Você já ouviu falar da regra de 20% do Facebook? Trata-se de uma norma que muitas pessoas não conhecem, mas que é muito importante para fazer anúncios na plataforma com bons resultados.
E há muitas razões para anunciar no Facebook. Afinal, com mais de 1 bilhão e meio de usuários no mundo todo, sendo pelo menos 125 milhões de usuários brasileiros, esse é um espaço com grande potencial para promover a sua marca e fazê-la crescer através da internet.
Mas isso também significa que há muita concorrência no Facebook. Logo, para fazer a sua empresa se destacar, o melhor que você pode fazer é conhecer os detalhes de funcionamento da plataforma para poder aproveitar bem cada um deles, como a regra de 20%. Nesse texto, ensinamos como você pode fazer um anúncio de acordo com ela. Continue lendo para descobrir!
O que é a regra de 20% do Facebook
A regra de 20% do Facebook é simples: de acordo com as descobertas da plataforma, imagens com mais de 20% de texto, em anúncios, têm um desempenho baixo. Desse modo, limitar o texto que vai nas suas imagens ao anunciar alguma coisa no Facebook é uma forma de criar um anúncio mais efetivo.
E por que isso ocorre? Porque uma imagem clara, com pouco texto, se mistura com mais facilidade às imagens do feed do usuário. Assim, o anúncio é inserido de maneira mais natural, o que leva o usuário a se interessar mais pelo que ele mostra.
É importante pontuar que a regra dos 20% se refere ao volume de texto dentro da imagem. Ou seja, ela não inclui o texto do corpo do anúncio, também conhecido como a legenda do post.
Como reduzir a quantidade de texto nos seus anúncios do Facebook
Uma vez que você entende como funciona a regra de 20% do Facebook, o próximo passo é colocar esse conhecimento em prática garantindo que as suas imagens de anúncios estejam dentro da regra. Para isso, você precisa reduzir a quantidade de texto utilizado.
Uma boa forma de fazer isso é usando uma imagem auto-explicativa. Se a sua imagem for expressiva o suficiente, ela não precisará de texto para transmitir uma mensagem que chamará a atenção do usuário passando por seu feed.
Lembre-se que a imagem não precisa fornecer todos os detalhes de uma vez. Na verdade, o objetivo dela é apenas instigar a atenção inicial, fazer com que o usuário pare para observá-la e, com isso, leia a legenda ou clique no link do anúncio para obter mais informações.
Exceções à regra
Toda regra tem suas exceções, e a regra de 20% do Facebook não foge disso. Alguns formatos de anúncio que não se aplicam à regra são:
- Infográficos;
- Tirinhas ou cartoons;
- Capas de álbuns ou livros;
- Cartazes de filmes ou eventos;
- Imagens de um produto inteiro;
- Screenshots de aplicativos e jogos;
- Texto legal.
E existem também os elementos que, embora você possa pensar que sejam exceções à regra, não são. Por isso, é preciso prestar atenção especial para os logotipos, marcas d’água e números presentes na imagem do anúncio, pois todos esses componentes contam como texto.
Faça um anúncio poderoso no Facebook com a ajuda de uma agência
A melhor maneira de criar um anúncio poderoso levando em conta a regra de 20% do Facebook é contando com a ajuda de uma agência de marketing digital com experiência na gestão de mídias sociais. A Agência IMMA, por exemplo, possui uma equipe de profissionais altamente qualificados que está preparada para dar todo o suporte que a sua empresa precisa para crescer no Facebook. Entre em contato com a agência e faça o seu orçamento!