Entenda o que é um lead qualificado

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/01/2021
Inbound Marketing

Você não sabe o que é um lead qualificado? No mundo do marketing digital, um lead é uma figura de alta importância. Trata-se de um usuário que mostra interesse no serviço ou no produto que uma marca oferece, ou que está inserido no nicho ligado ao segmento de atuação de uma empresa.

Um lead é, portanto, um cliente em potencial, e passar desse interesse inicial para a criação de um consumidor fiel é um dos processos mais fundamentais do marketing online. Nem todo lead é, afinal, um lead qualificado. Mas o que esse termo significa? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe.

Entenda o que é um lead qualificado

Neste artigo, vamos explicar o que é um lead qualificado e como gerar esse tipo de lead para uma empresa. Gerar mais leads é um dos principais objetivos de uma estratégia de marketing digital. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Descubra o que é um lead qualificado com a ajuda desse artigo

Quando se fala de Inbound Marketing (também conhecido como marketing de atração), é comum que o foco se concentre no processo da geração de leads. Isso porque o Inbound Marketing é uma estratégia que consiste em atrair um possível cliente através do oferecimento de algo que o interesse (na internet, esse algo costuma ser algum conteúdo).

Ou seja, você investe em produção de conteúdo direcionado a fim de captar a atenção do seu público com materiais relevantes e bem montados. Neste caso, é importante destacar a essencialidade de que estes conteúdos sejam bem informativos e com muitos dados apurados, o que dá relevância a ele.

Por que seu site não está gerando leads

Por isso que o Inbound Marketing anda em conjunto ao marketing de conteúdo. Além disso, a otimização também é outro conceito fundamental para o sucesso da captação de leads, até porque, não adianta montar conteúdos extremamente relevantes e bem informativos se ele não tem alcance, que vem com o SEO.

Sendo assim, o lead surge quando uma estratégia de Inbound Marketing tem sucesso. É nesse momento que há o despertar de um interesse inicial que deve ser trabalhado pela marca.

Esse processo de trabalhar e desenvolver o interesse do lead é crucial, e muitos empresários não são familiarizados com o conceito. Trata-se da jornada do lead, ou seja, todos os estágios de transformação pelos quais um lead passa até que ele se torne um cliente fiel da empresa.

É importante pontuar, então, que a jornada de um lead não termina com uma primeira compra. Afinal, é perfeitamente possível que uma pessoa faça uma compra e não continue tendo uma relação prolongada com a empresa.

Gerar leads com o Instagram

Assim, o objetivo é mais profundo. É necessário investir na criação de um vínculo que faz com que o consumidor torne a fazer negócios com a marca no futuro.

Neste cenário, se torna essencial entender o que é um lead qualificado. Isso porque um lead qualificado é como se fosse um lead mais promissor, ou seja, um lead que tem mais chances de ser convertido em um cliente fidelizado.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Essa identificação pode ser feita nos estágios iniciais do marketing da atração. Para isso, basta investir em uma análise profunda das características dos leads gerados. Por exemplo: Quais deles têm condições de comprar alguma coisa em breve? Quais parecem mais abertos à uma relação mais duradoura?

Essa análise permite que você direcione certas estratégias a grupos específicos de leads. Dentro do marketing digital, essa possibilidade é muito promissora, porque iniciativas de marketing online são sempre mais eficientes se forem direcionadas de forma individualizada.

Dicas para atrair leads

Dessa maneira, ao identificar quais dos seus leads são leads qualificados, você pode segmentá-los de acordo com os níveis de qualificação. Isso ajuda a sua empresa a ter um panorama do estado do seu público.

Outro ponto importante de levar em consideração é entender cada nível do chamado Funil de Vendas. Ele, nada mais é, do que uma representação gráfica e um conceito que apresenta as etapas de um lead com a marca, da sua captação até a sua fidelização.

É fundamental entender este conceito porque cada etapa do funil demanda estratégias diferentes e em variados formatos, tudo isso para ajudar a ser mais assertivo na captação e na comunicação da empresa.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Encontre os leads qualificados da sua marca com a ajuda da agência IMMA

Entender o que é um lead qualificado é apenas o primeiro passo. Depois, você deve aplicar esse conhecimento na prática. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada na área, como, por exemplo, uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente competente que pode ajudar a criar estratégias e recursos de marketing da atração para a sua marca.

Além disso, contamos com profissionais qualificados em marketing de conteúdo e SEO para ajudar a dar relevância e melhorar a sua captação de leads. Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também