar o fluxo de trabalho perfeito para ele.
Com isso em mente, há muitas maneiras de criar seu próprio funil de vendas – desde criar um webinar, hospedar um evento ou configurar uma campanha por e-mail.
Este conceito de funil de vendas é importante justamente por ajudar a identificar o número de pessoas que precisam ser alcançadas com suas ofertas antes de estarem prontas para comprar.
Isso também ajuda no processo de tomada de decisão para o seu negócio. Por exemplo, se você deseja vender seguro e tem uma proposta de alto valor, precisará realizar várias etapas diferentes antes que alguém decida que se trata de um produto que deseja.
Os funis de vendas também ajudam as empresas a determinar quais ofertas devem ser enviadas com base na probabilidade de alguém comprar com base em suas atividades.
Como construir um funil de vendas para sua empresa?
Conseguimos concluir que os funis de vendas são a forma mais comum de direcionar leads para seu website. Mas quando se trata de construir um, pode ser um pouco complicado. É por isso que elaboramos este guia com tudo sobre o funil de vendas para sua empresa.
Construir um funil de vendas é uma parte crucial da estratégia de marketing e deve ser feito com cuidado, como já informamos anteriormente.
Envolve o uso de uma variedade de ferramentas à sua disposição, como marketing indireto, promoções de eventos ne web ou campanhas por e-mail para construir sua base de clientes. Um bom funil de vendas tem os seguintes componentes:
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Ferramenta de geração de leads (marketing por gotejamento);
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Ferramenta de ponto de decisão (campanha por e-mail);
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Ferramenta de ponto de conversão (promoção de webinar);
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Incentive a ferramenta de campanha (após a conclusão do processo de venda).
Ainda é interessante lembrar que trabalhar com funil de vendas tem relação direta com a criação de uma introdução da estratégia da marca e uma chamada para ação.
Principais benefícios do funil de vendas
O funil oferece muitos benefícios, como aumentar a taxa de conversão, aumentar a receita e atrair novos clientes. Mas um dos maiores benefícios de um funil de vendas é que ele economiza tempo e esforço.
Um funil de vendas bem construído ocupará menos espaço em seu site do que uma página de destino e custará menos dinheiro para ser criado do que uma página de destino.
Por serem tão fáceis de gerenciar e manter, os funis de vendas são uma excelente solução para qualquer empresa que deseja obter mais leads ou aumentar sua taxa de conversão.
6 fases do funil de vendas
De acordo com um estudo realizado pela HubSpot, existem seis estágios no funil de vendas que vão além das 3 principais que já mencionamos. Elas são:
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Conscientização: é quando seu público-alvo toma conhecimento de seu produto ou marca.
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Interesse: seu público-alvo agora está interessado em aprender mais sobre seu produto ou marca.
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Necessidade: ocorre quando um cliente em potencial deseja saber mais sobre seu produto ou marca porque ele tem um problema que você pode resolver para ele.
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Fase de pesquisa: os clientes em potencial fazem pesquisas adicionais sobre seu produto ou marca enquanto se preparam para a compra.
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Fase de compra: seu público-alvo toma a decisão de comprar de você, agora que pesquisou e se preparou para isso.
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Fase pós-compra: a hora de investir na fidelização do cliente.
5 dicas para criar um funil de vendas para novas empresas
Para vender produtos e impulsionar sua nova empresa, você precisa ter um funil de vendas bem definido. Isso requer muito esforço e tempo, bem como investimentos iniciais de sua empresa.
Sem saber o que os clientes desejam primeiro, pode ser difícil saber por onde começar com o funil de vendas, principalmente porque você ainda está formando esta base de leads.
Por isso, aqui estão as 5 dicas que você deve seguir para criar o funil de vendas perfeito para o seu negócio que ainda está estreando no mercado.
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Crie personas de cliente: isso ajuda você a entender quem vai comprar que tipo de produto ou serviço que você oferece;
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Defina metas SMART para seu público-alvo: as metas SMART ajudam a definir metas concretas que permitirão que você planeje com antecedência e acompanhe o progresso;
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Crie um formulário eficaz de captura de leads: esta é uma das partes mais importantes da construção de um funil de vendas de sucesso;
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Construa confiança usando marketing de conteúdo.
Faça marketing online com a ajuda de uma agência de marketing digital
A agência de marketing digital, neste contexto, dispõe de uma vasta gama de serviços que oferece como e-mail marketing, gestão de redes sociais, design e desenvolvimento de sites.
Ou seja, o marketing online com a ajuda de uma agência de marketing digital é uma excelente forma de aumentar a presença online da sua marca. Eles oferecem um serviço completo que pode ajudar sua empresa a crescer a um ritmo exponencial.
Com a Agência IMMA, por exemplo, podemos ajudar as empresas a construir uma base sólida de seguidores, conectar-se com seu público-alvo e atingir seu público-alvo de novas maneiras.
Se você está procurando uma agência de marketing digital para ajudá-lo a atingir seu público-alvo, está com sorte. Isso ocorre porque há muitos benefícios em trabalhar com uma agência de marketing digital, incluindo a capacidade de ter mais flexibilidade e controle sobre sua estratégia online.