Diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

É muito comum que as pessoas confundam os conceitos do Inbound Marketing com as ferramentas do Marketing de Conteúdo. Por isso, confira as diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik.

Uma boa parte das pessoas acredita que essas duas ferramentas de marketing são completamente diferentes. Outra parte acredita que são apenas dois nomes diferentes para se referir à mesma coisa.

Na verdade, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são ferramentas complementares que podem ser usadas em harmonia. É como se o Inbound Marketing fosse o conjunto das estratégias de planejamento, e o Marketing de Conteúdo, a sua devida execução.

Saiba a seguir quais são as diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Estratégia online

Fonte: Freepik.

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing pode ser traduzido para o português como sendo um Marketing de Atração. Essa estratégia de Marketing se baseia em quatro etapas distintas: Atrair, Converter, Fechar e Fidelizar.

O ciclo das ferramentas do Inbound Marketing começa quando você atrai visitantes para a página da sua empresa na Internet. Esse mesmo ciclo termina quando esse visitante, que a essa altura já virou o seu cliente, passa a promover a marca da sua empresa de forma a conquistar novos clientes.

Para criar e executar uma campanha de Inbound Marketing, é preciso seguir uma sequência de ações que, geralmente, tem início com a definição de uma persona.

Essa persona corresponde a um perfil de potencial cliente que é desejado pela empresa. As características da persona, então, devem corresponder às características dos clientes que a sua empresa deseja ou espera conquistar com a campanha.

Marketing digital

Fonte: Freepik.

Após a criação da persona, a equipe que está envolvida na campanha precisa fazer uma análise detalhada da proposta, gerenciar as redes sociais para que recebam a campanha que foi planejada e mensurar as expectativas.

A partir do momento em que um conteúdo relevante e de qualidade é criado para que seja publicado posteriormente no site, no blog ou nas redes sociais da empresa, é quando o Marketing de Conteúdo deve começar a atuar.

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é como se fosse um projeto que dá continuidade ao que o Inbound Marketing já planejou anteriormente.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é o de fazer com que a empresa tenha um canal de comunicação de qualidade para com os seus clientes.

A ideia de criar um canal de comunicação na Internet para os seus clientes se relaciona com a intenção de atrair o público-alvo da empresa sem forçar uma interação.

Cada vez mais, as marcas estão investindo no oferecimento de conteúdo relevante na Internet para atrair os potenciais clientes da forma mais natural que for possível.

A essência do marketing de conteúdo está em fazer com que a empresa consiga oferecer um conteúdo útil e interessante que agregue valor à sua marca.

Marketing na internet

Fonte: Freepik.

Para que um conteúdo publicado pela empresa na Internet gere resultados para o valor da marca, ele precisa despertar a atenção dos potenciais clientes.

Esse conteúdo precisa, principalmente, conseguir resolver um problema que o usuário já levou para os sites de pesquisa.

Quando o conteúdo da empresa cumpre essa função, o usuário que o acessou, mesmo que seja por acaso, estabelece uma relação mais próxima com determinada marca.

Assim, sempre que uma pessoa entrar nos sites de pesquisa para encontrar uma solução que tenha a ver com o seu negócio, ele terá chances de acessar o seu conteúdo.

Conteúdo para atrair clientes

Fonte: Freepik.

E é assim que funciona o marketing de conteúdo, uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas atualmente para conquistar novos clientes através da Internet.

Adotando Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo na sua empresa

Ao contrário do que pensa uma boa parte dos empresários, criar uma boa estratégia de Inbound Marketing não é uma tarefa exatamente fácil.

Da mesma forma, uma estratégia de Marketing de Conteúdo exige a criação de conteúdos informativos e relevantes. Os artigos criados também devem estar formatados nas regras de SEO para torná-los mais acessíveis a quem ainda não conhece o seu negócio.

Inbound marketing

Fonte: Freepik.

Em paralelo, as postagens que são publicadas nas redes sociais da empresa devem despertar a atenção do leitor para que ele não apenas acesse o conteúdo, como também compre o produto ou serviço que o artigo está promovendo.

Veja também

Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Como otimizar uma postagem de blog

Como otimizar uma postagem de blog

By | Marketing de Conteúdo, Otimização de Sites (SEO)

Os blogs se tornaram uma ferramenta de marketing muito útil para as mais variadas indústrias. Mas até mesmo um blog muito bem escrito pode se perder no espaço online inundado de conteúdo e concorrência. Por isso, aprenda com a Agência IMMA como otimizar uma postagem de blog.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.