Essa não é uma dúvida tão incomum quanto se pode imaginar. Qual a diferença entre micro-influenciadores e mega-influenciadores? O que os torna tão diferentes, mas, ao mesmo tempo, tão importante para marcas e empresas na atualidade? Será que vale mais a pena investir em um e abandonar o outro? Como eles podem ajudar na estratégia de mídias sociais?
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Qual a diferença entre micro-influenciadores e mega-influenciadores?
Se você alguma vez já viu um post no seu blog favorito de uma recomendação e se interessou imediatamente, saiba que este é o marketing de influência em ação e algo que todo o influenciador faz muito bem. Ao utilizar a voz de pessoas bem conectadas em seu nicho, as marcas podem alcançar um público-alvo relevante e já engajado para aumentar as vendas.
E, dado uma pesquisa de 2016 que mostra que cerca de 75% dos consumidores estão mais propensos a comprar algo com base em uma referência nas mídias sociais, é fácil entender por que o marketing com influenciadores está tão em alta e crescendo a cada dia.
Para os compradores, o marketing com influenciadores atua como uma forma digital de marketing boca a boca, que continua sendo uma das formas mais bem-sucedidas de aumentar a exposição de qualquer empresa. Mas ele também é vantajoso para as marcas, com empresas gerando uma média de 6,5 dólares para cada dólar investido neste tipo de estratégia.
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E embora pareça tentador mergulhar fundo neste tipo de marketing e aplicar todo o seu dinheiro no mais conhecido influenciador do seu setor, essa nem sempre é a melhor estratégia. Na verdade, vale a pena considerar os diferentes níveis de influenciadores e quais são os mais adequados para o seu negócio e campanha específica.
O que é um micro-influenciador?
Estes são consumidores típicos que estão ativos nas mídias sociais, mas não necessariamente têm muitos seguidores. Essas pessoas postam sobre produtos que amam porque os amam, não porque são pagos para isso. Os micro-influenciadores podem ser qualquer pessoa, mas o que os define, principalmente, é que são usuários de mídias sociais com menos de 10 mil seguidores.
Quanto mais seguidores um usuário de mídia social tem, menos engajamento ele recebe. Aqueles com mais de 10 milhões de seguidores geralmente recebem uma taxa relativamente pequena de comentários se comparados com micro-influenciadores com menos de mil seguidores. Ou seja: o conteúdo criado por micro-influenciadores se alinha mais com a velha ideia do marketing boca a boca.
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O que é um mega-influenciador?
Estas são as principais vozes de sua indústria. Ao contrário dos micro-influenciadores, os mega-influenciadores têm uma cifra enorme de seguidores, geralmente superior a 10 mil, e seu estilo de vida costuma girar em torno de sua presença online ou do fato da pessoa ser famosa de alguma forma.
Mega-influenciadores são pagos para postar conteúdo para que as marcas possam ter acesso a seus públicos bem alinhados e já engajados. Este é um exemplo de promoção paga que ocorre no mundo do marketing de influenciadores desde sempre.
Mas como aproveitar cada um deles para promover sua marca?
O principal benefício do uso de micro-influenciadores para promover sua marca é seu custo relativamente acessível. De acordo com um relatório da Influence.co, micro-influenciadores que possuem de 2 e 100 mil seguidores cobram entre 137 e 258 dólares por postagem no Instagram. Quando o número de seguidores chega a 100 mil é que os preços começam a aumentar, chegando, às vezes, a mil dólares ou mais por uma única publicação.
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Micro-influenciadores são consumidores típicos, assim como as pessoas que você quer alcançar. Porém, eles são mais populares e, portanto, capazes de construir um relacionamento mais sólido com seus clientes em potencial. Mas há também um lado negativo: um número menor de seguidores significa que você pode não atingir tantas pessoas quanto conseguiria com um mega-influenciador.
Já o marketing com mega-influenciadores tem benefícios autoexplicativos: você tem acesso a um grande público altamente engajado e relevante. As desvantagens surgem no caminho do aumento de custos. Empregar a ajuda de uma celebridade ou alguém com um acompanhamento social massivo não é barato, e a maioria das marcas não tem orçamento para tanto.
E agora, qual escolher: micro ou mega-influenciador?
A escolha entre essas duas abordagens depende exclusivamente da sua marca e do público que você deseja alcançar. Embora ter um mega-influenciador possa parecer uma opção tentadora, os micro-influenciadores frequentemente exercem mais poder sobre um público mais engajado e focado.
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Os profissionais de marketing gastaram grandes valores com marketing de influência em 2017 e isso não parece estar dando sinais de que irá desacelerar. Com os profissionais de marketing prontos para gastar mais do que nunca nesta área atualmente, é hora de correr atrás do atraso.
Mas, qualquer que seja a opção escolhida, mantenha sua mensagem em mente e saiba exatamente o que deseja alcançar com sua campanha. Se você tiver bastante foco nisso, sua campanha de marketing com influenciadores estará bem encaminhada.
Tendo em vista a importância de planejar parceria com influenciadores nas redes sociais, torna-se fundamental fazer esse planejamento junto a uma agência de marketing digital. Na Agência IMMA, por exemplo, contamos com profissionais qualificados e especializados em gestão de links patrocinados e marketing de conteúdo pata te ajudar a fazer sua empresa crescer e concorrer com os demais.