Entenda o que é uma chamada para ação

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
28/04/2021
Marketing Digital

No marketing de conteúdo, a CTA é um elemento muito mencionado. Trata-se de uma sigla que significa call to action, ou, em português, chamada para ação. Mas o que esse termo quer dizer? Em outras palavras, o que é uma chamada para ação?

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o conceito e sobre como usar essa ferramenta. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda o que é uma chamada para ação

Fonte: Freepik

Entenda o que é uma chamada para ação

Uma chamada para ação é uma instrução que orienta o usuário a fazer alguma coisa após consumir um determinado conteúdo. Ela costuma ser simples, rápida e direta.

Se você já consumiu algum conteúdo na internet, com certeza já se deparou com uma chamada para ação. No entanto, provavelmente, você não a percebeu como o que ela é. Isso porque a maior parte das calls to action eficientes são orgânicas, ou seja, são inseridas no conteúdo de forma natural. Elas não soam artificiais, e sim como uma sugestão genuína da parte de quem está postando.

Um exemplo: Abra o seu Instagram e passe pelo seu feed. É muito provável que você encontre fotos com legendas que parecem iniciar uma conversa, com frases como “comente abaixo se isso já aconteceu com você” ou então “marque um amigo que se identifica com isso”.

Essas frases não estão lá por acaso: Elas são escolhidas e usadas como uma tentativa de aumentar o engajamento que uma postagem recebe. São, portanto, CTAs bem inseridas.

Como usar uma chamada para ação a seu favor

Após entender o conceito, a pergunta seguinte que você deve se fazer é: Como usar uma chamada para ação no marketing digital?

Nas mídias sociais, é fácil entender a função de uma CTA. Como foi dito anteriormente, elas estimulam o engajamento de um post, o que é positivo para a página da marca. Mas uma call to action não deve estar presente apenas em postagens nas redes, e sim em todos os conteúdos que uma empresa criar.

A razão para isso tem a ver com a jornada do lead. O lead é um usuário que mostra um interesse no que uma marca oferece. A jornada do lead é o processo que converte esse usuário em um cliente fiel para a marca. E a CTA tem um papel fundamental nessa jornada.

Entenda a importância da CTA no marketing digital

Fonte: Freepik

Esse papel pode ser definido como uma conexão entre diferentes etapas. Isso porque, no marketing de conteúdo, a ideia é que o consumo de um conteúdo leve o usuário a interagir com a marca de outras formas. Essa evolução de interações é o que vai convertê-lo, aos poucos, em cliente.

A chamada para a ação, portanto, é fundamental para guiar o usuário para as fases seguintes ao consumo do conteúdo. A ação que ela sugere deve sempre ter o objetivo de aprofundar a relação do usuário com a marca. Dessa maneira, a call to action é crucial para estabelecer um vínculo entre o público e a empresa.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital

Agora que você já sabe o que é uma chamada para ação e como usá-la, é hora de pensar em formas de utilizar esse recurso eficazmente. E isso pode ser feito com ajuda especializada, com uma agência de marketing digital.

A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, oferecendo diversos serviços de marketing online para empresas de qualquer porte. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também