“Influenciadores” são a versão digital moderna das estrelas e celebridades de cinema, televisão e esportes da mídia de massa. E, é claro, muita gente deseja se tornar famosa e influente na internet. Se você é uma dessas pessoas, veja 10 dicas para se tornar um influenciador.
Antes de a internet se tornar tão social, a única maneira de medir a influência eram os dados da televisão, as colunas do jornal e as receitas de bilheteria. Hoje temos robôs coletando dados e até rastreando conversas online, nos dizendo o que e quem está em alta, nos informando sobre o conteúdo que funciona e como ele deve ser criado e compartilhado.
Nesse sentido, os influenciadores acabaram se destacando e se tornando importantes para marcas e empresas. Essas pessoas, que geralmente não são celebridades (mas acabam se tornando), têm um grande número de seguidores nas redes sociais e emitem opiniões que são levadas profundamente em conta por boa parte dessas pessoas que as seguem.
Mas como alguém se torna um influenciador? Essa é uma resposta que nem todo mundo gosta de ouvir. Geralmente, começa com uma paixão por um tópico e passa para duas atividades principais que exigem esforço implacável: criação de conteúdo e criação de um público que curte e compartilha esse conteúdo. Mas alcançar o estrelato online está nos detalhes.
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Por isso, veja 10 dicas para se tornar um influenciador:
Crie conteúdo consistente
Na internet, o conteúdo define e os dados medem. A maioria de nossas interações são agora realizadas em telas através de notebooks, tablets e smartphones. As pessoas não sabem quem você é, mas irão julgá-lo e se conectar com você com base no seu conteúdo. Sendo assim, o conteúdo define você online e, quanto mais consistente, melhor.
Seja real
As pessoas que não são autênticas logo são descobertas. Há muitas histórias de gente que fingiu ser o que não era para tentar conquistar as manchetes online. Quanto mais autêntico e aberto você for ao criar conteúdo, mais isso permitirá que você se conecte com as pessoas. A vulnerabilidade tem poder, pois toca os corações e faz você parecer mais real.
Faça a audiência crescer
Conteúdo que não tem atenção é um desperdício. Ele precisa de uma audiência e construí-la a partir das redes sociais pode ser muito mais fácil e econômico do que outras formas de conquistar seguidores. A escolha de uma plataforma é algo pessoal e deve ser feito por afinidade.
Além disso, estar em muitas redes sociais ao mesmo tempo pode ser um erro, pois exigirá muito mais esforço e conhecimentos que talvez você não tenha. Uma boa regra geral é escolher três plataformas com as quais você sabe trabalhar e se concentrar no que funciona melhor para você junto ao seu público.
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Network
As redes sociais nos conectam online e as mensagens publicadas são, muitas vezes, a primeira conexão que fazemos com as pessoas. Esses laços costumam ser fracos e levar uma pessoa ao próximo nível requer um pouco mais, como a construção de um relacionamento interpessoal, dando origem a laços fortes.
Por isso, buscar conexões online é fundamental, mas as offline podem ser ainda mais importantes. Afinal, ao conhecer as pessoas cara a cara, você pode mostrar muito mais e cria conexões muito mais fortes. Gaste um tempo de qualidade com indivíduos apaixonados e motivados que desejam fazer a diferença assim como você, pois isso será um diferencial.
Automatizar
Criar uma reputação e, consequentemente, tornar-se um influenciador não é um destino, mas o resultado de muitas pequenas etapas. Ampliar suas conexões e influenciar pessoas pode ser cansativo e trabalhoso, o que significa que talvez você precise usar aplicativos ou plataformas de automação que gerenciarão e controlarão seus esforços de marketing na internet.
As plataformas de automação de marketing se tornarão suas melhores amigas, pois podem automatizar as sequências de ações de marketing e conteúdo, fazendo com que o trabalho de se tornar um influenciador seja bem mais fácil.
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Continue aprendendo
Influenciadores não conseguem e nem devem parar de aprender. O aprendizado contínuo é uma necessidade de todo influenciador online. A paisagem digital continua mudando e suas ferramentas, táticas e insights seguem evoluindo. Criar o hábito de buscar sempre o que há de novo costuma nos levar acima da média, o que é uma das dicas para se tornar um influenciador.
Tenha o hábito de criar
Aprender é uma coisa, mas os influenciadores também precisam ser criadores. Crie o hábito de reservar uma parte do seu tempo diariamente para pesquisar, ler e escrever. Seus pensamentos e ideias podem ser compartilhados em vários suportes, desde vídeos e podcast a uma simples postagem de texto num blog.
Não fique preso no trabalho superficial e também responda a e-mails e comentários. Se você não mantiver um foco também no trabalho de construção de um legado, pode acabar chegando a algum lugar, mas dificilmente será onde você queria.
Distribua para além das redes sociais
Muitos influenciadores apenas se concentram nas mídias sociais, mas isso é um risco. Quem deseja se manter em alta por mais tempo precisa de mais do que isso. Por isso, certifique-se de estar em vários canais para que as pessoas possam encontrar seu conteúdo. E-mails, blog e pesquisas são algumas das estratégias que você deve usar.
Compartilhe sempre
Para as redes sociais e o Google, o silêncio é um problema. Por isso, crie, compartilhe continuamente. Isso significa que você precisará automatizar algumas de suas mensagens e compartilhamentos. Afinal, apesar de fazer um tweet a cada 15 minutos ser uma ótima forma de não ser esquecido, é humanamente impossível.
Outra tática que funciona bem é a criação de conteúdo de longa duração, que pode ser compartilhado muitas vezes ao longo do tempo antes de sua relevância expirar. Esse tipo de conteúdo ajuda a manter suas opiniões sempre em alta.
Tenha conteúdos premium
As postagens de blog são essenciais, mas e-books e livros demonstram que você realmente entende do que está falando. Eles posicionam você como alguém de autoridade e que vale a pensa ser ouvido. Um curso on-line, por exemplo, também é um conteúdo premium que te coloca como autoridade dentro do seu nicho.
Às vezes, parece que o esforço para se tornar um influenciador não vale a pena, pois exige muita aplicação e podem haver percalços neste caminho. Porém, alcançar o posto de influenciador é uma validação de seus esforços e pode gerar muitos reflexos positivos, desde receber brindes e compensações monetárias a ser requisitado para participar de palestras, por exemplo.
Mais do que isso, ser um influenciador permite criar um legado que pode fazer a diferença na vida de algumas (ou muitas) pessoas. E, se isso é algo que você deseja construir, siga essas 10 dicas para se tornar um influenciador.
Se você precisa de ajuda na gestão das mídias sociais, conte com uma agência de marketing digital, como a IMMA.