Dimensões de vídeos para Instagram

Formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
13/09/2021
Gestão de Mídias Sociais

Ter em mente o número ideal das dimensões de vídeos para Instagram é essencial para que o conteúdo seja postado de maneira correta na rede social e, ao mesmo tempo, passar a sensação de credibilidade e de que aquele conteúdo foi feito especialmente para aquele formato.

Isso porque, é muito comum que as empresas reaproveitem vídeos feitos para outras ocasiões em seu feed do Instagram, seja como IGTV, Reels ou Story, por exemplo. Quando algo neste sentido acontece, pode passar uma sensação negativa nos seguidores.

Dimensão de vídeos para Feed

Fonte: Freepik

Por isso, decidimos dedicar um artigo completo para acabar de vez com a dúvida sobre as dimensões de vídeos para Instagram e qual a importância de usar os diferentes formatos apresentados pela plataforma.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto e quer que sua marca tenha mais seguidores no Instagram, não perca essa oportunidade e confira o conteúdo abaixo. Este é um conteúdo exclusivo da IMMA feito especialmente para você.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Os diferentes formatos de conteúdo do Instagram

O Instagram é uma das principais redes sociais na atualidade e, ao mesmo tempo, uma das que mais cresce junto ao TikTok. Por coincidência, ambas são redes sociais com intuito totalmente visual, sendo o TikTok mais voltado aos vídeos.

Mesmo assim, podemos entender que o Instagram está no topo, principalmente, por saber se adaptar com as novidades no mercado e introduzir todas elas de maneira responsiva na sua plataforma.

Um grande exemplo disso é a inserção dos Stories no Instagram. Este formato ganhou força com o Snapchat e rapidamente foi adicionado na plataforma, sendo uma das primeiras a apresentar a novidade.

Dimensões de vídeos para Instagram

Fonte: Freepik

Hoje, com o crescimento do TikTok, o Instagram não perdeu tempo e adicionou o Reels. Uma forma muito parecida de criar e consumir conteúdos, só que, dessa vez, no Instagram e por meio de outras ferramentas apresentadas pela rede social.

É justamente esta análise e capacidade de interpretar o mercado que faz do Instagram uma das principais redes sociais do mundo, com cerca de 2,85 bilhões de usuários ativos em 2021, o que corresponde a um crescimento de 10% em comparação a 2020.

5 etapas para criar um plano de marketing do Instagram

Fonte: Freepik

Depois de tantas e tantas novidades anunciadas, o Instagram conta, hoje, com diferentes formatos de apresentar conteúdo em vídeo. Entre eles, destacamos: Stories, IGTV, Reels e o próprio vídeo em Feed do usuário.

Mas qual é a dimensão ideal para enviar vídeo em cada um desses formatos? Como eles, de fato, funcionam? É exatamente sobre isso que explicaremos no artigo de hoje: as dimensões de vídeos para Instagram. Confira!

Dimensões de vídeos para Instagram

Como já mencionamos, o Instagram conta com diversas ferramentas que proporcionam que o usuário crie vídeos em diferentes formatos. Cada um deles tem o seu objetivo e a sua aplicação, assim também como cada um tem sua característica.

Vamos começar pelo Reels? Então vem com a gente.

Dimensão ideal para vídeo em Reels

Se você deseja criar um vídeo em Reels para o seu Feed, recomenda-se que use a configuração de 1080 x 1350 pixels e que o vídeo tenha, no máximo, 15 segundos.

No caso do Reels para ser compartilhado em stories, a dimensão recomendada é de 1080 x 1920 pixels, também com duração de 15 segundos sendo a mais recomendada entre os usuários da plataforma.

Uma curiosidade interessante do Reels é que ele permite, assim como os outros formatos, que você tenha acesso aos dados e estatísticas do seu conteúdo, permitindo que os Insights sejam recebidos de maneira mais orgânica.

Entenda como fazer Dueto no Reels

Fonte: Freepik

Os Reels são usados principalmente por marcas para compartilhar seu conteúdo de marketing, como publicidade, lançamento de produtos, etc. Em um nível individual, existem dois tipos de Reels:
Pessoal e Comercial.

Os Reels Pessoais podem ser usados para fins pessoais, como apresentar seu próprio trabalho criativo ou destacar suas memórias favoritas com amigos e familiares. Os Comerciais podem ser usadas para exibir campanhas de marca ou anunciar produtos vendidos por vendedores terceirizados no aplicativo.

Busque ajuda profissional

Fonte: Freepik

Tamanho de vídeo para Storie

Os Stories estão entre os principais motivos de tantas pessoas acessarem o Instagram diariamente. Basta você pensar que dificilmente alguém posta foto todos os dias, mas é super comum uma pessoa sempre postar Stories.

Além disso, se a pessoa não publica nada na ferramenta, ela provavelmente entra no Instagram para acompanhar os Stories das pessoas que ela segue. Ou seja, eles movimentam o uso e impulsionam os acessos no Instagram de maneira global.

Neste sentido, o formato ideal para a criação de conteúdo nos Stories é de 1080 x 1920 pixels ou 720 x 1280 pixels, isso sendo nos formatos MP4 (vídeo) ou JPG e PNG (imagem).

