5 principais dicas para ter sucesso nas redes sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
03/02/2021
Gestão de Mídias Sociais

Atualmente, uma presença nas redes sociais é praticamente obrigatória para uma marca que queira usar a internet para se promover. Mas o fato é que já existem muitas empresas brigando por espaço em plataformas como o Twitter, o Facebook, o Instagram ou o Youtube.

Como, então, se destacar e encontrar uma audiência para os seus serviços ou produtos? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas para ter sucesso nas redes sociais. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

5 principais dicas para ter sucesso nas redes sociais

Vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?

Uma das dúvidas mais comuns dos novos empreendedores a respeito das redes sociais é se vale mesmo a pena investir n marketing nessas novas mídias. O crescimento do uso dessas mídias pelas empresas e usuários já dá uma resposta a altura do quão importante é se destacar neste meio, principalmente quando o assunto é marketing digital.

É importante ter em mente que as redes sociais servem como mais um canal que permite a comunicação entre empresa e seu público. Assim, conseguir traçar estratégias objetivas nessas redes torna-se fundamental para que a empresa consiga se comunicar com seus stakeholders.

Essas estratégias tem se tornado cada vez mais relevantes com a ascensão e crescimento do número de usuários que ingressam nas redes sociais. Isso tudo aumenta o número de possibilidades de gerar cada vez mais leads e engajamento com o público, mas, antes, é importante saber interpretar as características de cada rede para orientar melhor a comunicação em cada uma, tendo em vista que cada rede social demanda uma forma de comunicação específica.

Posts de relacionamento são bons para a interação

Fonte: Freepik

As mídias sociais também são essenciais como plataformas que apresentam ferramentas ótimas para o marketing das empresas. Um exemplo dessas ferramentas são as reações do Facebook. Elas permitem que as marcas entendam de maneira bem rápida e objetiva como determinada campanha atingiu o público.

Além disso, ainda no Facebook (e no Instagram também), os comentários servem como maneira de receber um feedback rápido e direto sobre determinado post. Dessa maneira, a empresa pode pegar este retorno e complementar em suas próximas campanhas. A ideia é fazer com que o público se sinta ouvido ao ver seu feedback sendo levado em consideração.

Outra rede social que conta com uma ótima ferramenta é o Twitter. Nele, é possível analisar quais são os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo por meio dos Trend Topics. Assim, você consegue pegar um desses assuntos, readequá-lo ao seu nicho e gerar cada vez mais engajamento e interação com seu público.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Dessa forma, podemos concluir que as redes sociais são essenciais no sentido de criar um laço com o público, proporcionando a chance de aproximação entre empresa e seu público-alvo, de maneira mais direta e segmentada.

Com as redes sociais, a empresa tem uma oportunidade de se aproximar do consumidor e conhecer suas necessidades e desejos de forma mais completa, o que facilita na hora de traçar estratégias de conteúdo.

Descubra quais são as 5 principais dicas para ter sucesso nas redes sociais

Usar as redes sociais como ferramentas de marketing digital é uma tarefa mais difícil do que parece. Isso porque administrar um perfil ou página de uma empresa é muito diferente de administrar um perfil pessoal.

Sendo assim, quando uma marca escolhe criar uma presença nas redes sociais, é preciso pensar e agir de forma estratégica. Felizmente, existem muitas atitudes que podem ser benéficas para o uso dessa tática. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Tenha paciência

A primeira dica que podemos apresentar talvez seja a mais importante: É preciso ter paciência ao investir no marketing em redes sociais. Isso porque a construção de um grupo fiel de seguidores pode levar um certo tempo.

Adicionalmente, um dos fatores-chave para o sucesso nas redes sociais é a consistência. Desse modo, é preciso que você esteja preparado para manter um fluxo constante de postagens no perfil da sua empresa. Esse é o caminho para ir, aos poucos, ganhando mais seguidores e criando uma audiência maior para a sua marca.

Vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik

Invista na produção de conteúdo visual

O conteúdo visual tem uma performance melhor nas redes sociais do que o conteúdo escrito. Isso se deve ao fato de que há muito conteúdo nessas plataformas, o tempo todo, o que torna difícil capturar a atenção dos usuários. Assim, o uso de recursos visuais se torna indispensável.

Por conta disso, é uma boa ideia investir na comunicação visual da sua marca ao criar perfis nas redes sociais. Faça posts com imagens de alta qualidade que se encaixem na estética da empresa como um todo. Isso vai tornar o seu perfil mais atraente para possíveis seguidores.

Redes sociais a favor da sua empresa

Fonte: Freepik

Estimule a interação nos comentários

O engajamento com os usuários é fundamental para o sucesso nas redes sociais. Por isso, é necessário que você estimule a interação nos comentários das postagens da sua marca.

A melhor forma de fazer isso é respondendo a todos os comentários que você receber. Procure adotar uma atitude positiva e simpática, e fazer perguntas para incentivar outros comentários. Isso mostra aos usuários que o seu perfil é receptivo ao engajamento, o que incentiva outros seguidores a deixarem comentários no futuro.

5 perguntas para fazer aos seus seguidores nas redes sociais

Fonte: Freepik

Use mais de uma plataforma

A sua empresa não precisa estar presente em todas as redes sociais. Mas é uma boa ideia estar presente em mais de uma.

Isso porque uma rede social pode ser usada para promover o seu conteúdo na outra. Dessa maneira, os recursos de marketing digital da sua empresa trabalham em conjunto para aumentar o seu alcance cada vez mais.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para ter sucesso nas redes sociais, o ideal é recorrer a uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, oferecendo o serviço de gestão de mídias sociais para empresas de qualquer porte. 

E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também