5 dicas de como divulgar sua empresa através do e-mail marketing

Nem todo mundo acredita, mas o e-mail marketing continua sendo uma das formas mais efetivas de anunciar na internet. Um e-mail marketing pode atingir milhares de pessoas sem que, para isso, seja preciso muito esforço ou dinheiro. Veja 5 dicas de como divulgar sua empresa através do e-mail marketing.

5 dicas de como divulgar sua empresa através do e-mail marketing

Fonte: Freepik.

Segundo uma pesquisa divulgada na plataforma Marketing Sherpa, 91% dos adultos norte-americanos gostam de receber e-mails promocionais de empresas com quem fazem negócios. Outra pesquisa, da empresa McKinsey & Company, averiguou que o e-mail marketing é quase 40 vezes mais eficaz do que Facebook e Twitter combinados em ajudar uma empresa a adquirir novos clientes.

Esses números só demonstram a necessidade de se manter uma estratégia de e-mail marketing periódica e efetiva para sua empresa.

Por isso, confira essas 5 dicas de como divulgar sua empresa através do e-mail marketing:

1. Sempre envie uma mensagem de boas vindas: uma das melhores vantagens da automação de e-mails é poder enviá-los de forma automática em determinadas situações. E uma delas é quando o usuário de cadastra na sua lista de contatos.

Dicas de divulgação de e-mail marketing

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Enviar uma mensagem de boas vindas promove a empresa da forma mais simpática possível. Ela pode ser automatizada, o que poupa bastante seu tempo, mas deve ser construída de forma a causar nos usuários uma ótima primeira impressão. Agradeça o cadastro e, se possível, ofereça algo para o usuário, como um download ou um desconto na primeira compra.

Personalizar o e-mail também é uma ótima opção e pode ser feito de forma automatizada por vários servidores. Receber uma mensagem que vem com seu nome é muito melhor do que algo simpático, porém genérico.

2. Envie newsletters: uma das formas mais comuns de se comunicar com o público cadastrado para receber e-mails da sua empresa é enviando newsletter, ou seja, uma comunicação sobre notícias e novidades. Geralmente, uma newsletter avisa sobre atualizações no blog, novos produtos, eventos e até promoções, ajudando o usuário a se manter atualizado e mostrando que a empresa está sempre evoluindo.

A newsletter é uma forma simples e efetiva de manter contato com clientes que estão em todos os estágios da jornada de compra, o que pode até ajudar a acelerar o processo e até converter mais leads. Manter todos os usuários informados sobre o que acontece na empresa pode ser uma forma de ativá-los constantemente.

Marketing Digital

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É claro que você pode usar seus resultados para segmentar o público e enviar e-mails ainda mais eficientes. Por exemplo, se na sua newsletter há três links, um para o blog, um para um produto e outro para uma promoção, você pode separar as pessoas que clicaram em cada um dos links para enviar a eles mensagens mais pertinentes a seus interesses.

3. Avise sobre promoções: nada mais normal do que receber mensagens sobre promoções diariamente. Essa é uma comunicação bastante comum e que nós, geralmente, gostamos de receber. Afinal, quem não quer realizar várias compras em empresas que gostamos gastando um valor mais baixo que o normal?

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Mas o mais importante é definir para quem este e-mail será enviado. Será que vale mesmo a pena enviar um e-mail de oferta para toda sua lista? Pessoas que acabaram de começar sua jornada de compras provavelmente vão gostar de receber essa mensagem, mas somente quando estiverem prontas para isso.

Portanto, sempre que possível, segmente o envio dos e-mails. Isso os torna mais efetivos e agradáveis aos usuários, que passam a receber exatamente aquilo que estão procurando.

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4. Valorize o pós-compra: é bastante raro ver empresas que se aproveitam do e-mail marketing para valorizar o pós-compra do cliente. Geralmente, o marketing é usado basicamente no sentido de levar o cliente a fazer uma compra. Mas depois que ele efetiva a compra, o que fazer com esta informação?

Digamos que seu cliente comprou um acessório de cozinha. Passado um tempo dessa compra, esse cliente pode estar pronto para comprar outros acessórios de cozinha, principalmente se ele estiver satisfeito com a aquisição. Outro cliente que efetivou a mesma compra pode ter interesse em descobrir novos usos para o acessório, descobrir como limpá-lo corretamente e assim por diante.

Então, enviar um e-mail oferecendo outros produtos da mesma linha pode ser uma ótima opção para ativar esse cliente novamente. Outra ideia é fazer um post no blog sobre os vários usos do produto e como ele pode ser complementado por outros. Ou, ainda, um manual das melhores formas para limpar esse acessório.

Esses e-mails podem criar novas necessidades de compras ou fazer com que o cliente desenvolva ligações emocionais com sua empresa, fazendo com que ele volte a ela não só quando precisa de informação, mas também quando quer comprar um novo produto. E nada melhor do que fidelizar um cliente quando se trata de gerar novas vendas.

Divulgar sua empresa através do e-mail marketing

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5. Fale da empresa: para divulgar sua empresa através do e-mail marketing, é essencial falar sobre ela sempre que possível. Portanto, enviar e-mails institucionais é uma boa solução, principalmente para usuários que já costumam abrir suas mensagens.

Mas é claro que um e-mail de uma empresa falando sobre ela mesma pode parecer piegas e chato. Por isso, é importante encontrar formas de envolver os usuários e, para isso, nada melhor do que contar uma boa história. Técnicas de storytelling podem ajudar bastante neste sentido, pois receber um e-mail de uma empresa se vangloriando não é mais interessante do que receber uma mensagem envolvente.

Uma boa história não é só criativa e original; ela também faz com que o público realmente se envolva de forma emocional com a empresa. Mas, para conseguir isso, é essencial conhecer as pessoas com as quais você está falando. Cada informação que um usuário te dá é valiosa e vai te ajudar a segmentar o envio de mensagens para que você saiba o momento certo de enviar uma que fale sobre sua empresa.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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