Entenda o que é uma CTA e por que usar esse recurso

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
07/02/2021
Marketing Digital

Se você tem interesse em marketing de conteúdo ou Inbound Marketing, provavelmente já deve ter se deparado com a sigla CTA. CTA se refere a uma call to action, termo em inglês para chamada para a ação.

Trata-se de um recurso essencial para esse tipo de marketing. Não sabe o por quê? Não precisa se preocupar: Neste artigo, vamos explicar o que é uma CTA e por que usar este recurso nas estratégias de marketing de conteúdo da sua marca. Continue com a leitura para saber mais!

Entenda o que é uma CTA e por que usar esse recurso

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Entenda o que é uma CTA e por que usar este recurso

O que significa o termo “chamada para a ação”? Esse conceito é muito comum no marketing de conteúdo, e aparece muito nas mídias sociais. Na verdade, é muito provável que você já tenha visto diversas chamadas para a ação, e até atendido a algumas.

Uma CTA é um convite que aparece no final de algum conteúdo. É como uma orientação para o próximo passo que um usuário pode tomar após consumir aquele conteúdo específico.

Por conta disso, está relacionada diretamente ao Inbound Marketing. Isso porque o Inbound Marketing busca atrair um cliente com conteúdo, guiando-o em uma jornada que começa com a captação do lead e termina com a fidelização de um cliente.

A CTA é uma parte fundamental de qualquer SMS Marketing

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A CTA, portanto, é uma peça fundamental dessa estratégia. Ela funciona como uma ponte entre um conteúdo e outro, guiando o lead para a etapa seguinte da sua jornada.

Mas como é uma chamada para a ação na prática? Se você abrir o Facebook ou o Instagram, não vai demorar muito para se deparar com uma: É muito comum, por exemplo, postagens de marcas ou de influenciadores incluírem uma pergunta em suas legendas.

Uma postagem com uma foto na praia, então, provavelmente vai incluir uma CTA com algo como “marque um amigo com quem você queria estar curtindo essa vista”. No exemplo, há um claro convite para o engajamento (marcar uma pessoa em um comentário, aumentando a visibilidade do post), mas sem fugir do tema da postagem como um todo.

É assim que uma CTA eficiente deve funcionar. Ela precisa estar presente, mas deve ser incluída de maneira sutil e orgânica. Do contrário, o comando pode parecer muito autoritário ou direto. A ideia é que a chamada para a ação funcione como uma sugestão que o usuário queira atender.

No caso de um conteúdo, a call to action normalmente leva o usuário a consumir outros conteúdos produzidos pela marca. Por exemplo, convidar o usuário a se inscrever em uma newsletter é uma call to action básica mas efetiva.

Como criar um laço com o seu cliente?

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Mas por que esse recurso é importante? A resposta para essa pergunta tem a ver com todo o conceito de jornada do cliente.

Isso porque um usuário não apenas encontra a sua marca e se torna um cliente fiel de repente. Há um processo entre esses dois estágios. E, para uma empresa, é muito positivo guiar o usuário nesse processo, construindo um vínculo entre o cliente e a marca. 

Esse vínculo cria uma audiência fiel para os seus produtos ou serviços. E a CTA é uma ferramenta crucial para fazer com que ele se estabeleça.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital para criar CTAs efetivas

Agora que você já sabe o que é uma CTA e por que usar esse recurso, é hora de colocar esse conhecimento em prática. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA.

E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

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