Entendendo o Reels e duetos

Dimensões sugeridas para vídeos em Feed

O Feed é, sem dúvidas, a essência do Instagram. Tudo o que você publica de maneira direta para ficar em seu perfil, acaba indo para o Feed, que é a aba inicial da plataforma onde ficam as publicações das pessoas que você segue.

Quando o assunto é criação de vídeos para Feed, você tem as opções de formato Quadrado, Horizontal ou Vertical. Na primeira opção, é recomendado o uso da dimensão 1.080 x 1.080 pixels.

Se você quiser fazer na horizontal, recomenda-se o uso do vídeo no tamanho 1080 x 566 pixels. No caso do vídeo na vertical, sugere-se que a dimensão seja 1080 x 1350 pixels.

Reels do Instagram

Fonte: Freepik

Tamanho para vídeos no IGTV

O IGTV apareceu no Instagram como uma ótima opção para quem quer criar conteúdo em vídeos longos. Isso porque, os vídeos no IGTV suportam até 60 minutos de conteúdo.

Por isso, muitas pessoas aproveitaram para fazer vídeos longos, como os presentes no Youtube, ou até mesmo entrevistas ou lives que, depois de finalizadas, viram IGTV.

Neste sentido, recomenda-se a dimensão de 1080 x 1920 pixels com uma proporção de 9:16. Lembrando sempre do limite de 60 minutos que deve ser seguido.

Dimensão de Vídeo para o IGTV

Fonte: Freepik

Qual a importância do Instagram para as empresas?

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares da atualidade. Também é uma ótima ferramenta para os proprietários de empresas fazerem com que suas marcas cheguem a novos públicos. Vou explorar como o Instagram se tornou tão importante no mundo dos negócios.

As empresas que estão usando o Instagram estão descobrindo que não é apenas uma forma simples de marketing, mas pode criar consciência de marca, construir confiança e até aumentar as vendas.

A plataforma se tornou uma das maneiras mais eficazes para as empresas se promoverem devido à sua capacidade de criar uma experiência interativa com seu público

Qual a importância do Instagram para as empresas?

Fonte: Instagram/Divulgação

Esta rede social, por isso, se tornou uma plataforma de mídia social para as empresas se conectarem com seus públicos. Mas alguns argumentam que não é mais uma plataforma importante e que é hora de as marcas olharem para outras plataformas de mídia social, como Snapchat e YouTube.

Está mais do que claro que o Instagram não perdeu sua importância como plataforma de mídia social para marcas. Alguns argumentam, por exemplo, que as atualizações recentes que o aplicativo fez, como IGTV, Stories e filtros personalizáveis, o tornaram mais atraente do que nunca.

Por que fazer a gestão do Instagram é essencial?

O Instagram se tornou uma plataforma altamente influente para marcas, influenciadores e empresas. Também lhes dá a oportunidade de se anunciarem com postagens patrocinadas.

Gerenciar o Instagram é essencial para qualquer empresa que deseja aumentar sua influência na plataforma. Isso ocorre porque permite que as empresas alcancem seu público de forma eficaz e aumentem as vendas usando conteúdo envolvente.

Os principais aspectos do gerenciamento de uma conta no Instagram são: seguir, postar, agendar postagens com antecedência, medir a taxa de engajamento, compartilhar anúncios por meio de Stories do Instagram ou usuários de mensagens diretas que gostaram de sua postagem.

Use o marketing de vídeo para a sua startup

Fonte: Envato

Conteúdos em vídeo são importantes para o marketing de conteúdo

O marketing de vídeo é uma ferramenta de marketing eficaz que pode ser usada para alcançar pessoas em várias plataformas.

Este conteúdo de vídeo continuará a ser importante para os profissionais de marketing de conteúdo no futuro, porque é uma ótima maneira de envolver seu público e envolvê-lo na conversa.

Dessa forma, o futuro do marketing de conteúdo de vídeo dependerá de como as empresas usam ferramentas de conteúdo de vídeo, como YouTube ou Vimeo, de forma eficaz.

Conteúdos em vídeo são importantes para o marketing de conteúdo

Esta é uma ótima maneira de envolver seu público e transformar suas perspectivas de negócios. Os vídeos podem ser usados como substitutos do conteúdo escrito porque são mais pessoais e envolventes.

Um vídeo, filmado da perspectiva do produto, pode fazer ou anular uma venda. Ao cativar seu público por meio de recursos visuais, você também pode aumentar o tráfego em seu site e gerar leads para sua empresa.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Faça a gestão do Instagram com a ajuda de uma agência de marketing digital

Gerenciar o Instagram é uma das tarefas mais desafiadoras para as empresas, assim como saber as dimensões de vídeos para Instagram, por exemplo. Porque essa plataforma está tão saturada de usuários que é difícil atingi-los com o conteúdo certo. Uma agência de marketing digital ajuda as empresas ajudando-as a gerenciar suas contas no Instagram.

A Agência IMMA, por exemplo, ajuda as empresas a gerenciar suas contas no Instagram, medir o desempenho e criar uma estratégia para o seu perfil que funcione melhor para seus objetivos de negócios.

Veja também