Entenda porque fazer marketing de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/07/2021
Marketing de Conteúdo

Entenda, neste artigo, porque fazer marketing de conteúdo. Se você é iniciante na área de marketing digital, é muito comum ter essa dúvida. Afinal, o marketing de conteúdo é tão citado quando o assunto é publicidade no mundo online que às vezes sua importância é dada como óbvia, e não há uma explicação dos motivos para aderir a essa estratégia.

Mas, se esse é o seu caso, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos citar as principais razões para fazer marketing de conteúdo para a sua empresa. Continue com a leitura para descobrir que razões são essas!

Entenda porque fazer marketing de conteúdo

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Entenda porque fazer marketing de conteúdo

O marketing online oferece muitas ferramentas que uma empresa pode usar a favor de sua jornada de crescimento. E, se uma pessoa começa a se interessar pelo assunto, logo vai notar que uma das ferramentas mais mencionadas por blogs e especialistas é o marketing de conteúdo.

Mas o que é o marketing de conteúdo? Trata-se de uma modalidade do Inbound Marketing, ou marketing da atração. O marketing de conteúdo oferece conteúdos úteis e gratuitos para os usuários, o que os atrai para a marca. Dessa maneira, uma relação se inicia entre consumidores e empresas. Essa relação é o primeiro passo para conseguir clientes fiéis.

Fica claro, então, que o marketing de conteúdo tem um objetivo benéfico. Mas será que vale a pena investir nessa estratégia específica? A seguir, vamos apresentar alguns motivos que levam a resposta a ser “sim”. Confira!

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Ajuda no alcance da sua marca

Na internet, há muitas empresas brigando pela atenção dos usuários. Assim, é importante pensar em formas de atingir um número maior de internautas com o marketing digital da sua empresa.

O marketing de conteúdo pode ajudar muito nisso. Isso porque, quanto mais conteúdo você produz, maiores são as chances de alguém encontrar a sua página através de uma busca no Google.

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É uma opção acessível

Nem sempre uma empresa pequena tem um orçamento significativo para investir em marketing digital. Por isso, é uma boa ideia investir em estratégias mais acessíveis, e o marketing de conteúdo é uma delas.

Essa acessibilidade se deve à diversidade de formatos que a produção de conteúdo oferece. Desse modo, se produzir um vídeo é muito complexo para a sua empresa, fazer textos para um blog é uma alternativa mais simples e que também pode trazer bons resultados. Existem, portanto, opções para todas as necessidades.

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Constrói a identidade da sua empresa

Ao criar conteúdo, você tem uma ótima oportunidade para começar a construir uma identidade para a sua empresa. O conteúdo oferece a chance de criar uma identidade visual através de recursos gráficos, o que também facilita a transmissão de informações para os usuários.

Adicionalmente, com o conteúdo escrito, é possível estabelecer um tom de voz, e, aos poucos, uma personalidade para a marca. A escolha de palavras e a linguagem utilizada no conteúdo determina como os usuários verão a empresa. Sendo assim, esse é um bom recurso para transmitir a essência da marca e ajudá-la a se destacar no mercado.

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Marketing de conteúdo bem elaborado e escrito é a chave para o sucesso do seu marketing de conteúdo

Agora que explicamos a importância do marketing de conteúdo, na melhor do que explicarmos as melhores formas de escrever um conteúdo bem elaborado e bem escrito, não é verdade? Até porque, um conteúdo direcionado, relevante e bem escrito são os pilares para o sucesso da sua estratégia de conteúdo.

Apesar de o conteúdo visual ser mais valorizado para algumas pessoas, isso não significa que a parte de texto de um conteúdo deve ser negligenciada. É através dela que as informações que podem ajudar o usuário são disponibilizadas. Sendo assim, é fundamental que a parte textual do conteúdo esteja à altura do que a estratégia da marca propõe entregar.

Para isso, o conteúdo precisa estar bem escrito. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você a criar esse tipo de conteúdo.

Prefira uma linguagem simples

Às vezes, quando se fala em um texto bem escrito, a maioria das pessoas pensa em um texto rebuscado e complexo. Mas, no marketing digital, o ideal é o oposto: Um texto com linguagem simples e direta é muito mais eficiente para atrair e persuadir um usuário.

Sendo assim, ao escrever para, por exemplo, um blog de marca, dê preferência a termos conhecidos e frases curtas. A ideia é passar a informação de forma simples. Isso torna o texto mais acessível, o que aumenta o seu alcance. O resultado é um marketing de conteúdo muito mais eficiente.

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Releia o texto depois de escrever

Hoje em dia, a maioria das pessoas escreve com corretores ortográficos (como o Word), evitando erros de gramática mais comuns. Mas, na hora da escrita, é muito comum deixar passar alguns erros de concordância ou de digitação. E eles prejudicam o texto como um todo.

Diante disso, é essencial reler o texto de um conteúdo depois de terminar de escrevê-lo. Dessa maneira, você pode localizar erros que passaram batidos durante a escrita. Isso evita que o conteúdo seja publicado com problemas de gramática ou ortografia, o que passa uma impressão de desleixo.

Segmente seu texto em tópicos

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Divida o texto em tópicos

Na internet, um texto deve ser fácil de ler para que ele seja atraente para os usuários. E isso vai além das palavras utilizadas: A estrutura do texto deve ser acessível.

Isso significa que parágrafos muito grandes, com mais de cinco linhas, devem ser evitados a todo custo. Ao invés disso, dê preferência a parágrafos curtos e a um texto dividido em tópicos.

A divisão em tópicos torna o texto mais dinâmico. Ela também permite que um usuário vá direto às partes que mais o interessam quando começar a ler. Desse modo, o texto se torna mais rápido de consumir, o que é um grande ponto positivo no marketing digital.

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Contrate uma agência de marketing digital para produzir conteúdo

Agora que você já sabe porque fazer marketing de conteúdo, é hora de pensar em como colocar essa estratégia em prática. E a melhor maneira de fazer isso é com ajuda especializada de uma empresa da área, como uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo o serviço de produção de conteúdo para empresas de diversos portes. Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca! 

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