Facebook Pixel

E-mail marketing para iniciantes: O que você precisa saber

Facebook
Twitter
LinkedIn

O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital mais eficientes que um empresário pode usar. No entanto, aprender a fazer uso desse recurso pode ser um pouco complexo. Por isso, neste artigo, vamos apresentar o e-mail marketing para iniciantes. Vamos dar dicas que podem ajudar você a incorporar esse veículo na sua estratégia de marketing digital. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

E-mail marketing para iniciantes: O que você precisa saber
Fonte: freepik.

E-mail marketing para iniciantes: O que você precisa saber

Em primeiro lugar, é importante ressaltar o quanto o e-mail marketing pode contribuir para a presença online de uma empresa. Fuja do erro de subestimar essa ferramenta só porque o e-mail é um recurso tecnológico não tão recente. O e-mail marketing tem uma das melhores taxas de ROI do mercado. Isso significa que o retorno sobre investimento, ou seja, o que você ganha com base no que foi investido, compensa muito com esse tipo de estratégia.

Fica claro, então, que o e-mail marketing é uma ferramenta que não deve ser esquecida quando você estiver montando o plano de marketing digital da sua empresa. Mas como começar a usar esse veículo? A seguir, vamos dar algumas dicas simples para ajudar você nessa tarefa. Confira!

Montar uma lista de endereços é o primeiro passo

Para fazer uma campanha de e-mail marketing, o primeiro passo não é planejar a campanha, e sim montar uma lista de endereços de e-mail. Esses endereços devem pertencer a leads da sua marca. Ou seja, pessoas que tenham demonstrado algum interesse na sua empresa. Dessa forma, que podem, no futuro, se converter em clientes.

O processo de montagem dessa lista pode ser feito de diversas formas. O ideal é que você fuja das listas compradas, pois essa prática, além de antiética, não é efetiva para os negócios. Ao invés disso, procure gerar mais leads através de conteúdo online. Por exemplo, é uma boa ideia disponibilizar algum material para download gratuito, como um ebook, e deixar que os usuários forneçam seus e-mails se tiverem interesse em receber mais conteúdos do gênero. Desse modo, você vai, aos poucos, acumulando uma lista de leads.

Montar uma lista de endereços é o primeiro passo
Fonte: Freepik.

O e-mail é mais visual do que texto

O elemento visual é muito determinante no sucesso de uma campanha de e-mail marketing, porque a maioria dos usuários decide se vai ou não ler um e-mail com base em um olhar. Por isso, é necessário que a sua campanha possua um trabalho de design gráfico significativo. Isso porque os seus e-mails devem ser coerentes com a identidade visual da sua marca e capazes de chamar a atenção dos usuários com facilidade.

O assunto e o título do e-mail são elementos fundamentais

A melhor maneira de fazer um usuário clicar no seu e-mail marketing é com um assunto chamativo e interessante. Pense, então, em títulos breves, com comandos simples e diretos, que possam induzir a pessoa a clicar.

Atenção: Sempre releia o assunto e o texto de um e-mail marketing mais de uma vez, para evitar erros de digitação ou de gramática. Enviar um e-mail com um erro muito evidente pode fazer o usuário confundir a sua mensagem com spam, e isso é tudo que você não quer.

O assunto e o título do e-mail são elementos fundamentais
Fonte: Freepik.

Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda

Uma das melhores dicas de e-mail marketing para iniciantes que podemos citar é: Contratar uma agência de marketing digital para esse serviço pode ser uma ótima ideia. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada para desenvolver as suas campanhas. Para obter mais informações, entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

 

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?