4 maneiras de diversificar o conteúdo do blog para envolver mais a audiência

A necessidade de criação de conteúdo novo e envolvente é constante numa estratégia bem traçada de marketing digital. No entanto, estar em constante atualização nem sempre é fácil. Então confira 4 maneiras de diversificar o conteúdo do blog para envolver mais a audiência.

4 maneiras de diversificar o conteúdo do blog para envolver mais a audiência

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Considere o seguinte: de acordo com o Hubspot, empresas que atualizam o blog mais de dezesseis vezes por mês costumam gerar 3,5 vezes mais tráfego do que os concorrentes que fazem atualizações mensais ou semanais.

No entanto, isso ainda é um monte de conteúdo, especialmente se você está confiando em si mesmo ou numa equipe relativamente pequena. Além disso, quanto mais escrevemos, mais somos obrigados a lutar por novas ideias. Isso, muitas vezes, deixa blogueiros se sentindo pressionados e ansiosos, pois há uma obrigatoriedade enorme de ter novas ideias todos os dias.

Então, o que fazer? Escolha diversificar o conteúdo do blog! Às vezes, o formato do conteúdo influencia no engajamento gerado e basta alterá-lo um pouco para que ele gere melhores resultados. Mas diversificar o conteúdo do blog não exige uma revisão completa do seu site, mas sim uma nova abordagem para o marketing de conteúdo com base no comportamento dos leitores.

Se você sente que seu blog está preso em uma rotina ou simplesmente não está recebendo a atenção que você está querendo, veja 4 maneiras de diversificar o conteúdo do blog para envolver mais a audiência:

Blog

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1. Experimente novos formatos de post

Não existe uma abordagem única para posts de blogs. Portanto, é natural diversificar a maneira como você fornece informações ao público. O conceito de diversificar o conteúdo do blog não é nada novo, mas é bastante chocante quantos blogueiros ainda seguem diretrizes extremamente rígidas em termos de contagem de palavras, links, imagens e densidade porque acreditam que isso é o certo.

Em vez disso, considere como diversificar o conteúdo do blog pode melhorar a experiência do usuário. Você acha que seus leitores realmente querem percorrer paredes intermináveis de texto? No meio de tantas distrações e intervalos de atenção relativamente curtos dos usuários, precisamos fazer tudo o que pudermos para manter a atenção das pessoas na página.

Por outro lado, às vezes realmente precisamos nos aprofundar em determinados assuntos ao produzir alguns posts, fornecendo a melhor educação e informação possível ao público. Artigos que ensinam, por exemplo, a fazer alguma coisa, podem ocupar páginas e mais páginas facilmente e não há problema nenhum nisso.

Experimente, então, criar artigos curtos para variar. Apesar do que muita gente diz, que conteúdos curtos podem ser percebidos como de baixa qualidade pelos motores de busca, os blogueiros devem se preocupar menos com a postagem “perfeita” e, em vez disso, manter seus leitores em mente.

Marketing de conteúdo

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Vale lembrar que mesmo um texto curto pode acabar bem classificado pelo Google devido a seus leitores, que vão ler o material e compartilhá-lo com outras pessoas, aumentando seus acessos e fazendo com que os mecanismos de busca entendam que, apesar do tamanho do artigo, ele é importante e válido.

O Google adora conteúdo de longa duração, de guias de instruções a discussões profundas. Quanto mais longo for seu conteúdo, mais oportunidades você terá de segmentar palavras-chave e criar links. Para além dos benefícios típicos de SEO, conteúdos longos podem ajudar a construir a reputação da sua marca dentro do mecanismo de busca.

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Em vez de apenas falar superficialmente sobre um tópico, entrar em detalhes apresenta uma oportunidade de educar os leitores e fornecer valor legítimo através de seu blog. O conteúdo de longa duração exige um certo grau de dedicação e pode ultrapassar as 2.000 palavras. No entanto, costumam ser bem eficazes no quesito de enviar tráfego para o site.

As listas também são formas eficientes e interessantes de diversificar o conteúdo do blog, quebrando-o em tópicos, o que facilita muito a leitura. Como listas são simples de entender e perfeitas para compartilhar, elas tendem a gerar muito engajamento, principalmente quando compartilhadas em redes sociais.

Dicas para blog

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2. Transforme em conteúdo visual

Um artigo pode ser facilmente transformado num vídeo ou num infográfico. Aliás, os principais blogs atualmente tentam basear boa parte de suas estratégias em conteúdos visuais, tornando as páginas mais envolventes através de imagens estáticas e em movimento de várias naturezas.

Apesar da crença popular, você não precisa ser um super designer para ter boas imagens. Existem milhares de bancos de imagens pagos e gratuitos que oferecem todo tipo de peça em alta resolução e que pode ser facilmente alterada até nos programas de edição de imagens mais simples. É claro que ter um ótimo designer na equipe é um diferencial, mas nem sempre isso é possível.

Aproveite o poder da infografia para atrair a atenção dos usuários em menos de quinze segundos: há uma série de recursos que você pode usar para criar imagens baseadas em dados de sua própria pesquisa. E infográficos, além de bonitos, são super fáceis de ler e chamam muita atenção.

E, se você quiser começar a criar conteúdos em vídeo, mas não sabe se essa é uma boa estratégia para o seu público, saiba que não é preciso um estúdio profissional nem uma ilha de edição completa para isso. Comece criando com a câmera do seu smartphone e editando no próprio aparelho. Se o projeto der certo e realmente agradar, aí sim vale a pena investir em algo mais profissional.

Marketing de conteúdo

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3. Não se esqueça dos posts de convidados: convidar outras pessoas para escrever para o seu blog é uma estratégia em que todos ganham no final. O convidado ganha um novo público, que talvez não o conheça ainda, e você consegue diversificar o conteúdo do blog para envolver mais a audiência do seu blog.

Uma ótima ideia é não só convidar alguém para postar no seu blog, mas trocar postagens para aumentar sua audiência o máximo possível. Nestes posts, é possível incluir links externos redirecionando para o seu site, o que fará com que muitos usuários cliquem por curiosidade e acabem navegando por diversas páginas do seu blog.

4. Faça mais perguntas

Aqui está um segredo: não há escassez de bons temas quando você presta atenção na sua audiência. Ao invés de ter que caçar conteúdos atraentes diariamente, veja o que as pessoas que estão interagindo com o seu blog estão falando. E, para incentivar essas pessoas a falar, faça mais perguntas. Descubra mais sobre essas pessoas, os assuntos que elas gostariam de discutir, sobre o que elas gostariam de ler e, mais importante, quais impressões elas têm do seu blog e do seu material.

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As perguntas não precisam ser complicadas, mas é necessário se atentar a todos os feedbacks e sempre agradecer aos comentários e responder as perguntas. Isso satisfaz quem comenta e incentiva ainda mais o seu público a comentar e interagir com os diferentes posts do seu blog.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.